RMC Luckas Wagg

Confira as primeiras novidades confirmadas para o Rio Music Conference 2016

Em sua oitava edição, encontro que reúne grandes nomes da indústria da música eletrônica mundial acontece na revitalizada Zona Portuária do Rio de Janeiro

O Porto Maravilha, atual cenário cultural carioca que abriga o Museu de Arte do Rio (MAR) e o recém-inaugurado Museu do Amanhã, servirá de palco para o maior evento de “Live Entertainment & Content” voltado para a indústria da Dance Music no Hemisfério Sul: o RMC – Rio Music Conference, que realiza sua 8ª edição nos dias 27, 28 e 29 de janeiro.

A organização do RMC 2016 aposta neste novo espaço carioca por sua total conexão com o evento: reúne a linguagem da arte e da cultura, tendo o futuro, a sustentabilidade e a tecnologia como pano de fundo.

Os eventos Rio Music Conference são compostos por uma série de conferências sobre o setor da música digital, e reúnem profissionais, artistas e especialistas do mundo inteiro em painéis, workshops, espaços de networking e debates sobre o mercado do entretenimento e da música digital, gestão de negócios da indústria criativa, além de, claro,  discutir novas tendências e oportunidades em tempos de crise. 

Isso se faz possível porque o RMC cobre o país com suas 7 etapas por ano (a principal no Rio e mais 6 regionais), além do networking de seus mais de 920 embaixadores RMC espalhados por todo Brasil, das 17 categorias do Prêmio RMC, de sua atuação internacional e de seus dois veículos de comunicação: o Portal RMC, sobre o trade musical e o Anuário de Mercado.

O mercado nacional figura entre um dos principais da Dance Music no mundo, ao lado dos Estados Unidos e da Europa. “No início de um ano de grandes eventos, num espaço cultural totalmente revitalizado, promovemos a troca de informações e experiências entre os maiores profissionais da musica e do entretenimento, impulsionando a economia criativa e o turismo na cidade”  explica Claudio da Rocha Miranda Filho, fundador e diretor executivo do RMC, que estima receber um público de mais de 120 mil pessoas em 14 dias de evento.

Nascido e criado no Rio de Janeiro, o RMC tem Edições Regionais em cidades como São Paulo (Edição América Latina), Curitiba (Edição Sul), Brasília (Edição Centro-Oeste), Manaus (Edição Norte), Recife (Edição Nordeste) e Belo Horizonte (Edição Sudeste) cobrindo todo o país. Mas é no período que antecede o Carnaval que o RMC retorna para o Rio, com sua edição Principal, onde apresenta um evento que surpreende a cada ano, seja por seu crescente amadurecimento em conteúdo ou pela presença das maiores mentes desta indústria no mundo. E desta vez, não haveria melhor lugar para receber uma instituição verdadeiramente carioca: o belíssimo complexo do Porto Maravilha, no coração da Cidade Maravilhosa e com vista para a famosa Baía de Guanabara.

Em suas atividades acadêmicas e de negócios, a edição principal do RMC 2016 receberá mais de 120 palestrantes, sendo 24 deles vindos de países como Alemanha, Chile, Estados Unidos, Espanha, Holanda, França e Grã-Bretanha.

ATIVIDADES ACADÊMICAS & DE NEGÓCIOS

No dia de abertura (27/01) acontece a  cerimônia de entrega do V Prêmio RMC, que reconhece os destaques da indústria nacional em 17 categorias e conta ainda com o  lançamento e a distribuição da 5ª Edição do Anuário de Mercado RMC, que traz números e análises relevantes do segmento, com cerca de 200 páginas em português e inglês.

Em seus três dias de painéis, estão programadas diversas atividades em cinco espaços simultâneos no Mar e no Museu do Amanhã. Para as palestras e debates, confirmados nomes importantes no cenário internacional, entre eles:

Roland Leesker (Get Physical), Rogier van Twuijver (School of House), Underlord (DJ/Producer), Laurence Malice (Egg London), Kyle Evans (Egg London), Liam Negus-Fancey (The Physical Network), Karsten ter Hoeven (ADE), Nicolas Barlaro (Ultra Brasil), Sean Wilder (Immersive), John Munro (Immersive), Sergio Gordilho (Africa / Grupo ABC), Sebastian Sobczak (Tsu), Alex Jukes (Jukebox PR), Scott Richmond (EDMX), Gary Smith (ADE/RMC), Mark Lawrence (AFEM) e Sven Marquardt (Berlin nightlife legend), entre outros. 


Para Pedro Nonato, diretor internacional do RMC, “O crescimento da presença de participantes nas atividades de negócios e acadêmicas e o alto nível dos palestrantes reflete a maturidade e o reconhecimento do RMC no cenário mundial da música eletrônica”.

Nonato aponta ainda que, elencados,  os eventos RMC, atuam como “gateway” e “hub” da indústria da “dance music” por meio das suas plataformas de “trade” – o Rio Music Conference, com conferências, debates e workshops em sete cidades no Brasil – e ainda de “público final” – o Rio Music Carnival, com seus shows oficiais, seu club week e seu festival de carnaval de cinco dias no Rio de Janeiro.

Por meio de sua  atuação internacional, o RMC tem acordos de cooperação e troca de conteúdo com os principais festivais e conferências do mundo, como o ADE (Amsterdam Dance Event), WMC (Winter Music Conference, de Miami), EDMBiz (de Las Vegas), a PEW (Paris Electronic Week) e o IMS (International Music Summit, de Ibiza). Desde 2014 o RMC ainda possui ainda um acordo especial com o ADE Global Internship Program, e recebe este ano, pela terceira vez, um estudante holandês para um estágio de três meses em sua sede no Rio de Janeiro.

No âmbito da Association for Eletronic Music, a associação global que representa os interesses desta indústria, Claudio da Rocha Miranda Filho tem dois assentos, um como membro do Advisory Board e outro no Executive Board para a área de “Live Entertainment”. Já Nonato tem assento no Executive Board para a área de “Not for Profit & Education”.

 CLUB WEEK RMC

O RMC Club Week acontece de 27 de janeiro a 09 de fevereiro e será uma plataforma de envolvimento dos estabelecimentos ligados à indústria do entretenimento com DJs e artistas convidados em clubes espalhados pela cidade.

FESTIVAL DE CARNAVAL RMC

Além das suas atividades acadêmicas e de negócios, acontece também  em plena folia carioca – do dia 05 a 09 de fevereiro – Rio Music Carnival, na Marina da Glória, com performances de alguns dos principais DJs nacionais e internacionais da EDM (eletronic dance music), como: Hardwell, Axwell, Alok, Kolombo, Vintage Culture, Bakermat, Gabe e Rodrigo Vieira, entre outros.

SIGA A PHOUSE:
INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | SPOTIFY

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS