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Conhecimento

História e cultura da música eletrônica: Camilo Rocha ministra curso em SP

Flávio Lerner

Publicado em

26/10/2017 - 14:18
História da música eletrônica
Curso inédito no Brasil, “O SOM DO FUTURO PASSADO” busca explorar as raízes e o legado da cultura das pistas de dança em nossa sociedade
* FOTO: O pioneiro Giorgio Moroder em seu estúdio futurista, nos anos 70

Passa longe de ser novidade o fato de que a música eletrônica mais do que cresceu e explodiu nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Cada vez mais ela se funde com outros gêneros, penetra na cultura pop e dita novos padrões de estética e de consumo. Mas o quanto todos os fãs apaixonados por essa cultura, e mesmo os DJs e produtores, refletem sobre suas raízes e seu papel na sociedade? O quanto essas pessoas conhecem de sua história e de seu legado?

É pensando nessas e em outras questões que o DJ-jornalista Camilo Rocha está inaugurando o curso O SOM DO FUTURO PASSADOCultura eletrônica e sociedade. Hoje repórter especial do Nexo Jornal, o Camilo foi o primeiro jornalista no Brasil a escrever sobre a cena eletrônica e a cultura dos DJs com a seriedade que ela merece, nos anos 90. E se atualmente ele não tem nesse nicho de mercado o seu principal ganha-pão, segue discotecando e, principalmente, sempre ligado no que vem rolando por aí. Por isso, naturalmente, é uma das pessoas mais indicadas a ministrar algo desse calibre.

“O curso vai girar em torno da história da música e de suas relações com a sociedade. É uma mistura desses eixos, pensado em ampliar repertório e fazer conexões entre períodos e manifestações diferentes. Por exemplo, qual foi o contexto em torno dos primeiros experimentos com instrumentos eletrônicos na década de 50, ou como a música eletrônica foi a trilha para a expressão de minorias como a comunidade LGBT e negros”, explicou o Camilo, em contato com a coluna.

“A parte histórica, de origem e desenvolvimento, tem um peso grande. Seja Alok ou L_cio, todos compartilham as mesmas raízes.”

As aulas começam no próximo dia 09 e se estendem por todo o mês de novembro, sempre nas quintas-feiras à noite, no Birô Espaço Compartilhado, em São Paulo. Serão, portanto, quatro encontros semanais de duas horas, em que o jornalista vai passar um pouco do seu conhecimento e convidar à reflexão sobre temas como “A música eletrônica e a diversidade”, “Onde está a arte no trabalho do DJ?”, “Qual a diferença entre techno e house?”,Kraftwerk é mais importante que Beatles?”, “O papel da rave na infância da internet”, “Como a tecnologia barata criou novos gêneros musicais”, “A influência de conceitos como minimalismo, remix e sampling”, “A música eletrônica ainda é a música do futuro?” e “Como a queda do Muro de Berlim influenciou a pista de dança”.

Conheça a história de um dos clubs mais lendários de todos os tempos

Nesses encontros — que também vão contar com participações especiais de personalidades da cena — a proposta é de explorar “décadas de história musical e seu impacto social por meio de aulas expositivas”, através de bate-papos e muita análise de faixas, discos e DJ sets. Como diz parte do release: As músicas serão o fio condutor: faremos audições de faixas e trechos, em áudio e vídeo. A partir destas, virão explicações sobre os artistas, contexto social e cultural, análise musical e seu papel na história. […] Alunos serão estimulados a pensar sobre aquilo que ouvem, a perceber detalhes e nuances.

“A parte histórica, de origem e desenvolvimento, tem um peso grande. Seja Alok ou L_cio, todos compartilham as mesmas raízes”, continuou me contando o Camilo, destacando a importância de se conhecer a história da cultura DJ. “Também trabalharemos com muitas variantes de cada gênero musical. No último dia, vamos falar de máquinas e equipamentos para que os alunos entendam como se cria música eletrônica, para que servem e como operam equipamentos e softwares, mas não de maneira técnica. Sinto que muita gente simplesmente não faz ideia de como essa música acontece.”

“Sinto que muita gente simplesmente não faz ideia de como a música eletrônica acontece.”

Por mais que o foco seja no universo da cultura eletrônica e da arte da discotecagem, Rocha também deixa claro que pessoas que não atuam diretamente nesse nicho cultural são algumas das que mais podem ter a aprender: “Muita gente tem buscado o conhecimento extra, para além do escopo de sua área profissional. Por exemplo, se trabalho com direção artística de eventos, às vezes preciso saber mais sobre certo período histórico ou estético. Se minha área é cinema, às vezes aparece um trabalho que tenha envolvimento de música ou arte”, concluiu.

Volte no tempo e reviva raves históricas

Os interessados podem conferir mais detalhes e ver todo o cronograma de aulas no evento do Facebook. São apenas 20 vagas disponíveis, e para se inscrever basta entrar em contato através do e-mail contato@obiro.com.br. O pacote sai por R$ 400,00 à vista ou duas vezes de R$ 220,00.

Fica a expectativa para que a iniciativa dê certo, e estimule, além de novas edições e novos módulos, outros tipos semelhantes de debate, estudo e reflexão. A cena eletrônica brasileira agradece.

Flávio Lerner é editor da Phouse; leia mais artigos de sua coluna.

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Review

“Pedra Preta”, o 1º álbum do Teto Preto, é um grito de resistência

O celebrado grupo do underground paulistano mostra sua maturidade artística em seu primeiro full lenght

Alan Medeiros

Publicado há

Pedra Preta
Foto do clipe de "Pedra Preta": Reprodução/Facebook

Nos últimos anos, São Paulo se transformou em um caldeirão cultural com uma chama multicolorida a iluminar um mar de ideias brilhantes. Nesse cenário, diversas mentes criativas surgiram, mostraram a que vieram e se tornaram referência para uma série de iniciativas que passaram a pipocar pelo país. No olho desse furacão, exercendo posição de protagonismo, lá estava a Mamba Negra e, consequentemente, o Teto Preto.

A relação entre festa e grupo é intrínseca. O Teto Preto nasceu na pista da Mamba e obviamente foi criado por frequentadores e entusiastas da festa. Nesse processo, o grupo foi decisivo para construção do perfil sonoro que tanto marcou a Mamba Negra frente ao seu público. Muito além da música, estamos falando de arte em diferentes camadas — estamos falando de representatividade. A festa representa a banda, a banda representa a festa. Por sua vez, o público se sente fortemente representado por ambos.

Os primeiros trabalhos do Teto Preto foram lançados pelo selo da Mamba, o MAMBA rec, em 2016. O EP Gasolina foi prensado em vinil com duas faixas extremamente marcantes: “Já Deu Pra Sentir” e “Gasolina”. O resultado? Dois hits históricos para jornada do grupo. Na sequência, um hiato de dois anos até “Bate Mais”, single em antecipação ao Pedra Preta, primeiro álbum de estúdio completo da banda, que chegou às plataformas digitais neste mês com oito faixas, sendo sete originais e inéditas.

 

Pedra Preta reflete a atual maturidade artística de seus compositores, mas não deixa a chama da ousadia e irreverência se apagar. Novamente, não se trata apenas de música: Laura Diaz (Carneosso), Loic Koutana, Pedro Zopelar, Savio de Queiroz e William Bica promovem um grito de resistência ao longo de todas as faixas que formam o full lenght. A atmosfera densa do disco dita o ritmo de uma narrativa longa e inteligente, que aborda assuntos como a tragédia do Museu Nacional neste ano.

Por falar em “Pedra Preta”, vale ressaltar que a faixa-título do álbum também ganhou um clipe. Lançado ontem, 22, e com duração de mais de oito minutos, o vídeo dirigido por Rudá Cabral, Laura Diaz e Joana Leonzini traz um storytelling denso e aberto a interpretações, mas com uma clara crítica ao conservadorismo da sociedade brasileira e honrosa menção ao perfil de público da Mamba Negra — o trabalho foi coproduzido pela MAMBA rec em parceria com a Planalto. Sem dúvida alguma, Pedra Preta é uma vitória importante para a sobrevivência da cultura eletrônica de vanguarda no Brasil.

  

Alan Medeiros é colaborador da Phouse.

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ESPECIAL

Tha_guts e o som envolvente que rege o selo da Gop Tun

Produtor gaúcho é uma boa mostra do amadurecimento da Gop Tun Records

Alan Medeiros

Publicado há

Gop Tun Records
Tha_guts. Foto: Divulgação

Neste mês de novembro, o coletivo paulistano Gop Tun celebrou seis anos de uma história construída muito em cima da seriedade com que o coletivo paulistano trata seus projetos artísticos, dentro e fora da pista. Referência na cena house/disco brasileira, o atual patamar do projeto permite que algumas de suas iniciativas sejam encaradas como formadoras de opinião.

Para isso, uma das principais ferramentas do núcleo é a Gop Tun Records, gravadora que possui um catálogo ainda enxuto em número de releases, mas que em 2018 e principalmente 2019, deve ser expandido através de uma intensificada no cronograma. Até então, cada ano tinha entre um e dois lançamentos. Neste ano, foi observado um aumento no fluxo, já que até aqui, três releases ganharam a luz do dia através da plataforma criada pelo coletivo paulistano.

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Atualmente, o time de artistas que compõe o quadro de lançamentos do selo é composto por residentes da Gop, por nomes de forte influência frente à indústria nacional (como Renato Cohen) e algumas mentes brilhantes de outras partes do mundo, como HNNY, Prins Thomas e Lauer.

Para os próximos meses, Bruno Protti (aka TYV) e Gui Scott, duas das cabeças pensantes da gravadora, contam que haverá uma expansão no time de artistas, com mais nomes brasileiros e sul-americanos entrando para o casting da label. Sem a pressão de obrigatoriamente pensar em vinil, a Gop Tun Records se mostra mais apta para apostas e ousadias em seu programa de lançamentos.

+ Um papo com os caras da Gop Tun, que estão trazendo o Dekmantel a São Paulo

O último EP da gravadora foi assinado pelo produtor gaúcho Tha_guts, um novo nome frente a geração atual de produtores brasileiros. Guto Pereira, mente por trás do projeto, entregou à Gop um release denso e repleto de referências distintas que se revelam ao longo das cinco faixas originais. O trabalho sucede Plastic Noise, disco que o revelou para o cenário da eletrônica brasileira. Após o full lenght lançado de maneira quase que independente, Guto decidiu se aproximar da música eletrônica de pista em suas jams de estúdio, e o resultado foi esse belíssimo trabalho lançado pelo selo do coletivo.

Ao ouvir as faixas de Mirror, é possível entender essa complexidade envolvente que tange o trabalho do coletivo paulistano em seus mais diversos projetos. Tal fato dá autoridade para que o núcleo e os artistas envolvidos em suas festas e seus releases possam se desenvolver de forma assertiva. Além das cinco faixas originais, Guto também assinou um futuro single com a gravadora, que deve ser trabalhado somente no segundo semestre de 2019. Enquanto isso não acontece, ouça na íntegra o seu mais recente lançamento:

  

Alan Medeiros é colaborador da Phouse.

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LIFT OFF

Psytrance raiz: Mindbenderz lança álbum transcendental pela Iono Music

Review do debut do duo suíço-alemão é o primeiro texto da nova coluna da Phouse

Nazen Carneiro

Publicado há

Mindbenderz
Foto: Reprodução
* Edição e revisão: Flávio Lerner

Instalar foguetes, preparar motores, verificar comunicação, iniciar sequência de lançamento. Cinco, quatro, três, dois, um… LIFT OFF!

Estreamos aqui a coluna LIFT OFF, que, escrita por Nazen Carneiro, traz um olhar sobre a indústria fonográfica psytrance nacional e internacional — estilo da música eletrônica que se manifesta como uma cultura vibrante e com muitos adeptos no Brasil.

De tempos em tempos a cena eletrônica se transforma e, como um organismo vivo, cresce e se reproduz. Um de seus pilares, o psy se reproduziu e está mais presente do que nunca, com “astronautas” consagrados mantendo-se relevantes, assim como novos “cosmonautas” surgem, evidenciando uma realidade produtiva e frutífera para a criação musical.

Com o crescimento do público, as festas também se multiplicaram Brasil adentro, e os produtores passaram a ter mais espaço para caírem no gosto do público da terrinha e de além-mar. Hoje, o psy mantém viva sua cena underground, enquanto estica seus tentáculos a outros nichos, influenciando — e sendo influenciado — até mesmo pela EDM.

Sem mais delongas, confira o primeiro texto abaixo, sobre o novo álbum do Mindbenderz.

 

Formado pelo alemão Matthias Sperlich e o suíço Philip Guillaume, o Mindbenderz traz, sem dúvida, um dos principais lançamentos do ano no cenário psytrance. Os veteranos, que são muito respeitados na cena eletrônica individualmente como Cubixx e Motion Drive, juntos ficam ainda mais fortes. É o que se vê no álbum Tribalism, lançado em 31/10, pela Iono Music.

O álbum conta com nove faixas que somam mais de 75 minutos. A primeira, “A New Dawn”, traz desde o primeiro minuto muita energia e reflexão num som que conduz o ouvinte a outra dimensão. A segunda faixa dá sentido a expressão “lineup” numa ascendente contínua, revelando uma verdadeira jornada ao desconhecido que segue até meados da faixa seis — “Hybrids” —, causando aquele frio na espinha. Nesse momento de percepção cósmica, uma pausa reconecta o corpo e mente à nossa tribo, e há de fato uma sensação híbrida de se estar em ambas as realidades ao mesmo tempo.

A essa altura, o álbum apresenta suas três últimas faixas no ápice de uma jornada espiritual, e nos encontramos num momento épico em que as características sonoras do psytrance alcançam sua maior amplitude, com uma ampla gama de efeitos numa base transcendental. É puro trance. A mente processa essas informações e a energia flui na forma de dança.

Voltamos para a Terra, mas a memória do que acaba de acontecer permanece. Tontura; excitação… O reator psicodélico agora transforma a energia através de instrumentos humanos. A última faixa dá nome ao álbum. “Tribalism” une percussões especiais, agogô, psy, Ayahuasca e vocais de xangô. Todos no mesmo pitch, como uma onda. Algo nos une, nos traz ao dancefloor, tornando-nos verdadeiramente uma tribo.

Tribalism revela uma composição muito bem realizada, fruto de meses de trabalho e muito detalhismo. Cada segundo do álbum revela a ação do Mindbenderz em promover um som extraordinário e comprometido com aquele pegada tribal, sem deixar de lado os elementos mais futuristas.

No momento do fechamento deste artigo, o álbum ocupava a primeira posição no Top 10 de psy do Beatport, o que mostra a força desse som mais ligado às raízes do estilo entre os DJs e produtores.

Nazen Carneiro é colaborador da Phouse.

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