Federal Music 2019

9 anos de Federal Music: a trajetória do festival em 9 imagens

Uma viagem pela história do famoso evento brasiliense; nova edição rola em outubro

Foto: CB Fotografia/Divulgação

Sediado há nove anos em Brasília, o Federal Music é um dos grandes festivais de música eletrônica do Brasil com uma boa história pra contar. Em 2019, o evento chega a seu nono ano, trazendo o reino fantástico submarino de OMNIA como tema.

Antes, convidamos os sócios Raul Mendes e Rafael Freire para desenharem uma retrospectiva dessa rica história. Bóra embarcar nessa viagem?

1 – O nascimento, com Armin van Buuren (2011)

Foto: Divulgação

O Federal Music nasce com a vontade de fazer de Brasília um polo fomentador da música eletrônica no Brasil. Começamos o projeto com o então eleito melhor DJ do mundo pela 4ª vez consecutiva, Armin van Buuren, em 2011.

2 – Steve Angello, no auge do Swedish House Mafia (2012)

Foto: Divulgação

O evento foi um sucesso de crítica e público e retornou em 2012 com Steve Angello, astro do Swedish House Mafia, que estava em seu auge.

3 – Fim do primeiro capítulo com Above & Beyond (2013)

Foto: Divulgação

Com a cena eletrônica em ebulição, o Federal Music ganhou seu último episódio como festa antes de se tornar festival. A versão de inverno do evento trouxe o trio Above & Beyond recebendo um público aproximado de dez mil pessoas. O próximo passo era tornar-se um evento grande.

4 – A virada de página (2014)

Foto: Divulgação

Em 2014, na primeira edição open air e com dois palcos, recebemos os nomes do momento no auge da EDM: Martin Garrix, que depois vem a ocupar o posto de número um do mundo, DVBBS, donos do hit mundial “Tsunami”, e Showtek, que acabara de lançar o megahit “Bad” em parceria com ninguém menos que David Guetta — além da tropa de elite dos DJs brasileiros da época, entre eles o recém-debutado aos palcos mainstream, Alok.

5 – Brasil-sil-sil-sil-sil (2014)

Foto: Divulgação

No mesmo ano, com o advento da Copa do Mundo no Brasil, os anfitriões do Tomorrowland, Dimitri Vegas & Like Mike, participaram da edição especial do evento. Mais um gol de placa.

6 – Kolombo e Sonny Fodera como headliners do palco Up Club (2015)

Federal Music 2019
Foto: Divulgação

Em 2015, o festival se posiciona como um evento nacional, apresenta quatro palcos e mais de 55 atrações, em um grande evento realizado às margens do lago Paranoá, em Brasília. No lineup, big names como Nicky Romero, Kolombo, Sonny Fodera, Dimitri Vangelis & Wyman e Third Party, e os gigantes em crescimento da cena brasileira, como Vintage Culture, Alok e ILLUSIONIZE.

7 – Don Diablo, pela primeira vez (2015)

Foto: Divulgação

A cereja do bolo em 2015 foi a contratação do hoje top 10 do mundo Don Diablo para a festa de lançamento do festival, realizada em abril daquele ano.

7 – Hardwell vestindo a camisa (2016)

Federal Music 2019
Foto: Filipe Miranda/Divulgação

2016 continua sendo um ano de afirmação para o Federal Music, a despeito da grande crise que aplacava o país e a alta imparável do dólar. Hardwell era o nome mais pedido entre os fãs do festival, e a produção não mediu esforços para trazer o astro. Em um dos pontos altos da noite, o DJ recebe uma camisa oficial do festival e coloca antes mesmo de entrar no palco, levando os fãs ao delírio.

9 – Astrix, Infected Mushroom e Skazi juntos pela primeira vez em Brasília (2018)

Federal Music 2019
Foto: 2take/Divulgação

Em 2018, o Federal Music amplia seu lugar de destaque com uma cena eletrônica brasileira forte e a volta rompante do psytrance aos grandes eventos. O festival entrega mais um momento épico com Astrix, Infected Mushroom e Skazi no mesmo palco — algo que somente os grandes festivais de psytrance podem proporcionar. 

Agora em 2019, o FM promete trazer mais uma bela foto para enquadrar como décimo grande momento. Desta vez, serão três palcos divididos nas mais variadas vertentes: house music, EDM, psytrance, tech house, brazilian bass, bass house e techno. No lineup, já estão confirmados nomes como Nicky Romero, Astrix, Infected Mushroom, ILLUSIONIZE, Chapeleiro, Liu e Mandragora — e ainda há muito mais por vir.

A próxima edição do Federal Music rola em 11 de outubro, a partir das 21h, em Brasília — o local ainda não foi revelado. Neste momento, os ingressos estão no segundo lote, a partir de R$ 70,00, via Sympla.

LEIA TAMBÉM:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS