fbpx
musica tridimencional

Estamos a caminho da música tridimensional?

Novo programa que imprime esculturas 3D a partir do áudio nos faz pensar sobre as possibilidades para o futuro do universo DJ

As impressoras 3D ainda estão dando seus primeiros passos, mas temos indícios de que elas devem, efetivamente, revolucionar nossa sociedade através de inovações tecnológicas, permitindo produções em larga escala com mais facilidade, menos custo e menos predadorismo.

No mundo da música não deve ser diferente e a Reify já sinaliza como a impressão 3D pode contribuir nessa esfera. A companhia “transforma o som em algo que podemos ver, esculpir e segurar”, a fim de criar trocas de experiências sensoriais a partir do áudio. Basicamente, desenvolveram um software que é capaz de transformar qualquer amostra de áudio em “esculturas”, através da impressão em três dimensões — sobre materiais diversos, como bronze, plástico e até mesmo cascas de coco. 

Além disso, a Reify está também criando um programa que faz o caminho inverso, no qual pode-se escanear um objeto com o telefone e convertê-lo em áudio. O bonito disso tudo — fora as próprias esculturas, poeticamente lindas — é que cada som produzirá sempre um objeto único, e vice-versa.

Claro, podemos pensar que, por ora, isso tudo é meio inútil, mas vamos mais além e imaginar as portas a serem abertas com esse tipo de inovação. Essas esculturas podem vir a ser o mais novo formato de mídia a ser consumido: pense em objetos 3D que são, na verdade, álbuns completos de artistas. Podemos ir ainda mais longe e tentar imaginar como se aplicaria a nova tecnologia nas performances dos DJs. Certamente seria algo que caras como o Thom Yorke ou o Aphex Twin introduziriam de forma pioneira, e depois a Native e a Pioneer concorreriam para ver quem faz o melhor produto para os DJs, lançando no mercado com caras como o Richie Hawtin e o Deadmau5 — ou seja lá quem vier a ser o novo queridinho das américas.

Vocês acha quem estou viajando demais ou também já se empolgaram pensando nas possibilidades?

Você pode ver mais esculturas no tumblr da Reify.

https://vimeo.com/122162493

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS