* Por Danilo Bencke
* Edição e revisão: Flávio Lerner

Há tempos que as marchinhas de Carnaval estão fora de moda. Dançar com o dedinho para o alto ao som de “mamãe eu quero mamar” ou “a pipa do vovô não sobe mais” é definitivamente algo que os jovens não fazem hoje em dia. Durante um tempo, o axé preencheu esse espaço vazio deixado, mas isso parece estar mudando de novo.

Cada vez mais a música eletrônica vem ganhando espaço nessa época. O que começou como resistência, como o Festival Soulvision, que acontece esse ano em Altinopólis entre 1º e 05 de março, agora atinge diretamente o mainstream do Carnaval, os trios elétricos de Salvador. Entre eles, um bloco puxado por ninguém menos que o Major Lazer, além do Bloco Sollares, que neste ano trará FISHER e Chemical Surf.

+ 10 super dicas para um Carnaval com muita música eletrônica

Até aí nenhuma grande novidade, já que o próprio Alok já movimentou mais de 100 mil pessoas em um carnaval de rua em Curitiba, que contou também com ILLUSIONIZE e os DJs curitibanos Rafael Araújo e SoundCloup. É possível dizer que foi uma porta de entrada para esse tipo de eventos na cidade, que neste ano teve a CarnaVibe apresentando alguns dos melhores DJs do país, como Renato Ratier, Gustavo Motta, Gabriel Boni e Victor Ruiz.

As grandes capitais não estão de fora dessa onda. Na verdade, no Rio de Janeiro o carnaval eletrônico já virou tradição com o Rio Music Carnival, que neste ano chega a sua décima primeira edição, trazendo nomes de peso como DJ Snake, FISHER e CamelPhat, além dos super badalados Vintage Culture e Cat Dealers. São Paulo também não fica para trás, seja no Carnaval de rua, com blocos como o Unidos do BPM e o Frita Comigo, ou em eventos como o Ame Laroc Festival, que conta com os renomados produtores Dubfire, Hot Since 82 e Seth Troxler, entre muitos outros.

+ Alphabeat lança compilação para celebrar o Carnaval

Quem busca uma festa à beira-mar, com piscina e clima do verão, não pode deixar de aproveitar o Carnaval eletrônico 2019 do P12 Parador Internacional, na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. Com eventos confirmados do Só Track Boa e Brazil Carnival, esse é um destino certo para os amantes da música eletrônica, que possui ainda nos arredores os super clubs Green Valley e Warung, que, como de costume, também possuem programação especial no feriado.

Todavia, não são apenas os eventos carnavalescos que estão cada vez mais voltando para o eletrônico; os grandes artistas pop do momento também estão mais envolvidos com a cena. Por exemplo, a grande artista pop do momento Anitta, já tinha feito uma parceria com o duo Tropkillaz em “Vai Malandra”, e agora repete a dose com “Bola Rebola”, além de outra parceria, desta vez com o duo Jetlag, em uma versão eletrônica da música “Zé do Caroço”. Até artistas exclusivos do axé, como o cantor Léo Santana, estão apostando na música eletrônica para o Carnaval. O artista fez uma parceria com a DJ Thascya em “Que seja com você”.

Em suma, o Carnaval eletrônico tem cada vez mais se espalhado pelo país e vem ganhando mais adeptos a cada ano. Seja nos grandes eventos ou com grandes artistas, a moda está começando a pegar. De fato, o sentimento da tradicional festa brasileira se funde bem com o velho conceito de PLUR (Peace, Love, Unity and Respect — paz, amor, unidade e respeito). Então, good vibes aos foliões da música eletrônica!

Danilo Bencke assina a coluna da AIMEC na Phouse.

Receba novidades no e-mail

Receba o melhor da Phouse em seu email!

:::. ALEATÓRIAS / LEIA TAMBÉM

10º Green Valley Gramado terá Vintage Culture e lote limitado

Novas atrações da edição de 10 anos devem ser reveladas em breve

L_cio cria novo projeto para live acts em São Paulo

Programada para junho, a primeira edição da AKT traz o produtor alemão Stimming

Experimentalismo de arrepiar: ouça o primeiro EP do paulista Urro

Alter ego do paulista Silenzo traz originais e remixes de Epiphania e VAntonio

Celebrando os 20 anos da VANDIT, Paul van Dyk lança sublabel

VANDIT Next Generation será dedicada à promoção de novos artistas

Nova edição da Só Track Boa no Green Valley terá Chris Lake

Quarta edição da label no GV marca nova fase do clube

Confira o cronograma completo do DGTL São Paulo

Horários dos três palcos e do after foram revelados

Turnê do Swedish House Mafia terá hit orquestrado

Compositor confirmou a informação do jornal sueco Dagens Nyheter

Mais 16: Tomorrowland dá sequência a 2ª fase em novo anúncio

Continuando a saga diária de revelações do lineup

Treta: CHVRCHES cobra marshmello por colaborar com Chris Brown e Tyga

Cantor reage, e sua base de fãs faz comentários raivosos e ameaças de morte ao trio escocês

Time Warp lança aftermovie da 1ª edição brasileira

Pra deixar todo mundo no clima para novembro