Há 35 anos, a MTV nascia para mudar o mundo

Em 1º de agosto de 1981, nascia um dos canais mais influentes e revolucionários para a cultura pop contemporânea; assista aos primeiros momentos da MTV no ar.

Hoje, dia 1º, faz 35 anos do lançamento oficial da MTV, sigla que dispensa apresentações pra qualquer pessoa que não esteve em coma ou morando em uma caverna nas últimas três décadas. Se mais recentemente o canal se enfraqueceu com a democracia do streaming de música e videoclipes na internet e teve que apelar a reality shows sobre bros grandalhões da fraternidade competindo pra comer calouras — entre outras temáticas que fazem o BBB soar como Shakespeare —, em seus tempos gloriosos o canal criado por John Lack certamente foi fundamental pra revolucionar o mundo da música, popularizando o videoclipe e disseminando informações sobre o mundo da música pop em um alcance que só viria a ser superado pela própria internet.

Dez anos depois, a MTV instalava-se também no Brasil, trazendo conteúdo de primeira e moldando o caráter de toda uma geração, até passar também por crises e ter que repensar todo o seu formato, perdendo grande parte da sua relevância. Mas essa já é outra história. Feliz aniversário MTV, e obrigado pelos anos de ouro! Sem eles, vai saber como e onde a gente estaria.

Via Electronic Beats, você confere na playlist acima os primeiros — primeiríssimos mesmo! — momentos da MTV, com introdução do canal ao mundo e os clipes na sequência. “Senhoras e senhores, bem-vindos à MTV, o primeiro canal do mundo com 24 horas de música e vídeo. Um novo conceito nasce: o melhor da TV combinado com o melhor do rádio. A partir de agora, você nunca mais vai olhar para música da mesma forma”, introduzia o VJ. O pontapé inicial videoclíptico foi dado com o vídeo do The Buggles para “Video Killed the Radio Star” [“O Vídeo Matou a Estrela do Rádio”]; nada mais apropriado.

E a nostalgia não para por aí: o canal está aproveitando a data simbólica pra lançar hoje mesmo a MTV Classic, que vai enfatizar muitos dos melhores momentos da programação antiga — incluindo desenhos como o classicaço Beavis & Butthead. A primeira hora do canal replica exatamente a primeira hora da MTV de 35 anos atrás [mais ou menos como na playlist acima, mas mais completa], com direito a transmissão ao vivo pelo Facebook [de fato, enquanto escrevo essas palavras a transmissão acaba de começar]. Pra qualquer pessoa que se interesse pela história da nossa música e cultura pop, o MTV Classic será um prato mais do que cheio.

SIGA A PHOUSE:
INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | SPOTIFY

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp