Os 5 melhores aplicativos para DJ

Danilo Bencke sugere cinco apps para quem quer aprender, brincar de DJ ou incrementar sets profissionais

* Por Danilo Bencke

** Edição e revisão: Flávio Lerner

As funcionalidades de um smartphone hoje em dia não se resumem mais a aplicativos de conversa e foto — ele também pode ser a porta de entrada para o mundo da discotecagem. Usar um aplicativo de DJ no celular é uma alternativa para quem não tem equipamento profissional.

Existem vários apps para Android e iPhone (iOS) que permitem mixar e aplicar efeitos sonoros às músicas, sendo uma excelente forma de aprender conceitos e técnicas que são utilizadas em mixagens e apresentações nas pickups. Embora a ideia não seja substituir o mixer ou o DJ profissional, são muito úteis para o aprendizado ou para agitar festas com os amigos.

Para quem curte a ideia de aprender ou simplesmente não tem o equipamento necessário, eu selecionei cinco dos melhores aplicativos de DJ. Todos estão disponíveis para baixar na Google Play Store ou na App Store, embora alguns possuam versões ou funcionalidades pagas.

1. Cross DJ

Um dos primeiros aplicativos lançados na área, o Cross DJ tem um dos sistemas de áudio mais poderosos. Além disso, a mixagem de som pode ser facilmente aprendida na interface intuitiva do aplicativo. Tudo é organizado em abas separadas e possui um ótimo sistema de buscas.

Mesmo na versão gratuita, este aplicativo detecta BPMs de forma precisa, tem função de sincronização automática entre duas músicas, permite a você ouvir uma música antes de adicioná-la ao mix e muito mais. 

É possível incluir tanto as músicas que estão salvas no seu aparelho quanto no SoundCloud. Ele traz diversas opções de controles de mixagem e efeitos sonoros gratuitamente, incluindo efeitos de voz. A mixagem de áudios é feita com altíssima qualidade, sendo um dos seus grandes diferenciais.

O Cross DJ conta com duas versões — uma paga e outra gratuita. Ambas possuem versões para os sistemas do Google e da Apple

2. DJ Studio 5

O DJ Studio 5 é uma das melhores opções gratuitas. Aqui você pode mixar as músicas e ainda mandar ver nos scratches, tudo em um ambiente bastante intuitivo e personalizável. Dá para personalizar seus decks em diversas skins, acessar a biblioteca de música no celular e incluir efeitos sonoros nas produções.

O DJ Studio é um dos aplicativos de mixagem de áudio mais baixados da atualidade, sendo pensado tanto para quem é novato quanto para quem é profissional. Nele, você pode encontrar efeitos sonoros, um equalizador de três bandas, dez blocos de samples personalizáveis, ferramenta de loop e vários outros recursos. Assim, você pode criar remixes e loops de maneira simples e prática.

Uma vez que esteja pronto seu projeto, é só compartilhar a faixa com os amigos nas redes sociais. O app permite a integração com o Facebook, Twitter, e é claro, a postar suas músicas diretamente no SoundCloud.

O DJ Studio 5 é completamente gratuito, porém contém anúncios. Ele está disponível apenas para Android

3. djay 2

Outra opção de qualidade para fazer suas mixagens, o djay 2 leva um sistema completo de DJ para dentro do seu smarthphone. Famoso no segmento, o app da Algoriddim oferece controles de mix, tempo, filtro e equalização.

O app se integra ao Spotify (bastando que o usuário tenha uma conta paga no serviço de streaming) e permite a você trabalhar com qualquer uma das milhões de faixas disponíveis. Um dos destaques é um sistema de recomendação, que encontra a faixa ideal para você mixar com as suas canções favoritas. 

Com uma interface que imita um deck físico, o djay conta com dois toca-discos para você carregar as faixas para mixar. Em cada um deles, é possível aplicar ajustes e efeitos por meio do ícone de configurações. Para obter algumas funções mais avançadas, como a mixagem automática por inteligência artificial, é necessário adquirir a assinatura paga.

O djay também é um aplicativo com versões grátis (djay FREE) e paga (djay 2), ambas disponíveis no iOS e no Android.

4. edjing DJ Music Mixer Studio

Este é um dos aplicativos mais conhecidos. Não à toa, ele tem um dos sistemas mais elaborados quando o assunto é discotecagem. Criado em parceria com DJs profissionais, o edjing traz uma série de ferramentas de mixagem avançadas, como alteração do BPM e adição de sampler. Mas não se assuste; o app exibe um pequeno tutorial no início para ajudar a quem nunca teve contato com essas funções antes.

São três aplicativos distintos — dois gratuitos e um pago — que oferecem um console completo para você usar sua criatividade e animar aquela festa. São dezenas de recursos avançados e precisos para aprimorar a sua performance como DJ.

Uma de suas vantagens é a integração com o SoundCloud e com o Deezer, o que amplia o catálogo de músicas disponíveis — embora esta última plataforma exija conta premium. O serviço tem versões paga e gratuita, ambas disponíveis para Android e iOS.

5. Traktor DJ

Finalmente, este é outro aplicativo para DJs mais experientes, de uma das empresas mais conhecidas (Native Instruments) no mundo do DJing. O Traktor DJ trabalha com a ideia de mostrar as formas de onda das músicas, que podem ser manipuladas por meio de alguns controles (inclusive gestos padrão da mão do iOS), além de ter compatibilidade plug-and-play com os controladores iOS Traktor DJ.

O Traktor DJ para iOS permite fazer mixagens em segundos e ainda possui uma detecção de tempo automática, que torna a sincronização de faixas uma tarefa mais simples. O app também vem com um mixer de dois canais e dois decks virtuais com todos os recursos — cada um com efeitos de DJ de nível profissional, que adicionam opções poderosas.

Este aplicativo também recomenda músicas na sua biblioteca do iTunes com base no tom e no BPM da faixa, o que simplifica a mixagem. Você também pode usar o complemento SuperSlicer para “fatiar” suas faixas e mexer nos loops usando os efeitos Scratch, Brake, Reverse, Slice ou mesmo Pitch-Shift.

Uma das opções mais profissionais para iOS, revolucionário e fácil de usar, é um dos melhores aplicativos de DJ. Infelizmente, não há uma versão para Android no momento, mas estamos torcendo para que a NI faça uma em breve.

Danilo Bencke assina a coluna da AIMEC na Phouse.

LEIA TAMBÉM:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.