EXIT Festival

EXIT Festival mobiliza Sérvia para plantar quase 1 bilhão de árvores

A chamada "Green R:Evolution" visa aumentar a cobertura florestal do país em quase 50%

O sérvio EXIT Festival convenceu o governo de seu país a plantar quase um bilhão de árvores nos próximos seis anos para combater as mudanças climáticas. Intitulada “Green R: Evolution”, a iniciativa ecológica lançada pelo rolê foi adotada após um pedido público de reflorestamento em massa de todo o país e planeja aumentar a cobertura florestal da Sérvia em quase 50%.

Com isso, estima-se que as áreas verdes passem dos atuais 28% para pelo menos 40% do território total do país. “A Sérvia está disposta a fazer sua parte para combater as mudanças climáticas. Estamos comprometidos com o Acordo Verde Europeu e, com o apoio de nossos parceiros da UE, esperamos alcançar esse objetivo muito ambicioso”, afirmou a primeira-ministra da Sérvia, Ana Brnabić, em comunicado.

O objetivo dos organizadores do evento é espalhar a ação para outros países da Europa e do mundo. Pesquisas recentes mostram que o desmatamento sozinho causa um aumento nas emissões totais de dióxido de carbono maiores que os de todos os transportes juntos. Estimativas apontam que o reflorestamento dos atuais 30% para pelo menos 40% da superfície da Terra pode ser um fator-chave para cumprir a meta global de zerar emissões líquidas de CO2 até 2050.

O EXIT surgiu em 2000 como um movimento estudantil pela paz e pela liberdade na península balcânica. Hoje, ele é um dos maiores festivais de música da Europa, realizado anualmente na cidade de Novi Sad, próxima à capital Belgrado. Apresentando um mix de diversos gêneros musicais, ele já foi premiado duas vezes como o melhor festival do velho continente, pelo EU Festival Awards.

Nesta edição, o rolê também planeja ajudar organizações ambientais do mundo todo através do projeto intitulado “Life Stream”. As transmissões dos shows serão intercaladas com vídeos e mensagens ambientais e os espectadores poderão fazer doações instantâneas para organizações escolhidas. A ideia foi testada em um especial do ARTBAT no último ADE e será oferecida para outros festivais.

Em 2020, o EXIT terá sua 20ª edição entre os dias 9 a 12 de julho, na Fortaleza Petrovaradin. Na primeira fase do lineup os artistas de música eletrônica são David Guetta, DJ Snake, Fatboy Slim, Boris Brejcha, ARTBAT, Meduza e ZHU. Ainda que nesta fase não haja nenhum DJ brasileiro, nosso país estará muito bem representado pelo Sepultura, lendária banda de heavy metal.

Os ingressos para EXIT Festival estão disponíveis no site oficial do evento.

LEIA TAMBÉM:

SIGA A PHOUSE:
INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | SPOTIFY

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS