TALENTO vs MARKETING: o que realmente importa na carreira de DJ/Produtor?

Colocar as palavras “DJ” e “Marketing” na mesma frase é uma grande aventura. Estas palavras, juntas, costumam causar grandes emoções nos amantes da música e da arte. Se você é DJ/Produtor e ainda não conquistou seu espaço, mais ainda.

Eu entendo completamente o motivo de tanta raiva: o mundo está de ponta-cabeça mesmo. Todos os dias vemos Fake DJ/Produtores tomando o espaço de artistas talentosos, que nunca conseguem as oportunidades que merecem.

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Daí logo vêm aquela explicação clichê: “Tal DJ é puro marketing!”.

Esta maneira de ver o mundo e esta aversão ao Marketing trouxe a muitos DJs/Produtores a noção de que Talento e Marketing são opostos e que jamais, em hipótese alguma, podem andar juntos. Alguns acham até que Marketing é coisa do diabo! (Sério, já ouvi isso da boca de gente grande).

Só que isso nos leva a um grande paradoxo:

Se você não pode fazer um bom Marketing para mostrar seu Talento para o mundo, como o mundo vai conhecer o seu Talento?

Ops… agora deu um nó no cérebro. :P

QUALQUER COISA que você faça para divulgar seu trabalho, por mais simples que seja, já podemos dizer que é Marketing. Mesmo que você faça com todo o coração e não chame por este nome.

  • Postar um set na Internet é Marketing;
  • Divulgar a festa que você vai tocar é Marketing;
  • Colocar sua música pra vender no Beatport é Marketing;
  • Até mesmo dizer que você é DJ e se colocar a disposição para tocar é Marketing.

Absolutamente qualquer coisa que conecte seu trabalho com outras pessoas e, potencialmente, possa tirar você escuridão, é Marketing. Quer você goste, quer não!

Então, se você quer crescer como DJ/Produtor, mostrar seu talento para o mundo e construir uma carreira de forma PROFISSIONAL, talvez esteja na hora de rever os seus conceitos. E para rever seus conceitos é preciso derrubar 2 mitos que talvez estejam aí, em algum lugar, dentro da sua mente.

Mito #1: Marketing é uma maneira de enganar as pessoas para que elas gostem de maus artistas.

Tem lógica que tantos DJs/Produtores pensem assim. Como disse, tem tanto artista ruim tocando por aí que só podemos atribuir estes resultados ao “Puro Marketing” que eles fazem.

Porém, fazer “marketing” de um “produto” ruim é MAU MARKETING e, geralmente, só leva a 15 minutos de fama. Não se sustenta no longo prazo.

“Um bom Marketing não pode salvar um produto ruim, mas um Marketing ruim pode destruir um bom produto”.  (Phillip Kotler, um dos maiores gurus de Marketing do mundo)

Em outras palavras: não dá pra enganar por muito tempo se você não for bom no que faz!

Para pra pensar: onde estão hoje os Fake DJs de 1, 2 ou 3 anos atrás? Já sumiram do mapa! Incomodaram por um tempo, mas já foram. Enquanto isso, os DJs que estão aí há 5, 10, 15 anos são os DJs DE VERDADE, e são bons no que fazem. Caso contrário, já teriam caído.

Então, a partir de agora, sempre que você ver alguém dizer que tal DJ é “puro marketing”, lembre-se que este é o mau marketing.

O bom Marketing começa com um bom “produto” e, no caso de um artista, o bom “produto” é você e o seu Talento. Para construir uma carreira grandiosa, tudo começa com o Talento!

Beatles: a junção perfeita de Talento e Marketing criou esta banda lendária que mudou a história da música e impacta vidas até hoje.
Beatles: a junção perfeita de Talento e Marketing criou esta banda lendária que mudou a história da música e impacta vidas até hoje.

O bom Marketing é baseado na VERDADE e AUTENTICIDADE. Este é o Marketing que VOCÊ deve usar para mostrar o seu trabalho para o mundo e atingir mais gente com sua arte.

RESSALVA: não confunda artistas que VOCÊ não gosta com artistas ruins ou sem Talento. Por exemplo: eu não sou fã do Skrillex. Não é o que quero ouvir quando vou numa festa. Mas eu sei que ele é FODA no que faz. Entendo que existe gente no mundo que gosta exatamente daquilo, e está tudo bem. Entender que nosso gosto musical não é o único “certo” é um sinal de maturidade. ;)

Mito #2: Quem tem Talento não precisa de Marketing: o Talento fala por si.

Esta é outra visão muito comum entre amantes da música. Afinal, é o Talento, a arte, a música que nos conecta com aqueles artistas que admiramos.

Mas peraí… você já parou pra pensar o que precisou acontecer nos BASTIDORES para que o trabalho dos artistas que você ama chegassem até você?

Para pra pensar em algumas das formas que você já descobriu novos artistas:

  • Você viu um DJ fazendo um set incrível numa festa e se apaixonou pelo trabalho dele. Mas como ele foi parar naquele line-up?!
  • Você estava ouvindo novos artistas no Beatport e descobriu um produtor incrível. Mas como a música dele foi parar lá?
  • Você estava ouvindo Rádio ou Podcast, escutou uma música maravilhosa, colocou no Shazzan e descobriu um novo Talento. Mas como a música deste novo Talento foi parar naquela Rádio ou Podcast? E no Shazzan?

Estes são só alguns exemplos, mas você entendeu a lógica, né?

Quando somos apenas público, apreciadores de música, nós não pensamos nisso tudo. É como se isso acontecesse num passe de mágica. É uma parte do trabalho do artista que a gente não vê.

Mas, quando nos tornamos PROFISSIONAIS da música, não dá mais pra ser tão romântico e esperar que tudo isso aconteça no “piloto-automático”. Precisamos entender como funcionam os bastidores de uma carreira artística e quais as maneiras de mostrar nosso trabalho pro mundo.

O que está no palco, o que o público vê, é só 20% do trabalho de um artista. Os outros 80% acontecem nos bastidores, para que estes grandes momentos aconteçam.

VanGogh, por exemplo, é considerado um gênios das artes. Mas acho que ele nunca entendeu que uma CARREIRA não era apenas arte o tempo todo.

Talento ele tinha de sobra…. Ainda assim, morreu na miséria, frustrado e sem reconhecimento. Somente após sua morte a cunhada de VanGogh fez por ele o trabalho de Marketing que ele nunca havia feito. Hoje, algumas de suas obras valem mais de US$ 80 Milhões.

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VanGogh: mesmo tendo um talento inquestionável, morreu pobre e frustrado, sem nunca ter o reconhecimento que merecia.

VanGogh, de certa forma, foi um Talento desperdiçado. Não para o mundo, mas para ele próprio, que não chegou a colher os frutos de seu imenso Talento.

Você não quer ser mais um VanGogh como DJ/Produtor, certo?

Então está na hora de rever seus conceitos e entender que o elo de ligação entre seu Talento e o resto do mundo é o que chamamos de Marketing. Não é por que alguns usam esta ferramenta de forma errada que você não pode usar da maneira certa para impactar mais pessoas com a sua arte.

Moral da História

Talento e Marketing precisam andar JUNTOS se você quiser construir uma carreira profissional como DJ/Produtor.

Marketing sem Talento = 15 Minutos de Fama. Porém, Talento sem Marketing = certeza de frustração, vivendo escuridão, sem conseguir mostrar seu trabalho pro mundo nem ter o reconhecimento que você merece.

Meu trabalho, nos últimos 3 anos, tem sido ajudar os verdadeiros DJs (aqueles que tem o Talento) a construírem carreiras de sucesso através a Academia de Marketing para DJs. A partir de agora, estarei compartilhando dicas e insights sobre isso, quinzenalmente, aqui na Phouse também.

Próximos Passos

Se você gostou deste conteúdo, aqui vão os próximos passos:

1) Me diga nos COMENTÁRIOS, abaixo, qual foi sua principal sacada entre tudo o que foi dito aqui. Que ideia ou conceito mais te impactou? Vou ler e responder todos os comentários postados.

2) COMPARTILHE com seus amigos DJs. Tem muita gente que precisa entender isso para poder crescer! Você pode ajudá-los e eles também ficarão felizes com você por isso. :)

3) Neste artigo eu falei sobre 2 Mitos. Mas, na verdade, existem 16 Mitos que te Impedem de Vencer como DJ. “Verdades” que NÃO SÃO BEM ASSIM e podem estar minando a sua carreira. Clique no link para acessar agora esta vídeo-aula que liberei com exclusividade para os seguidores da Phouse.

Lembre-se: se você tem um Talento, o mundo precisa conhecê-lo! Utilize todas as armas que estão à sua disposição para mostrar seu Talento para o mundo e construir a carreira que você tanto sonha.

Quando mais os verdadeiros DJs conquistarem seu espaço, menos espaço sobra para os oportunistas. :)

Sobre Everson K:

Everson K é pós-graduado em Marketing pela FGV e trabalhou 16 anos na Cena Eletrônica como DJ, Produtor de Eventos e dono de Agência de DJs. Hoje, ajuda outros DJs/Produtores a construírem carreiras de sucesso através da Academia de Marketing para DJs.

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