Twin Peaks – Fire Walk With Me (1992) | Pers: Sheryl Lee, Kyle Maclachlan, David Lynch, Kyle Maclachlan | Dir: David Lynch | Ref: TWI023AA | Photo Credit: [ The Kobal Collection / Lynch-Frost/Ciby 2000 ] | Editorial use only related to cinema, television and personalities. Not for cover use, advertising or fictional works without specific prior agreement

Moby, Empire of the Sun, Nicolas Jaar, Flying Lotus, The KLF… Todos se inspiraram em e homenageiam a trilha sonora de um dos seriados mais cultuados de todos os tempos.

Twin Peaks, um dos seriados mais cultuados de todos os tempos, está de volta depois de 25 anos. A série de David Lynch, exibida entre 1991 e 1992, vem criando muita expectativa no universo da cultura pop desde 2014, quando uma terceira temporada foi anunciada duas décadas e meia depois do cancelamento pela televisão norte-americana.

Além da aura surrealista característica de Lynch, um dos elementos mais marcantes do seriado é a trilha sonora de Angelo Badalamenti — compositor presente em diversos outros trabalhos do cineasta. Com isso, as homenagens musicais também têm se feito presentes, com DJs e produtores mostrando toda a sua reverência pelo trabalho de Lynch e Badalamenti.

Na segunda-feira, o consagrado beatmaker Flying Lotus soltou um edit do tema principal de Twin Peaks — uma música que virou um marco, e, suspeito, ajudou a influenciar a geração de artistas da chillwave e do synth pop [“Country”, uma das melhores músicas do Empire of the Sun, parece ter se inspirado demais]. Lotus tinha tocado o edit na semana anterior, num festival em Seattle, que é justamente o Estado onde fica a fictícia cidade de Twin Peaks.

O tema principal da série também já havia sido sampleado por ninguém menos que The KLF, um dos expoentes do movimento acid house. “Build a Fire”, de 1991, faz uso da linha de baixo característica da música de Angelo Badalamenti. Fire Walk With Me?

Ainda melhor que o edit de Flying Lotus é o belíssimo remix que o produtor alemão Theatre of Delays fez de “Laura Palmer’s Theme”, outra das principais músicas que marcaram a série. Com uma pegada trip-hop, o remix foi publicado nessa quarta-feira.

“Laura Palmer’s Theme”, aliás, já havia sido homenageado por ninguém menos que Moby. Um dos seus maiores hits, “Go”, de 1991, leva o sample do tema — tema este que também, indiretamente, integra um “Essential Mix” de Nicolas Jaar. Um áudio com Angelo Badalamenti explicando ao piano como compôs a música abre o podcast de Jaar de 2013 para a BBC. E no WhoSampled, inclusive, consta que nossos amigos do Fatnotronic também teriam sampleado o tema de Laura Palmer — o duo nega, afirmando se tratar de uma coincidência. De fato, a intro de “Gueto de Gent” é muito parecida com a composição de Badalamenti. Inconsciente coletivo? Confira as três músicas em sequência:

Amigo de Lynch, Moby chegou a escrever em sua autobiografia que é muito fã da série, e que depois de assistir a um episódio, decidiu remixar “Go”: o “Woodtick Mix” é, portanto, mais uma referência a Twin Peaks. Mais recentemente, o produtor ainda deu uma declaração misteriosa, alegando que teve que assinar um termo de confidencialidade sobre a nova temporada.

Pra fechar, deixo vocês com esse cover do duo gaúcho The Rise and Fall of Ice-Pick Lobotomy [uma das atrações do Festival Kino Beat de 2015], também lançado na quarta-feira, do “Twin Peaks’s Theme”. “Nós adoramos Twin Peaks (com um lugar especial no coração para Angelo Badalamenti), então resolvemos prestar essa homenagem pouco antes do retorno!”, escreveu a banda.

A estreia da nova temporada de Twin Peaks rola neste domingo, 21, no Showtime.

LEIA TAMBÉM:

O Moby lançou um minidocumentário pra promover o seu livro autobiográfico

Volte no tempo e reviva raves históricas

“Que porra é essa de new beach?”; O Fatnotronic segue mostrando consistência em seu novo EP

Receba novidades no e-mail

Receba o melhor da Phouse em seu email!

You May Also Like

5 motivos para conferir a 2ª edição do Connection Festival, em Curitiba

Celebrando os oito anos da Connection, o rolê será em 06 de julho

PREMIÈRE: Ouça “Zabumba”, faixa título do 1º álbum do Drunky Daniels

Com 13 faixas, trabalho foi eleito o “Álbum da Semana” pelo Traxsource

Protagonismo feminino, B2B ucraniano e drum’n’bass marcaram última abertura do Warung

Nastia e Daria Kolosova foram as grandes atrações da noite, que ainda teve Eli Iwasa, L_cio, Ney Faustini e YokoO

Conheça Blazy, expoente do psytrance nacional

Artista falou à coluna LIFT OFF sobre o lançamento que reflete a nova fase da sua carreira

9 anos de Federal Music: a trajetória do festival em 9 imagens

Uma viagem pela história do famoso evento brasiliense; nova edição rola em outubro

Vintage Culture reconhece erro e se manifesta sobre polêmica no Insta

DJ mostrou humildade depois de postar brincadeira de mau gosto na internet; Everson K analisa o caso

DJ israelense é assassinado em evento no México

Aos 45 anos, Ronen Dahan era conhecido como Perplex, expoente do psytrance

Tech house: a nova menina dos olhos do cenário eletrônico brasileiro

Uma análise sobre a ascensão do estilo nos últimos anos

Quem é WOAK, o jovem piauiense que encantou a Armada Music

Produtor assinou contrato de cinco singles com a famosa gravadora de Armin van Buuren

“O Rio já nasceu sendo a maior praça da AIMEC no país”

Os sócios Roger Lyra e Rafael Nazareth falam sobre a inédita AIMEC Rio