Berghain

Como novos complexos comerciais podem enfraquecer a idolatrada cena clubber de Berlim

“Capital mundial do techno”, o Berghain é um dos clubs ameaçados pelo processo de gentrificação que lentamente se instaura em seus arredores.

Recentemente, rumores têm surgido sobre uma ameaça à cultura de pista berlinense, sobretudo ao Berghain — um dos clubs mais icônicos e reverenciados pelos fãs de techno no mundo todo. Isso porque um novo complexo comercial está sendo construído perto da boate alemã, que fica na divisa dos bairros Kreuzberg e Friedrichsain. O projeto visa uma área de lazer familiar com direito a shopping, boliche, cinema e restaurantes, o que atrairia outro perfil de público para a região [leia-se, gente endinheirada].

A suposição, levantada pela conceituada revista alemã Electronic Beats, pode parecer exagerada, mas a matéria lembra que o clube antecessor Ostgut foi fechado em 2003 por motivos muito parecidos — demolido para a construção da arena O2 World Berlin [hoje Mercedes Benz Arena] em seu lugar. Assim, os donos foram forçados a se mudar, abrindo o Berghain a 100 metros de distância do antigo Ostgut, em 2004. É justamente no entorno da arena, atualmente deserto, que o novo complexo vai se desenvolver, com previsão para inauguração em 2018 — segundo a Dazzed, o projeto é bastante semelhante ao que há nos arredores da O2 Arena de Londres.

Ainda de acordo com a Electronic Beats, o RAW Gelände, outro ponto importante da vida noturna berlinense [também próximo ao Berghain], será substituído por mais um complexo comercial, com lojas de roupas e supermercados. Assim, tudo indica que a região está no começo de um processo de gentrificação — quando determinado ponto de uma cidade é invadido pelo comércio, o que faz com que a zona torne-se mais valorizada, aumentando os preços dos imóveis e, por sua vez, atraindo um público mais abastado e “expulsando” os moradores antigos. E é exatamente esse processo que ameaça o prolífico e reverenciado underground clubber de Berlim.

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer ganhar 23 mil reais para montar o estúdio dos seus sonhos?

Se você é DJ e produtor musical não perca essa oportunidade.
Inscreva-se gratuitamente no Burn Residency 2019.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS