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Análise

Linha do tempo: Veja o legado que o Anzuclub deixou à cena trance nacional

Fernando Matt

Publicado em

13/10/2017 - 13:11
Anzu Trance
De Armin van Buuren a Paul Oakenfold e Markus Schulz, passando por Ferry Corsten e Above & Beyond; relembre os grandes nomes da cena trance mundial que passaram pelo Anzuclub.
Agradecimentos: Marlon Bastos Barbosa e Cristiano Henrique Prazeres
Fotos: Anzuclub / Gui Urban / Natali Hernandez / Babalu / Eder Leandro / Reprodução 

Depois de 20 anos de historia e milhões de espectadores, o Anzuclub encerrou suas atividades nesse último sábado, dia 07, em uma festa que trouxe o belga Lost Frequencies como headliner, acompanhado por uma reunião de todos os DJs que um dia já foram residentes da casa.

Se você não conheceu, certamente ouvirá muitas histórias sobre várias apresentações inesquecíveis de um dos clubes mais antigos do Brasil. Inaugurado em 2 de outubro de 1997, o Anzu foi palco de grandes eventos da música eletrônica em terras tupiniquins.

Tornando-se um club semanal, já trouxe aproximadamente três milhões de pessoas para dançar, cantar, alegrar e se emocionar ao som dos DJs mais renomados do mundo — além da constelação de artistas nacionais que puderam se apresentar na casa.

Com o ciclo tendo se encerrado no último fim de semana, deixamos aqui uma última homenagem, com um resgate histórico dos artistas da cena trance e progressive que marcaram presença na casa, ficando para sempre em nossas memorias.

+ Fim de um ciclo: Saiba por que o Anzuclub está fechando

2004 – Scott Project

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No sábado, 17 de janeiro de 2004, o Anzuclub promoveu uma das maiores festas itinerantes europeias com um dos maiores DJs da atualidade: Gatecrasher, com o alemão Scott Project (trance/hard-trance). A balada contou ainda com os residentes Mora e Edgard Fontes.

2004 – Armin van Buuren

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No dia 12 de junho daquele ano, o holandês foi até o Anzuclub para se apresentar pela primeira vez no Brasil. Naquele ano, Armin van Buuren era considerado o terceiro DJ mais popular do mundo, ficando atrás de Tiësto e Paul van Dyk.

2005 – Marco V

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Já em 2005, no dia 12 de março o Anzuclub recebeu novamente a festa do selo Godskitchen, que contou com o convidado Marco V, além dos residentes Mora, Edgard Fontes e Paulinho Boghosian. Naquele ano, o holandês era considerado o 16° DJ mais popular do mundo.

2006 a 2007 – SOTs

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Entre os anos de 2006 a 2007, os eventos SOT – State of Trance, do núcleo de trance brasileiro Energy BR, realizou aproximadamente dez edições no Anzuclub. Em parceria com o club, o projeto trouxe várias atrações internacionais além de lançar novos DJs nacionais em evidência no Brasil. O casting do núcleo contou com nomes como Jack, Fabio Stein, Danilo Ercole, Superti, o duo DTC (Dorph e Ted Corr), Everson K e Danny Oliveira.

2007 – Ali Wilson

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Em 31 de março de 2007, uma nova edição da SOT recebeu Ali Wilson. O top DJ britânico estava em turnê pelo Brasil naquele ano para promover o pré-lançamento de seu primeiro álbum solo, de sua própria gravadora Tekelec Records. Além da atração principal, o line contou com os DJs JackFabio SteinFranky Homma, Fabio Hed e o VJ Léo.

2007 – Brian Cross

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Ainda em 2007, o clube do interior paulista recebeu a festa Amnesia Ibiza World Tour, de um dos mais badalados clubs de Ibiza. Nessa primeira edição, que ocorreu vez em 7 de abril, o Anzu teve como atração principal o catalão Brian Cross, que naquele ano foi indicado em três categorias no prêmio Spanish DJ. Além de ser o residente das noites Armada, no Amnesia, Brian era a pessoa escolhida para fazer a tour mundial. O line contou ainda com os DJs Mora, Edgard Fontes e Netto.

2008 – Eddie Halliwell

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Com seu estilo único, o britânico Eddie Halliwell também marcou presença em Itu. No dia 12 de janeiro, Eddie mostrou que misturando trance, techno, house e electro, a pista do Anzu iria ficar pequena. Para aqueles que estiveram nessa data fatídica, o canto do público está até hoje em suas memorias: “EDDIE! EDDIE! EDDIE!”.

2008 – deadmau5

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Em 28 de junho, o Anzuclub recebia pela primeira vez no Brasil o canadense Joel Thomas Zimmerman, mais conhecido mundialmente como deadmau5. Naquele ano, Zimmerman ainda era pouco conhecido entre os brasileiros. Entretanto, não demorou muito tempo para que seu trabalho ganhasse o mundo.

2011 e 2012 – Ferry Corsten

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Apresentando-se por dois anos seguidos no Brasil, Ferry Corsten trouxe para Itu as maiores e melhores sensações que o público do trance tem de lembrança. Nos dias 15 de setembro de 2011 e 24 de setembro de 2012, o holandês manteve a sua tradição de se apresentar por horas e não sair da cabine até o sol nascer — tanto que até hoje é um dos artistas mais queridos do público do Anzu.

2012 – Sander van Doorn

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Em comemoração aos 15 anos do Anzuclub, no dia 13 de outubro outro DJ e produtor holandês, Sander van Doorn, foi a cereja do bolo. Com a ajuda de clássicos como “Grasshopper”, “Punk’d and Riff” e “Love is Darkness”, SVD levou o publico ao delírio. O lineup também contou com os residentes Viktor Mora e Ulisses Nunes.

2012 e 2013 – Paul van Dyk

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Uma das maiores lendas da música eletrônica também marcou presença no Anzu em duas oportunidades. O alemão Paul van Dyk participou em 17 de novembro de 2012 da famosa White Party do Anzuclub. Seu live foi tão marcante que a casa o convidou novamente para a festa de aniversario de 16 anos, em 12 de outubro de 2013.

2013 – W&W

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Seguindo a tradição de sempre realizar pre-parties, warmups e after-parties de festivais de Itu, o Anzuclub realizou em 15 de novembro o WarmupXXX17, evento que contou com a presença do duo holandês W&W.

Naquele ano, a dupla formada por Willem van Hanegem Jr. e Wardt van der Harst estava passando por um processo de transição do trance/progressive para o electro house, house e EDM.

Ainda assim, faixas como “Shotgun”, “Moscow”, “Ghost Town”, “Invasion”, “Alpha”, “Impact”, “Arena”, “Mustang” e “Mainstage” foram executadas para alegria do público do trance presente.

2013 e 2014 – Above & Beyond

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Outros artistas que também são queridos na casa são o trio britânico Above & Beyond, que somam duas aparições inesquecíveis. No dia 7 de setembro de 2014, Paavo Siljamäki e Tony McGuinness se apresentavam pela primeira vez no Anzuclub, e em 8 de março de 2014 a casa realizou sua tão famosa edição do Carnanzu, que contou com o trio — entretanto, Jono Grant e Paavo Siljamäki foram os escolhidos para vir ao Brasil.

Esta edição reservou uma surpresa que ninguém esperava: um pedido de casamento no meio da pista de dança, e com ajuda de Above & Beyond como cumplices. Durante a execução da música “Thing Called Love”, os DJs escreveram no telão do clube uma mensagem enviada por Fabio von Zuben à sua amada Gilmara Meneses (confira como foi esse momento aqui).

2016 – Paul Oakenfold

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Em 4 de junho do ano passado, o Anzuclub, em parceria com o projeto Trance In Brazil, teve o prazer de receber pela primeira vez uma das maiores lendas da história do trance mundial: Paul Oakenfold. Além da lenda britânica, o brasileiro Wrechiski completou o lineup da edição temática Just Back.

2017 – Markus Schulz

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Celebrando quatro anos de existência, o projeto Trance in Brazil se emparceirou mais uma vez ao Anzu para trazer outro grande nome da cena global — o alemão Markus Schulz.

No dia 16 de setembro, naquela que foi a penúltima abertura de portas da casa, o trance dominou o Main Stage mais famoso do Brasil, já que o lineup contou também com dois grandes nomes do cenário nacional: Danilo Ercole e Wrechiski. Além do palco principal, Markus ainda se apresentou no Afterhours, que levou o público a dançar até as 8h da manhã, fechando com chave de ouro a última atração de trance da história dos 20 anos da casa.

* Fernando Matt é colaborador eventual da Phouse.

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Notícia

Gui Boratto lança “Pentagram”, seu quinto álbum de estúdio

Phouse Staff

Publicado há

Gui Boratto Pentagram
Foto: Reprodução
Disco sucede “Abaporu”, de 2014

Nesta sexta-feira, enfim foi lançado via Kompakt o aguardado quinto álbum de estúdio de Gui BorattoPentagram. Em menos de uma hora, o LP traz 12 faixas de um Boratto inspirado e que parece saber exatamente o que está fazendo e onde quer chegar, em um caldeirão de referências que vão desde as bandas de synth pop dos anos 80 (como New Order, Depeche Mode e Tears For Fears) a produtores vanguardistas de hoje em dia, como James Holden — passando ainda, é claro, pela escultora brasileira Lygia Clark, que influenciou no conceito visual do disco.

No BRMC, o músico já havia falado das influências estéticas que o levaram ao conceito da obra, que carrega uma ampla bagagem de arquitetura (formação acadêmica de Gui), geometria e design. “Eu queria transmitir o ponto de vista do pentagrama científico: não é algo religioso“, disse agora, em release de imprensa. A última faixa do disco, “618”, tem exatos seis minutos e 18 segundos, e iguala com a proporção áurea do pentagrama.

+ No BRMC, Gui Boratto revela detalhes de seu quinto álbum de estúdio

A música é dinâmica, maximalista e viajante, repleta de musicalidade. Como já havia dito — também no painel do BRMC —, este é seu álbum mais orgânico, recheado de instrumentos acústicos, sobretudo cordas e instrumentos de orquestra, mais notáveis em “Scene 2”, que tem uma pegada jazz. Há também sintetizadores modulares, como o clássico Buchla. Em “Overload”, Luciana Villanova, que já participou em canções como “Beautiful Life” e “No Turning Back”, volta a emprestar sua voz a uma produção do marido.

Ouça Pentagram:

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Entrevista

Casal que faz techno unido, permanece unido: como o amor gerou o Binaryh

Phouse Staff

Publicado há

Dia dos namorados
Foto: Acervo pessoal
Camila Giamelaro conta a história do seu relacionamento com o parceiro de vida e de estúdio, Rene Castanho 

Música eletrônica boa é sempre feita com amor, certo? E o que dizer quando esse amor é compartilhado? Neste dia dos namorados, convidamos Camila Giamelaro, metade do duo de techno etéreo Binaryh — projeto que ela divide com sua cara-metade, o Rene Castanho — pra contar pra gente como foi que tudo surgiu: de um relacionamento que parecia que nunca ia rolar ao nascimento de um dos projetos mais frutíferos da cena underground nacional.

Porque casal que faz techno unido, permanece unido. Conta pra gente, Camila:

Rene e Camila no primeiro Natal juntos. Foto: Acervo pessoal

Eu e o Rene nos conhecemos em 2009, quando eu estava procurando um lugar para aprender a tocar e acabei encontrando a DJ Ban. Na época, fiz o curso de DJ e o Rene dava aulas de produção musical, por isso a gente nunca se cruzou pelos corredores. No final do meu curso, acabei fazendo amizade com o pessoal da escola, então vez ou outra aparecia por lá pra bater papo. Foi nessas idas que o conheci, mas naquela época ambos estávamos namorando outras pessoas.

Em 2012, por mera coincidência, estávamos os dois solteiros. Eu continuava indo à escola, mas com menos frequência. Quando o Rene descobriu o meu “estado civil” ele começou a investir, me convidando pra ir mais vezes à DJ Ban, chamando pra sair… Com o final do relacionamento recente, eu não tava muito interessada, e quis apenas manter amizade, mas ele, como bom brasileiro, não desistiu, e seguiu firme e forte nas investidas.

O casal Rene e Camila formou o Binaryh em 2016. Foto: Acervo pessoal

No início de 2013, o próprio Ban Schiavon me convidou pra conhecer as novas instalações da escola, que ainda estava em reforma. Quando cheguei ao último andar, um pessoal da DJ Ban trabalhava em ajustes — entre eles, claro, o Rene. Quando o Ban me perguntou o que achei da nova escola, respondi brincando:

— Achei demais, e inclusive quando eu comprar minha casa vou contratar vocês pra reformar tudo: você, Ban, vai ser o mestre de obras, o Rafa vai cuidar da parte elétrica, a Dani vai supervisionar tudo… E você Rene, que tá parado, o que você pode fazer?

— Eu vou morar com você — respondeu, em tom muito sério.

Camila e Rene na DJ Ban. Foto: Acervo pessoal

Enquanto todo mundo ria, eu fiquei sem palavras, morrendo de vergonha porque nós não éramos tão íntimos pra uma resposta daquelas. O Ban desconversou, e o assunto morreu por aquele dia. Na semana seguinte, combinei com alguns amigos de ir a um club ver o Marc Houle tocar. O Rene ficou sabendo e ligou oferecendo carona (ele morava no bairro do Tatuapé, em São Paulo, e eu em São Bernardo do Campo — totalmente fora de mão). Ainda com um pouco de vergonha da resposta sobre a brincadeira da casa, agradeci e neguei o convite.

Na noite da balada a gente se encontrou na porta, e foi bastante constrangedor. Foi aí que apareceu do nada um amigo de longa data e não me largou mais, deixando o Rene totalmente de escanteio. A partir daquela noite ele começou a repensar se valia a pena ou não continuar investindo, já que só dava bola fora.

Camila e Rene no famoso Berghain, em Berlim. Foto: Acervo pessoal

Em fevereiro, comemorei meu aniversário no D-EDGE, com um lineup que prometia ninguém menos que Richie Hawtin e Matador — infelizmente o primeiro não apareceu, por causa de uma forte nevasca que rolou no Canadá e atrasou o voo dele. O Rene foi de “all in”: resolveu que aquela seria sua última investida, tudo ou nada. Cheguei cedo pra aproveitar o club ainda vazio com os amigos, e no meio da noite ele aparece. Não sei bem explicar, mas ali foi o momento em que comecei a olhar pra ele de uma forma diferente. Papo vai, papo vem, um cigarro aqui e outro ali, e finalmente acontece o nosso primeiro beijo.

Passamos a nos falar todos os dias, e o primeiro encontro depois daquela noite foi tão natural que a gente parecia estar namorando há muito tempo. Alguns meses depois, o Rene decidiu que era hora de realizar aquela profecia: fomos morar juntos, já que nos dávamos tão bem e estávamos trabalhando no mesmo lugar — eu havia sido recém-contratada pela DJ Ban também.

Primeira apresentação do Binaryh Live. Foto: Acervo pessoal

Em 2014, tivemos nosso primeiro filho: um selo de techno que serviu para nos mostrar que realmente temos uma sintonia excelente nas ideias e tomadas de decisões. Naquele ano, o Rene montou seu estúdio na sala de estar do apartamento, e eu comecei a participar das produções, apenas dando algumas ideias de como as músicas poderiam ficar melhores.

Com o passar do tempo e mais duas lindas vira-latas pra conta da nossa família, a minha participação naturalmente foi aumentando, e foi assim que surgiu o Binaryh, com o intuito de apenas de lançar música. Mas tudo muda quando a gente conhece a BLANCAh, e nossa amizade cresce. Não demorou pra que ela nos apresentasse pra Steyoyoke, label alemã em que ela já atuava, e foi uma grata surpresa quando o selo nos acolheu super bem também.

Em setembro de 2016, lançamos nosso primeiro EP, Primary Code. O resto, como vocês já sabem — ou já leram aqui — é a história do casal acontecendo.

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Entrevista

Grupo Laroc revela detalhes sobre novo clube underground

Flávio Lerner

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Laroc underground
Nova casa terá projeto arquitetônico semelhante ao Laroc. Foto: Divulgação
Nova casa ficará exatamente ao lado do Laroc Club, em Valinhos
* Atualizado em 28/05/2017, às 19h47

O Grupo Laroc anunciou recentemente que está abrindo uma nova casa noturna, totalmente voltada à música eletrônica underground. A partir daí, a Phouse entrou em contato com Mario Sergio de Albuquerque, sócio-diretor do Laroc Club, que, além de confirmar a inauguração do empreendimento para 2018, revelou à coluna mais detalhes sobre o novo espaço.

Quando e onde

Segundo Mario Sergio, já está definido: o clube abre entre outubro e novembro deste ano. A localização será literalmente ao lado do Laroc, no quilômetro 118 da Rodovia D. Pedro I, em Valinhos, SP. Logo, o complexo que já abriga o Laroc Club e a casa de shows Folk Valley ganhará um novo membro dentro de poucos meses.

“O novo club vem pra ser a terceira casa do grupo, dentro de um complexo que praticamente estamos criando de entretenimento na cidade de Valinhos. É exatamente ao lado do Laroc, numa área mais elevada, mais alta, com uma visão 360 das montanhas, bem mais verde, super bacana”, revela o business man. “É como se fosse uma segunda pista, mas não é. As conversas surgiram dessa maneira, mas decidimos que é outro clube, outro nome, outra identidade, outra história”, continua.

Por estar em fase final de desenvolvimento, o nome ainda não foi revelado.

“A nova casa vai prezar muito pela capacidade musical e liberdade para experimentações, com identidade forte no underground. Assim, deixamos o Laroc com o estigma do pop.”

Por quê

Criado há dois anos e meio, o Laroc costuma dar muito espaço a artistas da cena house/techno underground, abrindo noites completamente voltadas a esse nicho. Essas noites, porém, não costumam encher a casa, que tem capacidade para até seis mil pessoas. Assim, Mario Sergio explica que em um ambiente menor, diminuindo o tamanho e o custo operacional, fica muito mais viável seguir trazendo essas atrações — e também mais interessante do que a ideia inicial de abrir uma segunda pista. Segundo ele, a casa terá capacidade para cerca de duas mil pessoas.

“A gente sabe que tem umas cinco datas no ano que aceitam uma segunda pista e que têm público suficiente pra acomodar mais do que as seis mil pessoas. Mas a gente também entende que abrir uma pista apenas cinco vezes no ano seria algo ocioso, então não seria tão interessante, já que a ideia é aumentar o volume de operações. O Laroc abre hoje em 18 datas no ano, vai passar a abrir 14 — uma por mês mais duas durante o Carnaval —, e o club novo vem pra abrir mais 12 datas. Com isso, os dois clubes passam a ter 26 datas, o que nos dá mais oito eventos no ano, e com maior pluralidade de atrações. Praticamente, de quatro finais de semana de um mês, o grupo abre em três: Laroc, club novo e Folk”, explica.

“A nova casa vai prezar muito pela capacidade musical e liberdade para experimentações, com identidade forte no underground. Assim, deixamos o Laroc com o estigma de mais mainstream, mais comercial, mais pop. Esse é o principal motivo da abertura de um novo espaço: entender que a gente tem um público muito bom de techno/tech house, mas que o Laroc ainda é muito grande.”

Isso não significa, no entanto, que a sonoridade do Laroc será sempre a mesma. “Sempre bati na tecla de que o Laroc era um club multicultural que poderia atender qualquer tipo de evento, e isso continua existindo”, segue de Albuquerque. “Não é porque vamos ter um club menor que eu vou deixar de trazer artistas de techno pro Laroc. Se eu tiver um Carl Cox, um Solomun, vou fazer ali.”

Laroc underground

Complexo de entretenimento em Valinhos tem Folk Valley, Laroc e espaço mais à direita para o novo clube. Foto: Divulgação

Identidade

Mario Sergio revela que o novo espaço traz a mesma assinatura visual das outras duas casas do complexo em Valinhos, mas adaptada para traduzir seu próprio conceito. “Todas as casas do grupo têm as mesmas características. Elas são conceituadas a partir da tenda, que é nosso artigo principal. Tanto Laroc quanto Folk têm a mesma característica arquitetônica, e o clube novo vem na mesma linha, inclusive de layout e acabamentos”, revela.

“O público é exigente em todas as vertentes, não é porque é underground ou mainstream, e a gente manterá esse nível de excelência, de qualidade, no clube novo. Vamos agregar bastante em produção, que é um diferencial da nossa parte, porque os clubes do underground são mais minimalistas, não têm tanto esse nível de exigência. Então este é mais um motivo pra trazermos esse conceito novo pro underground, com características fortes do nosso grupo.”

O sócio-diretor também explicou como se divide a construção do projeto gráfico: “A concepção do Laroc, os projetos, desenhos, foi feita por nós, os sócios. Somente a parte de stage design, light design e video content foi produzida por um escritório holandês, o TWOFIFTYK, que provavelmente estará conosco nesse projeto também, desenvolvendo a parte interna da tenda, de palco e tudo o mais. A gente deve ter um pouco mais de pegada cenográfica na parte externa, brincando com o ambiente, e deixar a casa com características diferentes — mais luz, menos led, menos papel picado, mas ao mesmo tempo com bastante efeito visual.”

“Não é porque vamos ter um club menor que eu vou deixar de trazer artistas de techno pro Laroc. Se eu tiver um Carl Cox, um Solomun, vou fazer ali.”

O Laroc não corre riscos?

Em pouco tempo de existência, o Laroc vem sendo considerado por muitos — de artistas a frequentadores — como um dos melhores clubes do mundo. Perguntei ao Mario Sergio se, agora que o clube vai mais ou menos se dividir em dois, deixando a parte mais pop/comercial ao Laroc, ele não corre o risco de perder um pouco do seu charme e prestígio. O empresário foi acertivo:

“Não, muito pelo contrário. A gente ganha força como grupo agindo em bloco, a gente vê cases de sucesso pelo mundo como o próprio Hï Ibiza, que é um derivado do Ushuaïa — que é um pouco diferente, lá um é clube dia e o outro é noite… Nós manteremos o club novo também como sunset club, porque o ambiente segue tendo bastante a agregar, mantendo a história do pôr do sol como atrativo. Isso atrai mais fatores positivos e deixa o Laroc ainda mais exclusivo, porque diminui o número de aberturas: uma por mês dá pra ficar com saudade e querer ir de novo. Ao mesmo tempo, cria mais uma opção pra outra vertente musical, outro tipo de público, o que também será um diferencial nosso”.

A nova casa deve ter seu nome e mais detalhes revelados dentro dos próximos meses.

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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