Eletronica:mentes

História da música eletrônica brasileira ganha filme

"Eletronica:mentes" relata o surgimento do gênero no Brasil

Em que ano a história da música eletrônica brasileira começou a ser escrita? Quem foi seu precursor? Quais foram os primeiros trabalhos lançados e como o gênero evoluiu até o que conhecemos hoje? Essas são apenas algumas das diversas questões que são respondidas e mostradas em detalhes através do filme Eletronica:mentes, dirigido por Dácio Pinheiro.

O longa percorre não apenas a história da música eletrônica no país — desde os anos 60 até os dias de hoje —, mas também conta com músicos de diferentes gerações falando de suas relações com o som eletrônico. O foco parece ser na produção e composição, e não na cultura DJ e das pistas de dança.

“Exploramos um pouco da história, mas nos prendemos mais à reflexão sobre o som e o fazer musical nas diferentes gerações tanto dos artistas que gostam de colecionar sintetizadores analógicos quanto dos músicos que usam computadores e se sentem confortáveis nessa plataforma”, contou Dácio Pinheiro, em entrevista ao UOL.

O fio condutor será através de dois personagens principais: Jocy de Oliveira e Jorge Antunes, figuras tidas como pioneiras deste universo aqui no Brasil. O diretor explica que muito do que foi retratado envolve o lado mais experimental e a obsessão pelo som. “Quando você fala de música eletrônica, as pessoas esperam ouvir falar de EDM, DJ, pista, o que é meio óbvio. E a gente sentiu que não existia um documentário no Brasil que falasse de onde isso veio”, continuou o diretor.

Em pouco mais de uma hora, o filme promete resgatar a ascensão e os desdobramentos que a música teve no país, além de trazer casos curiosos de alguns personagens e fazer diversos resgates do passado, trazendo imagens e histórias preciosas. Por enquanto, Eletronica:mentes está sendo exibido apenas em festivais de cinema e ainda não tem data para ser disponibilizado ao público.

LEIA TAMBÉM:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PHOUSE MUSIC
SPOTLIGHT