Conhecimento

5 Ted Talks essenciais para os fãs da música eletrônica

Dentre as diversas novas formas de transmitir ideias no mundo virtual, uma das que ganhou mais destaque nos últimos anos foram as TED Talks. Fundada em 1984, a plataforma é um espaço para o compartilhamento de pesquisas, conselhos, filosofias, técnicas e em geral qualquer tipo de conteúdo, de maneira simples, rápida e extremamente dinâmica. Os assuntos abordados são os mais diversos possíveis, de ciências a esportes, de economia às artes e é claro, a música não poderia ficar de fora.

O portal edm.com selecionou cinco TED Talks simplesmente imperdíveis para quem, como todos nós, respira música eletrônica. Seja você um profissional da área ou apenas um entusiasta, com certeza irá se divertir e aprender com eles. Os temas e autores são os mais diversos possíveis e há conteúdo para todos os gostos. É só clicar e aproveitar!

*Se não tiver um bom inglês recomendamos as legendas automáticas em português.

Women, STEM and EDM – DJ Dani Deahl

O primeiro episódio selecionado diz respeito a um tema bastante debatido recentemente: a participação das mulheres no mercado da música eletrônica. Dani Deahl é DJ, produtora e também jornalista, e através de sua experiência na área, procura derrubar alguns mitos sobre a cena, além de passar uma poderosa mensagem para os que buscam um espaço nela: encontrar e seguir algo pelo qual você seja realmente apaixonado.

An Inside on Electronic Music – Noisia

Mudando para um panorama mais técnico, o vídeo seguinte apresenta o trio Noisia, uma referência do drum & bass, apresentando insights sobre o processo de criação de uma faixa e também sobre possíveis aplicações da música eletrônica em parceria com filmes, aplicativos e até televisão. Conhecidos pela excelente técnica e excelente uso da tecnologia em suas produções, os integrantes do Noisia sabem do que falam e produziram um TED imperdível.

How sampling transformed music – Mark Ronson

Estrela do cenário do hip hop e recentemente mais conhecido por sua colaboração com Bruno Mars, Mark Ronson tem uma vasta bagagem e experiência para falar de música. Em seu TED Talk, ele aborda o tema do “sampleamento”, ou seja, o ato no qual um produtor ou músico utiliza trechos ou partes de trabalhos de outros artistas em seu próprio trabalho. Mark Ronson explica a importância desta prática para o desenvolvimento da música moderna e debate alguns fatores que envolvem a prática nos dias atuais.

The LHC Remix – Tim Exile

Tim Exile é DJ e inventor de instrumentos eletrônicos. A partir de sua experiência na criação de sons para a música eletrônica, Tim demonstra em um excelente TED qual é o resultado quando ciência e música se encontram. Por mais surpreendente que pareça, ele capturou sons emitidos pelo Large Hadron Collider, que é simplesmente o maior e mais avançado acelerador de partículas do planeta. Não perderemos tempo te explicando o que é um acelerador de partículas. O que importa é o que Tim consegue fazer com os sons captados a partir deles a partir de suas tecnologias, a ponto de transformar a plateia da convenção em uma pista de dança. Impagável.

Bringing the Lessons of Burning Man to the World – Julia Wolfe

A apresentadora deste TED Talk tem um perfil inusitado e extremamente curioso. Julia Wolfe é uma garota de apenas 9 anos, que procura aplicar em outras áreas da vida, lições que aprendeu no famoso festival Burning Man. Com conselhos que vão desde a importância da reciclagem até a necessidade de autossuficiência, Julia nos transmite mais do que poderíamos imaginar ser possível de uma garota tão jovem.

Deixe um comentário