* Artigo publicado originalmente pelo nosso colunista Flávio Lerner no LOFT55, em dezembro de 2014

Lançado em dezembro, filme O QUE É NOSSO mostra como coletivos de DJs de São Paulo utilizam a cultura de pista como ferramenta de transformação social.

doc1

A Metanol ajuda a abrir um caminho pra se pensar a música de maneira mais ampla e ao mesmo tempo entender que a música é uma ferramenta de mudança [Akin Deckard – Metanol FM]

“Vamos supor que frequentamos uma festa em que, em apenas uma noite, estaremos vivendo uma república de desejos saciados. Não deveríamos admitir que essa noite teve mais realidade e força política do que, digamos, todo o governo norte-americano?”

É com a frase do filósofo anarquista Hakim Bey que o livro Last Night a DJ Saved My Life [1999, Bill Brewster e Frank Broughton] inicia o capítulo O DJ enquanto um fora-da-lei. E continua: “Dançar é um ato político. […] Uma pista de dança é uma ação coletiva, fazendo de você um participante ativo. Você está criando o evento, e não apenas o consumindo. Um bom DJ pode suspender a realidade. Dance a sua música e você se esquece das suas contas não pagas e da sua luta por promoção. Você adia tudo aquilo que mantém a roda das nossas democracias capitalistas girando, e as troca por necessidades mais humanas — ou animais”. O livro segue o raciocínio para explicar como as raves e até mesmo o simples ato de juntar pessoas para dançar chegaram a ser ilegais: “Políticos sempre tiveram medo de aglutinações em massa”.

doc2

As festas aqui estão mudando a cidade socialmente, politicamente, sua consciência, sua atitude [Jezmo Clode]

Em São Paulo, fazer festa e dançar não é contra a lei, mas a maior cidade da América do Sul vive hoje, possivelmente, o maior período de força política atrelado à cultura de pista na história do Brasil. Isso fica evidente no documentário independente O QUE É NOSSO – Reclaiming the Jungle, sobre como coletivos paulistas estão revolucionando, através de festas gratuitas na rua, o modo de viver e pensar a cidade. São eventos essencialmente artísticos, baseados nos valores da cultura DJ, com ideais políticos e sociais muito claros — democracia, igualdade, comunhão. Pode-se dizer, sem risco, que eles estão espalhando a mensagem da melhor maneira possível.

doc3

Queríamos aceitar mais pessoas diferentes e quebrar esse padrão de balada elitizada de São Paulo [Thomas Haferlach – Voodoohop]

Tal relação também esteve explicita quando, muito antes de essa cena crescer tanto e de o filme nascer, o DJ e jornalista Camilo Rocha  citou Bey em seu blog,  justamente ao se referir ao primeiro SP na Rua — que é a contemplação de todos esses coletivos promovida pela prefeitura de São Paulo.

Em todo o caso, o filme de Murilo Yamanaka, Allyson Alapont e Jerry “Jezmo” Clode retrata e dá voz às lideranças de cinco coletivos — VoodoohopMetanol FMFree BeatsCarlos Capslock e Venga Venga —, mostrando como, no Brasil, mais do que nunca, fazer festa também pode ser sinônimo de fazer política.

* Está é a primeira parte de artigo publicado pelo autor em seu site LOFT55. A segunda parte, um papo com os diretores Allyson e Jezmo, você lê aqui.

Receba novidades no e-mail

Receba o melhor da Phouse em seu email!

:::. ALEATÓRIAS / LEIA TAMBÉM

Arthur Sobrer – Allier (Original Mix)

Hoje a Phouse Tracks lança “Allier”, uma música progressiva de oito minutos que, segundo…

Première: Aryela – Wrong Way Around

Faixa marca nova fase da DJ e produtora de São Paulo

De volta às raízes: Elekfantz cria novo show voltado ao techno

Embrião do “novo Elekfantz” rolou no Ame Club, e agora está disponível online

Sonho realizado: jovem produtor lança pelo selo de Gui Boratto

Hiago Pauli lançou “Drone” nesta sexta-feira (24), via D.O.C. Records

Segundo portais, Pioneer deve sair do mercado de hardware para DJs

A retirada representaria uma perda enorme para DJs do mundo todo

Alphabeat traz novos sons de Juliana Barbosa e Italo Vieira

Confira os dois lançamentos desta sexta na gravadora brasileira

Totoyov celebra 30º release com VA exclusivo

Gravadora brasileira lançou o material com sete faixas inéditas

Novo álbum do Avicii terá ação de pré-lançamento em São Paulo

Capital paulista será uma das seis metrópoles em que fãs poderão se conectar para ouvir trechos do disco

Binaryh lança “Ophidian”, seu segundo EP pela Nin92wo

Com remix de Danny Oliveira, release saiu nesta terça-feira (07)

Teles e Jorge Pyerre lançam single pela Alphabeat

“Grateful” é o resultado da collab entre os dois artistas