Notícia

Sony fecha acordo para liberar bootlegs às plataformas de streaming

Um dos grandes empecilhos para os produtores hoje em dia são os famosos bootlegs — remixes, edits e versões não oficiais de músicas, catalogadas normalmente por grandes gravadoras como a Warner ou a Sony Music. Enquanto o Soundcloud já possui acerto com quase todas as majors, serviços como o Spotify e Apple Music ainda não entraram em acordo com essas empresas em relação aos sons não oficiais, fazendo com que tais conteúdos sejam retirados da plataforma e impedindo artistas de monetizarem eventuais trabalhos de sucesso.

+ Afinal, streaming dá retorno financeiro? Confira neste gráfico

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ...

Agora, a situação evoluiu para um acordo entre a Sony Music e a Dubset, empresa distribuidora de conteúdo digital, que controla a autorização de direitos autorais. Com isso, qualquer música que use material pertencente à Sony será disponibilizada para todas as plataformas de streaming. A empresa identifica o conteúdo através de uma impressão digital contida em cada faixa e cruza a informação com seu banco de dados, o MixBANK, como se cada som possuísse seu RG. Com isso, consegue rastrear os samples utilizados nos bootlegs, o que permite que os detentores dos direitos autorais sejam remunerados.

+ HUB Records se torna o selo oficial de música eletrônica da Sony no Brasil

A Sony é, portanto, a primeira grande gravadora a firmar essa parceria. Os remixes não autorizados por majors como a Warner, por exemplo, ainda são retirados das plataformas de streaming, mas segundo o TechCrunch, a Dubset está próxima de fechar o mesmo tipo de acordo com a Universal e a Warner Music. Caso se confirme, se tornará um novo problema para o Soundcloud, que vem perdendo usuários para essas plataformas, devido à evasão dos músicos em busca de monetização.

+ Soundcloud aceita resgate de 170 milhões de dólares e respira

Artistas assinados pela Sony incluem Coldplay, Ed Sheeran, Lady Gaga, Eminem, Bob Dylan, Taylor Swift e vários outros grandes nomes que individualmente atraem milhões de plays por mês. Você pode conferir mais detalhes sobre como o MixBANK licencia conteúdo não autorizado aqui.

Deixe um comentário

No Comments Yet

Comments are closed