Liminal emplaca duas turnês com a nata do techno global na América Latina

Expoentes internacionais, DVS1 e Dax J têm percorrido o continente

Mantendo o passo firme em direção a se consolidar com uma das principais agências em território nacional, a Liminal coroa um ano que começou com diversos pontos altos em seu decorrer até aqui.

Entre conquistas internacionais inestimáveis para seus artistas, a participação na curadoria de grandes eventos internacionais nas suas edições em solo brasileiro como o DGTL e uma sequência de tours de grande magnitude que integram toda a América Latina, 2019 se mostrou como um dos mais expressivos para sua presença nos mercados regionais.

Neste mês de junho, a agência vem coordenando duas turnês extensas, intensas e simultâneas que trazem o russo-americano DVS1, residente de dois dos bastiões do techno mundial — Berghain e Bassiani —, e o britânico Dax J, demolindo pistas e preconcepções por mais de uma dezena de cidades.

LEIA TAMBÉM:

Este último é um dos mais novos expoentes da sólida tradição inglesa no techno e carrega uma sonoridade bastante única, que faz amplo uso de elementos musicais exóticos e fartos abusos de frequências para chegar a tracks bastante contundentes e envolventes.

Mas sua predileção por uma etnomusicologia prática lhe rendeu problemas sérios quando decidiu usar o chamado islâmico para a prece como parte de uma das suas músicas numa apresentação em um festival na Tunísia, conforme o vídeo abaixo:

O resultado foi uma polêmica que viu uma reação severa das autoridades religiosas locais, que decretaram sua prisão, e parte da comunidade muçulmana mundial pedindo até por sua execução. Por aqui, em nossa vizinhança, imaginamos que ele não vá passar por nenhum tipo de atrito dessa natureza, muito menos na edição de hoje da Tantša em que toca hoje, já que o que ela prega é a devoção ao techno e nada mais.

Já o cada vez mais notório DVS-1 traz uma vasta experiência em praticamente todos os âmbitos que fazem a cena girar: já foi organizador de eventos, engenheiro de P.A., booker, DJ e produtor. Munido de toda essa bagagem, ele conseguiu estabelecer uma ponte bastante rica e singular entre os EUA e a Alemanha através da língua franca do techno, mas numa interpretação bastante pessoal.

Ele também se manteve em bastante evidência ultimamente ao tecer duras críticas à cultura dos festivais e como ela pode ser predatória às cenas locais num vídeo que viralizou e obteve bastante apoio pelo mundo afora.

Esses e outros motivos o trouxeram para tocar na ODD especial realizada em conjunto com o clube georgiano Bassiani, no qual ele ocupa uma residência global, e na Vibe de Curitiba; ambas as festas ferveram ao som de seus sets que se sustentam bastante na percussividade e introspecção para criar um flutuante senso de continuidade.

Tudo isso poderá ser conferido hoje em mais uma noite especial em que a ODD de junta ao Caos em Campinas — conforme você viu aqui.

Confira todas as datas (inclusive as já passadas) das turnês latino-americanas dos dois artistas:

Dax J:

14 JUN 2019, Stereo Showcase, Uruguay

15 JUN 2019, Mental Paraguay, Paraguay

16 JUN 2019, Under Club, Argentina

18 JUN 2019, Techno Youth, Chile

19 JUN 2019, Tantsa, São Paulo

21 JUN 2019, Bassiani Showcase, Mexico

22 JUN 2019, Baum Club, Colombia

23 JUN 2019 – Avalon Club, Colombia

DVS1:

14 JUN 2019 – Vibe Club, Curitiba

15 JUN 2019 – ODD, São Paulo

16 JUN 2019 – Ologram, Asunción

19 JUN 2019 – Caos, Campinas

21 JUN 2019 – Stereo Club, Montevideo

22 JUN 2019 – Under Club, Buenos Aires

Chico Cornejo é colaborador eventual da Phouse.

MAIS LIDAS DA SEMANA