Zurich

“Cultura techno” de Zurique é nomeada “herança cultural intangível”

Zurique, a maior e mais famosa cidade da Suíça, reconheceu, através da UNESCO, a “cultura techno” local como parte da sua “herança cultural intangível”. O site da UNESCO afirma que essa iniciativa de nomear patrimônios culturais surgiu para “apoiar os países membros em seus esforços de preservar a diversidade cultural do mundo em um ambiente internacional de constante mutação”. Na prática, porém, não haverá nenhuma diferença em termos legais para Zurique.

A decisão vem na esteira de um reconhecimento global da cultura de pista ao redor do planeta. Em algumas cidades europeias, governos contam com a presença de embaixadores da vida noturna, como o Night Czar em Londres e o Night Mayor, em Amsterdã; na Alemanha, o Berghain foi reconhecido como “alta cultura”, o que baixou drasticamente sua taxa de impostos; em Detroit, há anos já se comemora a “Semana do Techno”, e mais recentemente o prefeito se reuniu com artistas para fomentar o turismo em torno do gênero.

+ Prefeito de Detroit discute fomentar a vida noturna da “capital do techno”

A América do Sul, porém, ainda está bem longe desse tipo de realidade; no Brasil, não tem sido incomum o poder público — aliado muitas vezes à imprensa — não apenas não incentivar, como lutar contra a realização de festivais e festas de dance music.

* Flávio Lerner é editor-assistente na Phouse; leia mais de suas colunas.

LEIA TAMBÉM:

Uma pataquada histórica ameaça cancelar o show do Kraftwerk na Argentina

Prefeitura de São Paulo causa revolta ao interditar festa itinerante

A Jovem Pan e o “jornalismo” que atrasa a música eletrônica no Brasil

Quem ainda tem medo da música eletrônica?

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PHOUSE MUSIC
SPOTLIGHT