Como a fabric escolheu o Brasil para seu primeiro showcase internacional

Clube inglês acaba de desembarcar no país com Craig Richards e Ben UFO

[Foto: LarryJ (Resident Advisor)/Reprodução]

Depois de um 2016 turbulento com um fechamento forçado e uma reabertura no comecinho de 2017, a conceituadíssima casa noturna fabric, fundada em Londres em 1999, chegou plena ao seu 20º ano de vida, e para isso, planejou um período todo especial, repleto de festas comemorativas.

Essas festas fazem parte da série fabric XX, que começou em janeiro e deve se estender por todo 2019, intensificando-se em outubro — mês em que normalmente celebra seu aniversário. Serão ao todo 20 festas, dentre as quais 13 já foram anunciadas. Mas o que chama a atenção é o fato de que nem todas elas serão na Inglaterra, com anúncios dos primeiros showcases internacionais da história do clube: por enquanto, no Brasil e na Espanha.

O desembarque brasileiro acaba de acontecer. Neste feriado de Páscoa, são três noites em solo verde e amarelo, trazendo dois DJs britânicos com uma forte história ligada ao clube: Craig Richards e Ben UFO. O primeiro desses eventos já foi nessa quinta-feira, na RARA, festa nômade do Rio de Janeiro, que rolou na Fabrika [sem trocadilhos óbvios]. Hoje, é a vez da fabric invadir o Warung Beach Club, fechando tudo no sábado, no D-EDGE.

Arte: Reprodução

“Foram 20 anos apresentando nosso som no espaço underground que chamamos de lar em Londres. Depois de tudo o que aconteceu com o nosso fechamento, achávamos que era o fim, e que as pessoas não poderiam mais experimentar o espírito desse clube novamente. Pensamos que, se as pessoas não podem mais vir até nós, nós devemos ir a elas”, contou a diretora artística da fabric, Judy Griffith, exclusivamente à Phouse.

“Assim, vamos ver eventos da fabric pipocando em diferentes lugares ao redor do mundo. Quisemos de primeira já incluir o Brasil, por que não? É o Brasil! Tivemos sorte o bastante em encontrar nos lugares escolhidos — RARA, Warung e D-EDGE — outros promoters que compartilham uma ethos similar à nossa, e um amor, uma paixão e dedicação em levar nossa cultura para frente. Sentimos que eles eram as pessoas certas para entregar o que fazemos da melhor forma possível”, seguiu Judy.

Quem intermediou a conexão entre Inglaterra e Brasil foi o empresário e booker Fabrício Porongaba, que através de sua agência, Insomnia Music, faz bookings dos showcases do Warung e do D-EDGE na Europa e na Ásia, além de ser agente e tour manager de Renato Ratier e amigo de Francisco Frondizi, cofundador da RARA.

Judy explicou que ela e Fabrício já se conheciam há um bom tempo, e sempre falavam sobre fazer uma colaboração do tipo. “Com a ajuda dele, finalmente as estrelas se alinharam e fizemos acontecer. Estamos na expectativa. Craig Richards e Ben UFO são a combinação perfeita para representar o som e as vibes da fabric”, concluiu.

LEIA TAMBÉM:

O curador musical do Warung, Gustavo Rassi, confirmou a história pra gente. “A fabric nos procurou através de um amigo em comum, o Fabrício Porongaba, e achamos muito legal essa parceria. Tudo está sendo muito bem alinhado. Não teremos cenografia prevista, apenas a curadoria feita juntamente com a Judy Griffith, que é responsável pela curadoria da Fabric desde a sua fundação”, contou.

“Já trabalhamos com Ben UFO anteriormente e apreciamos muito seu trabalho. Quanto ao Craig Richards, será a estreia dele no Warung Beach Club; ele é o residente mais tradicional na fabric e, pessoalmente, já ouvimos o som dele desde os anos 90, quando ele lançou [a coletânea] Tyrant, junto com o Lee Burridge“, acrescentou Gustavo, que ainda garantiu que essa parceria não acaba por aqui:

“Teremos ainda neste ano uma festa em Londres. Acredito que essa aproximação vai gerar outros frutos em 2020”.

* Flávio Lerner é editor da Phouse.

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.
ADVERTISEMENT