Facebook

Desde janeiro, o novo algoritmo de divulgação de conteúdo do Facebook alterou muito o fluxo de publicações nos feeds de notícia, privilegiando postagens de perfis pessoais e diminuindo o alcance das páginas. Agora a Buffer, plataforma de gerenciamento de mídia social, publicou uma análise que mensura o tamanho desse estrago. Houve, de fato, uma queda muito grande nos níveis de engajamento de páginas de marcas, negócios e personalidades — sobretudo no setor artístico.

Em parceria com a BuzzSumo (ferramenta que mede o alcance de conteúdo), a Buffer examinou 43 milhões de posts das 20 mil principais marcas na rede social, e concluiu que o engajamento geral de páginas caiu mais de 50% nos últimos 18 meses, e que cada postagem perdeu quase dois terços de interações — de 4.490 engajamentos por post para 1.582.

O setor artístico foi o mais prejudicado. Entre os dez tipos de página classificadas no estudo, as de artistas registram 70,6% a menos de engajamento, seguidas por páginas de filmes e páginas de notícias — sim, a Phouse também sentiu na pele essa diferença.

Facebook
Foto: Screenshot

Outra redução assustadora foi apontada nos tipos de postagem. As imagens ainda detêm o maior número de likes, comentários e compartilhamentos se comparadas a postagens com vídeos ou textos. Porém, os números diminuíram muito entre 2017 e 2018, também caindo mais de 50% em todas as categorias.

Facebook
Foto: Screenshot

A  popularização dos grupos, privilegiados na divulgação graças ao algoritmo, contribuiu para resultados. Outro fator para as quedas foi o fato de os artistas utilizarem outras plataformas, como Instagram e Twitter, para divulgar conteúdo — fora a quantidade de usuários que priorizava o Facebook e hoje prefere outras redes.

Por outro lado, o estudo revelou também que quem posta menos engaja mais. As páginas que postaram menos conteúdo por dia obtiveram melhores resultados do que aquelas que postaram mais. Só que ao contrário disso, no ano passado, o número de postagens por trimestre saltou de 6,5 milhões para 8,1 milhões, aumentando em 24%.

O relatório completo pode ser lido aqui.

LEIA TAMBÉM:

Facebook agora reconhece “Top Fãs” de artistas e páginas

Xô, dependência de Facebook! Sam Feldt cria plataforma para artistas e fãs 

Facebook se mexe para ter sistema que remunere direitos autorais em vídeos

Receba novidades no e-mail

Receba o melhor da Phouse em seu email!

:::. ALEATÓRIAS / LEIA TAMBÉM

Promessa brasileira lança remix pela Hot Creations

Conheça o DJ Lukke, jovem produtor carioca estabelecido em Los Angeles

Dre Guazzelli entrevista Bruno Martini

Influência do pai, Disney, “Hear Me Now”, parcerias de peso e palinha no estúdio marcam esta edição

Quarto round: Tomorrowland revela mais 15 nomes

De Alison Wonderland e Zeds Dead a Eric Prydz e Nina Kraviz

Terceiro dia: Tomorrowland revela um pouco mais do seu lineup estelar

De Afrojack a Yves V

Tomorrowland Winter divulga horários e mapa

Confira a programação completa da primeira edição de inverno do Tomorrowland

Sem backup, JAUZ revela perda de diversas músicas em construção

O produtor vem tentando manter uma visão positiva sobre a situação

Confira os últimos headliners da primeira fase do Tomorrowland

75 nomes foram revelados durante esta semana

Pela Alphabeat, Make U Sweat regrava hit do Raimundos

Collab pesada e música de novo produtor marcaram a semana da gravadora

Alok confirma reedição de trio sem cordas em Salvador

A “Pipoca do Alok” vai agitar o sábado de Carnaval na capital baiana

Sónar terá edição inédita em Atenas

Conceituado festival segue sua expansão pelo mundo