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Conexão Detroit–Berlim é tema de conferência sobre techno na Alemanha

Phouse Staff

Publicado em

30/05/2018 - 20:15
Detroit Berlim
Arte da berlinense Kathrin Kuhn mostra a conexão entre as duas cidades, simbolizadas pelo Berghain e a Estação Central de Michigan. Foto: Reprodução
“Detroit–Berlin: One Circle” apresenta sincronia musical das cidades

Para celebrar o eixo musical entre Detroit e Berlim no techno, o Teatro HAU traz a conferência Detroit–Berlin: One Circle. Com programação diversa, entre painéis, shows e entrevistas, o evento, que começou nesta quarta-feira (30) na capital alemã, vai até o dia 02 de junho e promete mostrar a relação musical e a importância dessa conexão entre as duas cidades para a história e evolução do estilo.

A história do techno começou em Detroit, Michigan, nos anos 80. Inspirado pela recém-fundada house music que vinha sendo testada em pistas de dança de cidades do país — sobretudo Chicago —, o estilo começou por meio dos experimentos do chamado Belleville Three: Juan Atkins, Kevin Saunderson e Derrick May. Nos anos 90 o gênero se espalhou para fora dos Estados Unidos e chegou às pistas da Europa. Na Alemanha, o techno foi melhor recebido em uma Berlim recém-unificada, onde encontrou terras férteis para crescer e se tornar elemento essencial da cultura da capital.

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Ainda assim, a conferência não se concentra apenas na rica troca musical entre as duas cidades — também leva em consideração a prática artística e os debates sobre políticas urbanas. Para se ter uma ideia, estão em pauta temas como “Urbanização do capital: sobre a crítica da economia política da cidade”,  “O Potencial — intercâmbio subcultural para o desenvolvimento urbano” e “Como o techno veio para a Europa”.

Entre as atrações, os destaques são Juan Atkins, Marc Hegmann (fundador do club Tresor) e membros do coletivo Underground Resistance. Haverá também uma noite inteira dedicada à relação entre o hip-hop e o feminismo. O lineup completo pode ser conferido no vídeo abaixo.

Você pode obter mais informações sobre a programação no site do Teatro HAU.

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Clubes de Berlim estão prestes a receber do governo até cem mil euros cada

A atitude visa melhorar a relação entre vida noturna e população local

Phouse Staff

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Berlim
Foto: Reprodução

Há um ano, noticiamos sobre um grande investimento do governo de Berlim para um novo programa de proteção contra ruídos para casas noturnas. A novidade é que, no último dia 28, a medida entrou em vigor, e o conselho local disponibilizou cerca de um milhão de euros na tentativa de reduzir a briga entre baladas e moradores de áreas residenciais.

A capital, dominada em grande parte pelo cenário eletrônico, vê como positiva essa cultura pelo retorno econômico que ela dá cidade. Por esse motivo, está se esforçando a ajudar novos e antigos clubes a não fecharem pela falta de investimento em um isolamento acústico eficiente.

+ Governo de Berlim investe um milhão de euros na vida noturna da capital

A partir de agora, será possível solicitar apoio ao estado através da “Comissão dos Clubes de Berlim”, em que casas noturnas de maior importância poderão receber até cem mil euros, enquanto espaços menores devem ficar com até metade deste valor. A partir de fevereiro, especialistas se reunirão para escolher quem serão os beneficiários.

O modelo de subsídio é baseado em um programa já existente em outra cidade do país: Hamburgo. As informações são do Resident Advisor, com base na notícia do jornal alemão Der Tagesspiegel.

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De “Clarity” a “The Middle”; conheça as histórias por trás dos grandes hits de Zedd

Artista dá detalhes em entrevista à GQ

Phouse Staff

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ZEDD
Foto: Reprodução

Zedd concedeu uma entrevista à revista inglesa GQ, em uma série chamada Most Iconic Tracks. Ao longo de 12 minutos, o artista relembra suas faixas de maior sucesso e conta detalhes por trás de suas produções.

O jovem produtor revela que seu envolvimento com a música começou desde cedo, quando escreveu e fez suas primeiras gravações, por volta dos cinco anos de idade. “Meus pais trabalhavam o dia todo, e eu e meu irmão apenas sentávamos, escrevíamos e gravávamos música”, explica.

Ao relembrar sua trajetória musical, o primeiro hit a ser lembrado foi “Clarity”, faixa que lhe garantiu o Grammy de Melhor Faixa de Dance Music em 2014. “’Clarity’ é definitivamente a música que moldou a minha carreira. Eu diria que ela me estabeleceu como um artista de música eletrônica que coloca muito foco nos vocais, nas letras e nas emoções”.

    

Ele continua a entrevista contando como a música quase acabou ficando de fora do álbum devido ao prazo, e também como escolheu a cantora britânica Foxes para o vocal.

O papo segue com todos os detalhes da construção por trás de outros hits, como “Spectrum”, “Stay the Night”, “Break Free” e chega a “The Middle” — música que concorre a três prêmios no Grammy de 2019.

No final, Zedd ainda falou mais sobre seu recente remix de “Lost in Japan”, para Shawn Mendes: “Eu amei o remix, amo tocá-la, amo ouvi-la. É uma vibe diferente do que eu normalmente faço, é mais chill e groovada, e também é definitivamente diferente para o Shawn, mas acho que essa combinação funcionou magicamente”.

A entrevista completa pode ser conferida abaixo, em inglês.

 

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Um dos mais conceituados clubes de Nova Iorque anuncia fechamento

Inaugurado em 2003, o Output é considerado uma das casas mais importantes do underground da cidade

Phouse Staff

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Output
Foto: Reprodução

Após seis anos proporcionando grandes noites de house e techno aos clubbers, o renomado Output, de Nova Iorque, está prestes a dar adeus. A informação surgiu como rumor na imprensa internacional e acabou confirmada ontem pelo clube.

A última festa está marcada para a virada de ano, com um all night long de John Digweed, que vai tocar das 22h às 08h da manhã, em um total de 10 horas de set. Ainda estão escalados para o mês de dezembro nomes como Danny Tenaglia — que anualmente sedia sua festa de Natal no dia 25 —, Seth Troxler, Hot Since 82 e Solardo, em um B2B com o Gorgon City.

Em um comunicado nas redes sociais, a organização explicou que “uma confluência de fatores contribuiu para este fim”, como “tendências sociais mudando rapidamente, condições de mercado desfavoráveis e perspectivas financeiras enfraquecidas”, o que ocasionou um “surgimento simultâneo de múltiplos desafios existenciais para as circunstâncias do clube”.

A notícia divulgada oficialmente através das redes sociais chocou muitos fãs.

 

Inaugurado em janeiro de 2013, o clube do Brooklin teve uma participação importante no cenário local. Com dois andares — incluindo um terraço com linda vista para o horizonte da cidade —, o lugar sempre aceitou pessoas de todos os tipos, nunca trouxe nenhum tipo de lista VIP e sempre praticou valores considerados justos nos ingressos. O foco principal é a diversão e a música, o que pode ser provado pelo seu poderoso soundsystem Funktion-One, um dos mais renomados do planeta.

A exemplo do underground berlinense, o Output possui também uma forte política de não permitir celulares na pista, o que não é tão comum no cenário de Nova Iorque. Para os defensores da prática, isso ratifica o espírito de que a casa é um espaço com situações únicas para serem vividas e curtidas no momento — e não para ostentação —, e fortalece o sentimento de igualdade.

Esse é um dos diferenciais do clube que ficará marcado na memória dos frequentadores, DJs e de todos os outros que viveram parte dessa história.

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