Screen Shot 2015-09-08 at 15.36.14

Estudo comprova que música traz memórias profundas do cérebro

Quem nunca recordou do primeiro amor ao ouvir uma certa música? Ou que sem ao menos esperar, lembrou de quando era criança em que tinha apenas sete anos de idade? Enfim, as recordações são inúmeras, e você já deve ter lembrado de muitas coisas, até mesmo do que não queria, ao ouvir uma canção que marcou época, não é verdade?

Em um estudo realizado por Amee Baird e Séverine Samson, da Universidade de Newcastle, na Austrália, foi descoberto em pacientes que sofreram severas perdas de memória e danos cerebrais, uma grande quantidade de “memórias autobiográficas”, que estão relacionadas às músicas que já ouviram no passado.  E isso significa que mesmo com danos cerebrais, a música ativa fortes caminhos ao longo de várias partes diferentes do cérebro.

Petr Janata, da Universidade da Califórnia, Davis, explica: “O que parece acontecer é que uma parte de música familiar serve como uma trilha sonora para um filme mental que começa a tocar em nossa cabeça. Ela chama de volta memórias de uma pessoa ou lugar em particular, e de repente você pode ver o rosto dessa pessoa no olho de sua mente. Agora podemos ver a associação entre essas duas coisas, a música e as memórias”, diz.

Com esse e uma série de outros estudos, fica comprovado que o motivo pelo qual a música traz de volta memórias e emoções do nosso passado, é porque a música envolve amplas redes neurais no cérebro, incluindo as regiões cerebrais responsáveis por ações motoras, emoções e criatividade.

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS