Caos
Clube de campinas recebe noite do techno à disco
* Edição e revisão: Flávio Lerner

Há poucos meses era uma doce surpresa, e agora já se tornou um refúgio de música eletrônica na cada vez mais noturna região metropolitana de Campinas. O Caos, que abre cerca de uma vez por mês em um galpão revitalizado que incentiva a curtição simples sem abandonar o conforto, criou em torno de si uma grande estima, já que seu amplo espaço possibilitou a vinda de nomes importantes, como Laurent Garnier, Carl Craig, Nina Kraviz, Chris Liebing, ANNA e Marco Carola.

Sua próxima edição, nesta sexta-feira, está entre as mais democráticas desde que inaugurou em dezembro. No lineup, um mix de diferentes nacionalidades e bagagens musicais que deixarão o som passear pela disco music, house music, techno dos mais diversos teores e live performance. Puxamos a ficha de cada um dos responsáveis pela jornada musical desta sexta-feira, 03 de agosto, no clube. Veja abaixo e saiba mais sobre o evento clicando aqui.

Tijana T

Base: Belgrado, Sérvia.

História: Cada vez mais evidente internacionalmente, Tijana T percorreu um caminho singular em sua carreira. Desde sempre uma pesquisadora musical assídua, começou como jornalista no importante festival sérvio Exit, no começo dos anos 2000, e gradualmente desempenhou diversas funções, desde booker a apresentadora de programas de TV em rede nacional — sempre em torno da cena da dance music. Fortalecida por esse conjunto de habilidades e pela experiência que só o tempo dá, hoje desfruta de grande reconhecimento e agenda lotada como DJ.

Uma visão: “Há várias abordagens diferentes para a discotecagem. Você pode ser um bom seletor, um verdadeiro escavador [de música], um expert em um estilo, ou um deus da técnica na cabine. Mas é o senso perfeito de timing e muita empatia pelo que está acontecendo na pista de dança que faz de você um grande DJ” (Tijana T para o XLR8R).

Característica especial: Techno sofisticado, de seleções que não se encontram no Shazam.

Horário de apresentação: 02h-04h.

Speedy J

Base: Roterdão, Holanda.

História: Mais uma atração lendária em Campinas, Jochem Paap, ou Speedy J, fincou sua bandeira na história da música eletrônica como um dos maiores difusores do techno desde os anos 90. Apaixonado pela abstratividade e universalidade da música eletrônica, é até os dias de hoje uma referência até mesmo para as gerações mais jovens.

Uma visão: “Experimentação é uma grande parte da ética de trabalho. Eu nunca vou para o estúdio para copiar e colar coisas” (Speedy J para o XLR8R).

Característica especial: O equilíbrio perfeito entre fortes batidas e atmosferas industriais.

Horário de apresentação: 04h-06h.

Zopelar (live)

Base: São Paulo, Brasil.

História: Um dos nomes mais prolíficos do underground nacional, Zopelar teve formação musical antes de se apaixonar pelos instrumentos eletrônicos. A qualidade do seu trabalho já o elevou a grandes patamares, como o convite para o Red Bull Music Academy em Tóquio. Não apenas multi-instrumentalista, é multi-atarefado: além de se apresentar como Zopelar, também tem seu próprio selo, o In Their Feelings, faz parte do trio The Drone Lovers, do grupo Teto Preto, do duo Gaturamo e da festa ODD.

Uma visão: “Sei que musicalmente consigo expressar exatamente o que sinto e penso, há uma pureza que não encontro nas palavras, algo que nos conecta diretamente e é puro sentimento. Eu pessoalmente não consigo conceber uma melhor forma de comunicação entre um ser humano e outro” (Zopelar para a House Mag).

Ao vivo: O vício pela experimentação, tanto analógica quanto digital.

Horário de apresentação: 06h-fim.

Eric Duncan

Base: Nova Iorque, EUA.

História: Simples, irreverente e completamente imerso no mundo da house e disco music, Eric Duncan faz parte de um importante duo americano, o Rub N Thug, e está na nata da cena underground nova-iorquina.

Uma visão: “Duas garrafas de vinho, uma mala cheia de discos e um soundsystem de alta qualidade: receita para uma audição suave (até o vinho bater)” (Eric Duncan no Facebook).

Ao vivo: O groove em pessoa.

Horário de apresentação: 00h-02h.

Nascii

Base: São Paulo, Brasil.

História: Fernando Nascii é uma das mentes por trás da Gop Tun, poderoso selo que proporciona experiências únicas em São Paulo, entre elas a versão brasileira do festival holandês Dekmantel, que foi considerada um divisor de águas para os festivais de música eletrônica no cenário.

Ao vivo: Autenticidade e apreço por sons retrôs e tropicais.

Uma visão: “O Brasil já fincou seu lugar no mapa da musica eletrônica mundial, o momento atual é ótimo para o mercado da musica eletrônica em geral. Nos últimos anos diversos movimentos, festas e coletivos surgiram e isso vem enriquecendo muito a cena por aqui. Já decolamos de vez e isso vai ser mais nítido nos próximos anos” (Nascii para o Music Non Stop).

Horário de apresentação: 23h-00h.

Rodrigo Airaf é colaborador eventual da Phouse.

LEIA TAMBÉM:

Saiba tudo sobre o Caos, novo clube do underground de Campinas

Ney Faustini: “Estude música, mais do que você já estuda”

Eli Iwasa lança mix para série com ex-alunos da Red Bull Music Academy

Receba novidades no e-mail

Receba o melhor da Phouse em seu email!

:::. ALEATÓRIAS / LEIA TAMBÉM

Brasileiro estreia por selo expressivo do underground global

Hauy colabora em coletânea de inverno da All Day I Dream

Celebrando 10 anos, Colours anuncia Joris Voorn

Festa gaúcha vai comemorar uma década em abril

Bloco de música eletrônica terá seu próprio trio elétrico neste Carnaval

Unidos do BPM vai atuar em São Paulo e em Brasília

Flow & Zeo: uma história de amor na música

Casal dentro e fora dos estúdios, Marian Flow e Zeo Guinle falam sobre trajetória, gravadoras e o Rio de Janeiro

Tiësto promove música inédita de Vintage Culture

DJ publicou uma palinha de seu show no Instagram

Steve Aoki revela collab com Alok

Informação foi divulgada pelo G1

Justice, Silk City e Mura Masa levam Grammy para casa

Artistas foram os nomes premiados pelo lado da dance music nessa edição

Ouça “All I Want Is You”, do DJ e produtor carioca Zabot

Via Liboo, som vem pra refrescar o verão brasileiro

Tomorrowland anuncia os primeiros 15 nomes para 2019

Diversas outras atrações devem ser reveladas ao longo da semana

Trio sem cordas em Salvador terá Major Lazer e Tropkillaz

Grupo ÀTTØØXXÁ, que mistura ritmos brasileiros e música eletrônica, também estará no rolê