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Phouse Staff

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Estudo revela que artistas são os mais prejudicados com novo algoritmo do Facebook

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Páginas de artistas apresentam uma queda de 70,6% em engajamento

Desde janeiro, o novo algoritmo de divulgação de conteúdo do Facebook alterou muito o fluxo de publicações nos feeds de notícia, privilegiando postagens de perfis pessoais e diminuindo o alcance das páginas. Agora a Buffer, plataforma de gerenciamento de mídia social, publicou uma análise que mensura o tamanho desse estrago. Houve, de fato, uma queda muito grande nos níveis de engajamento de páginas de marcas, negócios e personalidades — sobretudo no setor artístico.

Em parceria com a BuzzSumo (ferramenta que mede o alcance de conteúdo), a Buffer examinou 43 milhões de posts das 20 mil principais marcas na rede social, e concluiu que o engajamento geral de páginas caiu mais de 50% nos últimos 18 meses, e que cada postagem perdeu quase dois terços de interações — de 4.490 engajamentos por post para 1.582.

O setor artístico foi o mais prejudicado. Entre os dez tipos de página classificadas no estudo, as de artistas registram 70,6% a menos de engajamento, seguidas por páginas de filmes e páginas de notícias — sim, a Phouse também sentiu na pele essa diferença.

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Foto: Screenshot

Outra redução assustadora foi apontada nos tipos de postagem. As imagens ainda detêm o maior número de likes, comentários e compartilhamentos se comparadas a postagens com vídeos ou textos. Porém, os números diminuíram muito entre 2017 e 2018, também caindo mais de 50% em todas as categorias.

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Foto: Screenshot

A  popularização dos grupos, privilegiados na divulgação graças ao algoritmo, contribuiu para resultados. Outro fator para as quedas foi o fato de os artistas utilizarem outras plataformas, como Instagram e Twitter, para divulgar conteúdo — fora a quantidade de usuários que priorizava o Facebook e hoje prefere outras redes.

Por outro lado, o estudo revelou também que quem posta menos engaja mais. As páginas que postaram menos conteúdo por dia obtiveram melhores resultados do que aquelas que postaram mais. Só que ao contrário disso, no ano passado, o número de postagens por trimestre saltou de 6,5 milhões para 8,1 milhões, aumentando em 24%.

O relatório completo pode ser lido aqui.

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