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O DJ-jornalista Camilo Rocha anunciou novidades e declarou que “falta doideira” na cena nacional

Flávio Lerner

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Ao site LOFT55, o expoente brasileiro falou sobre seus novos projetos, as origens da cena clubber brasileira, o jornalismo-DJ no País e cinco filmes e livros essenciais sobre a cultura DJ

No dia 15 de setembro, o LOFT55 — site que fundei e no qual sou editor, e que tem parceria aqui com a Phouse — completou seu primeiro aniversário. Para comemorar a ocasião, fizemos uma matéria com o paulistano Camilo Rocha, provavelmente o maior e mais consagrado DJ-jornalista do País.

O Camilo foi escolhido por ser um nome-chave, admirado por todos os nichos entre o espectro underground–mainstream e referência pela sua cobertura jornalística da cultura de pista, tendo passado por veículos como a revista Bizz [onde explodiu], BBC, Rolling Stone, House Mag, Folha de São Paulo e Estadão. Depois de anos de Rraurl — site essencial para a história clubber brasileira, fundado em parceria com Gaia Passarelli e Gil Barbara —, o Camilo vinha fazendo um trabalho despretensioso, mas igualmente importante no seu blog Bate-Estaca, que foi uma das minhas grandes inspirações quando comecei a ler sobre dance music, o que por sua vez refletiu bastante na criação do LOFT55.

Esse nosso papo especial rendeu uma matéria dividida em duas, cuja última parte foi ao ar nessa quinta-feira. Na “parte I”, focamos na vida e carreira do Camilo, e ele aproveitou pra anunciar duas novidades: acaba de sair do Estadão para virar editor de projetos especiais em uma nova startup de jornalismo digital, que estreia em outubro; e a estreia de seu podcast quinzenal, o Caixa Alta, sempre com um convidado [o primeiro, aliás, que foi com o Marcio Vermelho, já está disponível na segunda parte da entrevista].

Ainda na primeira parte, falamos sobre como tem sido conciliar os trampos de DJ com os de jornalista, como ele enxerga o jornalismo de pista no Brasil, e também em como foi o começo da cultura clubber por aqui [a qual, aliás, ele explicou que entende como algo diferente da cultura DJ], no club Nation, em São Paulo, onde ele começou a tocar em 1988.

Já a segunda parte foi mais voltada às opiniões do Camilo sobre os cenários regionais da música de pista — ele comparou os polos de Santa Catarina e Paraná com São Paulo —, a importância dos rótulos musicais, “DJs de verdade” versus “sound colocators” e o Batalha de DJs, reality show de 2013 em que participou como jurado/treinador ao lado do Maestro Billy. Pra fechar com estilo, o cara elencou cinco filmes e cinco livros essenciais sobre a cultura de pista.

Sem dúvida nenhuma, essa prosa toda rendeu uma leitura interessantíssima para quem se interessa pela história do DJismo no Brasil. Dá uma olhada em alguns trechos marcantes:

“Ter a perspectiva do DJ, de comandar uma pista, ajudou muito no meu entendimento desse universo como jornalista. Minha pesquisa como jornalista também enriqueceu meu repertório como DJ, pois quando você é só DJ tende a focar muito em certas linhas de som. […] Ultimamente, gosto de pensar que não são duas carreiras, mas uma só: a da pesquisa e disseminação de informação.”

“No Madame Satã e em muitas das casas dos anos 80 que fizeram história não era possível ver quem tocava. Boa parte das pessoas dançava de sobretudos escuros olhando para o chão, quando não virados para a parede. Foi difícil para DJs como Magal e Mau Mau emplacarem hip hop ou house no Satã.”

“Eu acho que o profissionalismo está ótimo e é sempre bem-vindo, é uma marca do amadurecimento de um cenário. Por outro lado, está faltando doideira. Um artista se gabando por ser profissional é como político se gabando por ser honesto, não faz mais que a obrigação, certo? Eu queria ver mais gente doida, fora da curva, queria ver algumas genialidades indomáveis, personagens inclassificáveis. Tem um monte de “profissional” que parece que saiu de uma fôrma.”

“Não acho que os DJs apertadores de botão roubam mercado de quem é bom, nunca. Quem curte Marky não aceita Paris Hilton.”

Você lê a entrevista com o Camilo Rocha na íntegra aqui.

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Confira “Attraction”, mais novo lançamento do cearense RodMac

Alphabeat Records [ Sponsored ]

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RodMac
Lançada pela Alphabeat, a faixa representa a linha que RodMac quer seguir neste ano

Lançada na última sexta-feira, 16, pela Alphabeat Records, “Attraction” é a nova música do DJ e produtor cearense RodMac.

A música, que mostra bem a linha que o artista quer seguir neste ano, possui um vocal diferenciado e bem alinhado com a proposta de trabalho que RodMac apresenta em seus sets: várias vertentes da house music que viajam dentro da música eletrônica, sobretudo o deep house.

+ CLIQUE AQUI para conferir mais conteúdo da Alphabeat Records

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Armin van Buuren lança nova versão de “Sex, Love and Water”

Phouse Staff

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Sex, Love and Water
Escute o “Club Mix” do single “disco” do produtor holandês

Depois de surpreender o público com o single “disco” “Sex, Love and Water”, Armin van Buuren lançou uma versão da faixa bem mais no seu estilo clássico.

O “Club Mix” sai do campo do groove e vai para a zona da música eletrônica de pista, com sintetizadores rasgados e baterias dançantes. É interessante notar como a voz de Conrad Sewell se encaixou bem nos dois contextos — na original, carregada de emoção, e agora mais acelerada, remetendo a hits do trance.

+ Armin “goes disco”: astro holandês ousa em novo single

+ Fãs gravam trechos da turnê brasileira de Armin van Buuren

A estreia oficial do som foi no episódio 851 do A State Of Trance, porém Armin já havia tocado a música em sua turnê brasileira. Nessa sexta-feira, 16, ganhou um lyric video, que você pode assistir abaixo.

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Alok doa cachê do Carnaval para ONGs de Salvador

Phouse Staff

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Alok doa cachê
Foto: Alisson Demétrio/Divulgação
Dentre as instituições ajudadas, o DJ menciona o Projeto Axé, que ajuda crianças em situação de vulnerabiliade
* Atualizado em 19/02/2018, às 17:57

Atração deste Carnaval baiano, no qual arrastou cerca de um milhão de pessoas em um trio elétrico no Circuito Barra/Ondina, em Salvador, Alok comunicou para a imprensa que doou todo seu cachê correspondente ao evento para instituições de caridade da capital.

Um dos beneficiados foi o Projeto Axé, que atua para melhorar a vida de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. A ONG passa por dificuldades para se manter, e, em contato com a Phouse, a equipe de Alok disse que seu nome foi divulgado justamente para atrair mais doadores. As outras instituições não tiveram seus nomes revelados.

“Obrigado Salvador por me receber sempre tão bem! Agora posso dizer que conheço de verdade a energia do Circuito Barra/Ondina! Melhor ainda é tornar isso exposição para a situação do Projeto Axé e demais instituições, que agregam tanto à sociedade soteropolitana. Precisamos ter consciência sempre de que nossa felicidade depende da felicidade dos outros, e esse é o caminho. Se cada um fizer um pouco, conseguimos transformar a vida de muita gente”, declarou o DJ, através de sua assessoria.

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