Griessmuehle

Despejo de clube berlinense provoca protestos na cidade

Capital alemã tem assistido ao fechamento de diversos clubes por conta de projetos imobiliários; Griessmuehle deve ser o próximo

Mais de 300 pessoas se reuniram na região de Neukölln, em Berlim, ao som de muito techno na última quarta-feira para protestar contra o fechamento do clube Griessmuehle. O arrendamento da casa termina no próximo dia 31 e não deve ser renovado pelos proprietários (SIAG Property II GmbH), que planejam construir um novo empreendimento no local.

Segundo o Resident Advisor, desde quatro anos atrás, quando a SIAG Property II GmbH comprou o lugar, o clube se esforça para estabelecer uma boa comunicação com os proprietários, mas sem sucesso. A equipe já tentou colocá-los em contato com vários órgãos externos, como a Comissão de Clubes de Berlim e o senador Klaus Lederer.

Instalado em um antigo moinho de grãos, o Griessmuehle é palco de uma ampla diversidade de sons dentro da dance music: house, techno, disco e até mesmo pitadas de UK bass estão no cardápio. Desde 2012, suas pistas também abrigam uma das principais festas LGBT da cidade: a Cocktail D’Amore.

Conhecida por ter uma das melhores cenas underground do mundo, Berlim tem assistido ao fechamento de vários de seus clubes nos últimos anos, como repercutiu o New York Times. O crescimento econômico e o aumento populacional valorizaram o preço dos imóveis, e para atender a essa demanda, locais importantes para a cultura local têm sido sacrificados. 

De acordo com a Comissão de Clubes, cerca de cem boates fecharam na última década, e outras 25 estão ameaçadas. Existe até uma palavra em alemão para esse movimento: “clubsterben” (clubes morrendo). Alguns políticos aderiram à causa de proteção desses locais como importantes, tanto para o tecido cultural da cidade quanto para a economia.

De início, a pressão popular rendeu ao menos um fim de semana a mais para a casa. Ainda durante as manifestações, foi anunciado pelo fundador do clube, David Ciura, que a Cocktail d’Amore terá uma última edição, entre os dias 01 e 03 de fevereiro. Esta, no entanto, pode vir a ser a despedida definitiva do Griessmuehle.

LEIA TAMBÉM:

SIGA A PHOUSE:
INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | SPOTIFY

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS