Encephalophone

Cientistas desenvolvem dispositivo para criar música através do pensamento

O médico e músico americano Thomas Deuel desenvolveu o Encephalophone (patente ainda pendente), uma espécie de touca com sensores que captam a atividade cerebral e transformam os seus sinais em notas musicais — ou seja, será possível fazer música através do pensamento. Com a engenhoca acoplada a um sintetizador, o usuário pode fazer sua composição com vários sons derivados de sua própria mente, sem nenhum conhecimento musical prévio. A invenção foi feita através de estudos e testes em um laboratório independente na Universidade de Washington, em colaboração com o físico Felix Darcas.

+ Empresa cria juicer que faz sucos a partir das suas músicas favoritas

A ideia do Encephalophone surgiu quando o Dr. Deuel observou pacientes que tocavam música antes de sofrer um derrame ou dano motor e não podiam mais tocar seus instrumentos. Ele então divagou em cima da ideia de produzir um computador/cérebro instrumento. O método utilizado foi o da eletroencefalografia, que apesar de antigo e de no passado não traduzir sons capazes de se tornarem uma música, atualmente já foi desenvolvido o suficiente para atender as necessidades do instrumento criado pelo médico.

+ Esta nova tecnologia pode reduzir drasticamente o problema das filas

O dispositivo se encontra em fase de testes, mas os testes preliminares foram bem-sucedidos — 15 voluntários conseguiram criar música sem nenhum treinamento prévio. A intenção é utilizar o novo instrumento para reabilitar pacientes que foram vítimas de AVC ou também pessoas com deficiências motoras.

Via: Mixmag

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS