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Uma nova experiência: Como foi o extended set de Hernan Cattaneo no Warung

Jonas Fachi

Publicado em

27/09/2017 - 20:07
Hernan Cattaneo Warung Review

Em oito horas de música, Hernan Cattaneo trouxe talvez o seu set mais desafiador já feito em dez anos de apresentações no clube catarinense.

* Fotos por Gustavo Remor e vídeos por Fernando Hauenstein e José Alonso Ponse

Como você define experiência? Algumas literaturas falam em algo como “qualquer conhecimento obtido por meio dos sentidos”. Empirismo, prática de vida, ensaio, quando a pessoa é capaz de experimentar, reconstruir e modificar algo. Todas essas colocações serão usadas em breve para ajudar-nos a compreender que uma simples ideia pode transformar as percepções de um grupo de pessoas de forma definitiva.

Foram dias tentando encontrar um formato ideal para colocar os pensamentos no papel sobre o último dia 08 de setembro no Warung Beach Club. Antes de começar a escrever, eu estava cheio de questionamentos, e isso era ótimo. Ao mesmo tempo, busquei ouvir o máximo de pessoas possíveis quanto à apresentação do maestro argentino no Inside do club. Percebi durante uma madrugada que todas as mensagens que tinha lido e recebido, de alguma maneira se assemelhavam a um conceito muito simples, e que também estava de acordo com minhas percepções: Hernan Cattaneo trouxe talvez seu set mais desafiador já feito no Templo Sul-Americano”.

O sentimento comum de praticamente todos que se fizeram presentes era de êxtase na semana pós-festa. Perguntei-me se realmente seria necessário fazer um review sobre o evento, pois cada indivíduo na pista de dança poderia contar sua experiência vivida ao longo de oito horas de set do seu jeito, por meio de linguagens e formatos mais livres e criativos. Para que serve relatar algo? Uma de suas maiores funções é revelar enfrentamentos ou dificuldades. É importante também para entender um todo, um plano ou uma proposta pensada para um determinado período de tempo. Este, por sua vez, capaz de se tornar irreversível na vida de um conjunto de corpos e mentes que participaram dessa experiência. Em nosso caso, eles estiveram flutuantes e compactados sobre uma extensa armação de madeira em frente ao mar do litoral norte catarinense.

Responder à pergunta de abertura do texto serviu como base, pois senti que necessitava ir além de relembrar diversos momentos de destaque e ocorridos. E ainda, o plano ou a proposta que Hernan decidiu executar durante uma extensa noite em pleno feriadão de Independência do Brasil exigia um algo a mais. Aos poucos, veremos que quanto mais olharmos para esse conceito ou ideia de desafio, mais caminhos poderão ser descobertos, e assim nos ajudarem a subir um degrau a mais no entendimento de algo que vai muito além da música.

Hernan Cattaneo Warung Review

Em sua postagem no Facebook de meu artigo que saiu aqui na Phouse um dia antes da festa, Hernan colocou ao final um recado que fez as expectativas de todos aflorarem de vez: “From midnight ’till very late”. Acredito que, assim como eu, todos os frequentadores do Warung anteriores a 2011 começaram a lembrar-se das manhãs sem fim no Templo, e do quanto elas fazem diferença no entendimento da alma do club. A resposta do quão tarde poderia ir, teríamos apenas após a música parar.

Sexta-feira, 22h30min. Cheguei e fui ouvir um pouco do set de Leo Janeiro no Garden. Leo, além de ser uma das figuras mais importantes no que tange ao desenvolvimento de nossa cena nacional, é um artista de extrema personalidade. Capaz de se adaptar conforme o local inserido, ele estava jogando músicas que eu não imaginava virem de suas mãos. Dançante e ao mesmo tempo com seriedade, receptivo ao enorme público que aos poucos estava chegando. Quando me dei conta, já estava no horário de subir. Enquanto conseguia achar meu espaço na pista, Hernan já estava trabalhando na primeira música. Eu estava ansioso por descobrir o que ele tinha pensado para seu set — minhas expectativas giravam em torno do tipo de música que ele vinha apresentando em seus últimos programas de rádio.

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Gostaria de deixar um parêntese quanto ao “tipo” de música que ele poderia apresentar. Isso não quer dizer que jogaria algo fora de seu mundo musical. Um dos segredos de ser um artista tão admirado por tantos anos é que Hernan sempre foi capaz de ser abrangente no tipo de som que toca, mas nunca mudou seu estilo — este é muito próprio, particular e inimitável. Contrário ao ano passado, desde a meia noite o soundsytem já estava trabalhando em alto nível, não existia espaço para desperdiçar qualquer segundo. Em sua primeira hora, vale destacar duas faixas que mostram perfeitamente um cuidado acima da média no alinhamento musical (mais à frente falarei mais sobre isso). Dois dos meus artistas favoritos, passado e presente com estilos parecidos, Audiofly & Patrice Baumel em “Atacama” na primeira meia hora, e na outra metade “Khaya”, de Jonathan Kaspar compondo baixos alongados e baterias muito parecidas.

Na segunda hora, até antes do esperado, linhas de baixo que pressionavam a pista começaram a surgir, um pouco mais de atmosfera também. O começo da intensidade estava apresentado com o excelente remix de “Hold”, por Luiz Kiverling & Diego Berrondo. Chegando à terceira hora, percebi que algo estava diferente. Relutei em usar essa palavra até agora, pois ela é muito importante para entendermos o que vem a seguir. Depois de duas horas de set, não só eu como a grande maioria de seus fãs começou a se perguntar: onde estão as melodias? Quero dizer, até então o estilo dele estava ali, baterias com contratempos, atmosfera, linhas de baixo que nos abraçavam por completo. Porém ainda precisávamos assimilar tudo, era como se as ideias estivessem todas circundando nossos pensamentos, mas faltava um momento para tudo se encaixar.

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Então, como se estivesse lendo nossas mentes, Catta renasce com nada menos que uma das faixas do ano: o lendário duo Way Out West em “Tuesday Maybe”, com remix de Guy J — uma faixa capaz de setar um novo ritmo para a pista, além de trazer maior profundidade e interação com o público. O grande destaque das três primeiras horas, entretanto, veio após mais meia hora de sonoridades flertando com aspectos obscuros. Hernan é especialista nesse quesito, cria momentos de tensão e cadência que se fecham em si mesmos, para depois, em uma virada sorrateira, chegar com algum toque inconfundível e surpreendente. Nesse caso, se tratava de “Airborne”, mais uma do pequeno israelense. Eu ainda me impressiono com esses movimentos de seu set como se fosse à primeira vez; o quanto Hernan consegue elevar o nível das músicas que toca, independentemente de ser um produtor consagrado ou de alguém ainda em formação. Sua maneira de entender onde e como cada uma de suas escolhas deve entrar faz com que elas soem muito mais interessantes.

Marti Perarnau conta em seu livro Guardiola – Confidencial que Pep é incapaz de passar mais do que 32 minutos sem deixar de pensar em futebol. Após esse tempo, ele já está novamente planejando sozinho alguma solução tática nova. Não à toa, o técnico espanhol foi responsável por uma das quatro revoluções do futebol nos últimos 40 anos. Lembrei-me disso na marcação que Hernan preparou dentro da construção de seu set. A cada período pré-determinado de tempo, ele jogava algo mais profundo e melódico; em seguida, porém, voltava a sua proposta para a noite. Na quarta hora, as demonstrações do quão conectados todos podiam estar se fizeram em faixas como “Spaceless”, de Ezequiel Arias. Às duas da manhã eu tinha recebido a seguinte mensagem no whatsapp: “dezembro confirmado”. Porém, confesso que somente às quatro é que percebi que a volta para seu clássico set de final do ano estava estritamente relacionada com a música que ele estava jogando ali, naquele momento. As duas datas são próximas, e o maestro já estava planejando seu próximo set.

Hernan carregava sua música com mixagens encaixadas como um entrelace das mãos, fechadas em uma síntese sonora que fundia produções e balançava a todos o mais próximo do chamado “ritmo ideal”, que é quando o ambiente inteiro está na mesma frequência — quando ninguém está se movendo mais ou menos rápido, não há dissonância. Eu já mencionei que essa fase do set é minha favorita, as reações das pessoas acontecem em momentos menos usuais, as explosões são brandas e inconscientes. A faixa “Smyrna”, de Nightboy, com remix de Alec Araujo, surge após o começo da quinta hora, em uma demonstração simbólica do “tipo” de música que representa uma noite inteira.

Hernan entra na sexta hora de set sem olhar para trás. Há espaço para um ritmo ainda mais intenso, e ele o faz. A sensação do amanhecer ainda com a pista escura é maravilhosa, e toques um pouco mais anestesiantes como em “Netherworld”, de L.S.G, em remix de Rise and Fall entram em cena. Nessas duas horas finais preciso mencionar um aprendizado que sem dúvidas foi um dos mais marcantes para mim em todos esses anos ouvindo música eletrônica. Às sete horas, Hernan corre com músicas bastante rápidas; ainda era cedo pra baixar a intensidade. Percebo em uma de suas mixagens desconcertantes que ele estava baixando o pitch — ou seja, diminuindo a quantidade de batidas por minuto a um número que, para os padrões normais de horário e tipo de música, eram extremamente baixos.

Então, ele se vira para mim, caminha lentamente e comenta com um entusiasmo de quem estava em um parque de diversões: “Estou tocando a 122 BPM somente aqui no Warung! Depois de tantas horas, jogar a 122 BPMs, somente aqui!”. Eu estava sem chão. Qual a intenção? Passei o resto daquela hora imaginando, e conforme a pista foi ficando ainda mais quente e explosiva, entendi que ele na verdade estava desafiando o senso corporal e rítmico de todos na pista de dança — e a si próprio também. Hernan nunca foi adepto de BPMs altos, mas sua busca de equilíbrio com a ideia do “quanto mais rápida a música, mais baixarei o BPM” era uma das demonstrações de controle de pista mais interessantes e incríveis que já vivenciei. Para você ter ideia, qualquer outro artista estaria tocando a 126, 127 ou mais. De fato, no meio da noite, quando as músicas ainda não tinham tanta velocidade, ele subiu o BPM até 126, e com o entrar da manhã, aos poucos foi descendo sem que ninguém percebesse.

Em meio a isso tudo, por volta das 07h20, joga uma faixa ainda desconhecida (não precisamos saber de tudo), que fez a todos levantarem as mãos de uma só vez. Era isso, uma noite inteira trabalhando e construindo um set tão meticuloso e bem pensado, para nos momentos finais entregar aquilo que todos esperavam. Em seguida, entra um dos vocais mais famosos da dance music: “Age of Love”, através do novo remix de Solomun. Que momento! As escolhas finais ficaram por “Cover Me”, da banda Depeche Mode em remix de Ben Pearce. Após a clássica pausa para aplausos, uma de minhas faixas favoritas nos últimos anos, e nunca esperada para um encerramento de Warung: “Epikur”, de David August, com edit do próprio Mestre.

Hernan Cattaneo Warung Review

Olhando para os produtores que compõem o tracklist, podemos notar que em grande maioria são os mesmos que ele sempre deu suporte. Mas então, como explicar uma proposta diferente, menos emotiva, mais fria, com baixos por vezes mais secos e com momentos emocionais extremamente bem colocados, se eram os mesmos nomes que já compuseram noites super emotivas, tribais ou obscuras? Poderia simplificar falando que ele apenas ajustou o set, os mesmos produtores apresentados de maneira diferente, buscando deles outras ideias musicais.

Em psicologia da Gestalt, fala-se que “o todo é maior do que a soma das partes”. Talvez nunca antes essa afirmação seja tão verdadeira e apropriada quanto à construção de set de Hernan no Warung. Vejamos: se você pegar todas as faixas escolhidas por ele e ouvir separadas ou aleatoriamente, não conseguirá captar qual foi sua proposta nesse 8 de setembro. Você só consegue entender ouvindo-as durante um único ensaio. Por mais que as partes estejam todas dentro, o todo que se cria com a soma delas é maior e com verdadeiro significado. Esse conceito tem muito poder e pode ser aplicado a inúmeras situações em nossa vida, as fazendo terem um sentido mais amplo. Hoje, servirá apenas para buscarmos o entendimento de sua experiência apresentada no Templo. Quando conseguimos criar um todo, a nossa maneira, nós estamos fazendo algo realmente diferente, pois às partes, todos têm acesso; qualquer um pode ter, mas o que fazer com elas é o segredo. Hernan sabe disso, é algo que vai muito além da música.

Hernan Cattaneo Warung Review

* Jonas Fachi é colunista na Phouse; leia mais de seus textos.

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Entenda a ascensão internacional do DJ e produtor brasileiro Kalil

Lançamentos por grandes labels fazem do paulista um dos principais nomes do techno no Brasil

Alan Medeiros

Publicado há

Kalil
Foto: Divulgação

Nos últimos anos a cena techno brasileira tem servido ao mundo alguns talentos em ascensão, como o caso do talentoso produtor paulista Kalil. O começo de sua carreira foi justamente em um período de grandes inovações relacionadas à forma de consumo de música, e isso foi fundamental para o desenvolvimento não só dele, mas de toda uma geração.

Na virada da última década, a internet passou a representar um capítulo importante na disseminação de conteúdo por parte de artistas independentes, principalmente através de plataformas como SoundCloud e YouTube, que de certa forma reduziram a importância de uma grande gravadora para o start de uma carreira consolidada. Em paralelo com o Facebook e outras redes, colocaram uma ferramenta poderosa na mão de alguns artistas.

      

Kalil claramente soube aproveitar esse momento e foi capaz de construir uma base de fãs engajada, e o mais importante: evoluir seu próprio perfil artístico ao longo dos anos. Desde o começo se comentava que suas produções tinham algo diferenciado, e hoje isso não se trata de uma aposta — estamos falando de algo concreto, especialmente se levarmos em consideração os últimos acontecimentos de sua carreira.

Com uma presença mais forte no mercado nacional, Kalil passou a alçar voos internacionais também, seja através de gigs em países como França, Suíça e Alemanha, ou através de lançamentos por labels como Noir Music, Senso Sounds e Sprout — referências absolutas dentro do techno. Algumas de suas últimas conquistas incluem suportes de nomes como Carl Cox, Maceo Plex, Monika Kruse, Karotte e outros big names da dance music internacional.

     

Ainda é cedo para dizer se Kalil se tornará em breve uma grande estrela do estilo a nível global. Não há como negar, porém, que o brasileiro está mostrando maturidade para guiar sua própria jornada de evolução com sabedoria e inteligência, sempre influenciado pelas batidas inspiradoras de seu próprio coração.

Alan Medeiros é colaborador da Phouse.

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Nevoeiro desfalca XXXPERIENCE e TribalTech; entenda o caso

Artistas que iriam de um festival para o outro acabaram não conseguindo viajar

Flávio Lerner

Publicado há

XXXPERIENCE e TribalTech
Foto: Sigma F/Reprodução

Nesse sábado, 22, dois dos mais aguardados festivais da cena eletrônica nacional aconteceram simultaneamente: XXXPERIENCE e TribalTech. Tentando evitar o mau tempo que atrapalhou anos anteriores de ambos os eventos — o que justamente motivou a XXX para transferir sua data de novembro para setembro —, os dois rolaram numa boa, sem temporal nenhum pra acabar com a vibe. Mesmo assim, a zica climática atacou por outro lado, e acabou desfalcando as duas festas.

Por causa do forte nevoeiro que atingiu Curitiba, os dois aeroportos da capital [Afonso Pena e Bacacheri] fecharam, além do Aeroporto Municipal de Ponta Grossa e do Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina. Com isso, a aeronave particular — contratada em parceria entre os dois festivais — que sairia no começo da madrugada de São Paulo para levar Len Faki, Dubfire e Tessuto ao TribalTech, e posteriormente Ben Klock e Gabe para São Paulo, não conseguiu decolar.

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Além deles, Guy Gerber cancelou anteriormente com os dois festivais, alegando na última quinta-feira que teve sua casa invadida e pertences roubados, incluindo seu passaporte. Já o voo comercial que levava o sueco Gaudium, atração do palco de trance 3DTTRIP, do TribalTech, atrasou, o que fez com o que o artista não chegasse a tempo para tocar. 

A XXX contornou o problema colocando Renato Ratier para estender o seu set, que já encerraria o Union Stage, por quatro horas, assumindo também o horário de Ben Klock, enquanto o Joy Stage, que fecharia com o Gabe, acabou terminando mais cedo; já o Guy Gerber foi substituído por um B2B entre ANNA e Patrice Bäumel, que já eram atrações do Union. 

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No TribalTech, Len Faki e Dubfire, que seriam as últimas atrações do TribalTech Stage, foram substituídos por Ben Klock [que estendeu seu set em meia hora] e Anthony Parasole, que originalmente tocaria no Timetech [e acabou sendo substituído por um segundo set do alemão Sammy Dee]. Já no Secret Stage, um B2B entre Renato Cohen e RHR fechou o palco, no lugar de Tessuto. O festival acabou sendo encerrado uma hora antes do programado.

Em contato com a Phouse, a assessoria do TT afirmou que já está em contato com as agências dos artistas para tentar trazê-los novamente a Curitiba. Enquanto isso, a produção da XXX afirma também ter a intenção de trazer Ben Klock para a edição do ano que vem.

Antes, ambas as labels já haviam pedido desculpas ao público e explicado o problema em suas respectivas redes sociais.

NOTA OFICIAL.

Posted by Tribaltech on Sunday, September 23, 2018

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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Marisco Festival tem programação diversa na próxima semana

Flávio Lerner

Publicado há

Marisco Festival
Em 2017, o Marisco Festival rolou no Colégio do Jockey Club. Foto: Reprodução/Facebook
Terceira edição do festival mescla música, conversas e oportunidade para produtores

Organizado pela label Mareh Music, de Guga Roselli, o Marisco Festival traz uma programação bastante diversa para este ano, em São Paulo. A terceira edição do evento foi dividida em quatro datas: um show especial que rolou nessa última quarta [30], com banda em tributo ao lendário maestro brasileiro Lincoln Olivetti; dois dias da chamada “Talks”, que traz painéis, conversas e até juri para avaliar produtores brasileiros [dias 06 e 07]; e o festival em si, no dia 09, que traz Ed Motta como principal atração, além de DJs e produtores como Nuts, Selvagem, Edu Corelli e Roger Weekes e Ashley Beedle [Inglaterra].

Um dos destaques da Talks é uma grande oportunidade para novos talentos nacionais que produzem sons que casam com a proposta da Mareh — isto é, música eletrônica groovada e tropical, mais voltada à disco music, disco house, sons baleáricos e brasilidades. A mesa “New kids on the block” vai trazer dez músicas de produtores brasileiros para serem tocadas e julgadas ao vivo por três DJs experientes: Caio Taborda [Gop Tun], Mari Rossi [We Sounds] e Benjamin Ferreira [Stay Free].

+ Um mergulho na rica discoteca de Chaves e Chapolin

As faixas serão selecionadas mediante seleção prévia do DJ Camilo Rocha, um dos curadores do evento. Para participar, basta enviar até as 18h do dia 05 sua faixa em 320 kbps para o camilorocha68@gmail.com e ficar na torcida. Os dez escolhidos serão convidados a participar do evento — segundo o Camilo, quem não estiver em Sampa poderá assistir posteriormente à sessão em vídeo.

Além da mesa, haverá ainda inúmeros outros painéis com grandes expoentes da cena nacional, como Tessuto, Claudia Assef, L_cio, Carrot Green e Sonia Abreu.

Expoente do groove nacional, Marcos Valle foi atração em 2017. Foto: Reprodução/Site oficial

Confira a programação completa da Talks e do Festival:

Marisco Talks: Conversas e escutas sobre música

Local: Cobertura do Excelsior Hotel — Av. Ipiranga 770, Centro

QUARTA – 6 de junho

A cidade e a música 17h – 18h

Pena Schmidt, consultor de produção musical, Fabiana Batistela, diretora do SIM São Paulo, e Paulo Tessuto (DJ e fundador da festa Capslock) falam sobre desafios e oportunidades nas relações entre as cidades e a música que é vivenciada nelas.

Futuro do pretérito 18h15 – 19h15

Os produtores musicais L_cio e Carrot Green falam sobre os passos da criação do edit/remix, da recriação ao licenciamento, a partir de suas experiências nessa área.

Os discos mais raros do Brasil pt. 1 19h30 – 20h30

Os DJs Nuts e Paulão tocam e comentam raridades nacionais das suas coleções enquanto conversam com o público sobre música brasileira, colecionismo e garimpagem de discos. Mediação de Renata Simões.

Dancing queens: as mulheres da disco brasileira 20h45 – 21h45

Duas mulheres icônicas da disco music brasileira, a DJ Sonia Abreu e Vivian Costa Manso (Harmony Cats) falam sobre suas experiência como artistas femininas na indústria musical e na noite dos anos 70. Mediação de Claudia Assef.

QUINTA – 7 de junho

Disquecidos 16h – 17h

Há quatro anos a Vice Brasil vem contando as histórias por trás de discos que não estouraram em seus lançamentos, mas que se tornaram referências musicais, fetiches de colecionadores e raridades no mercado de vinis. O repórter Peu Araújo fala sobre os bastidores desses papos.

New kids on the block 17h15 – 18h15

Diante do público e um júri, novos produtores exibem faixas para julgamento ao vivo de três DJs com tarimba de anos de pista: Caio Taborda, Mari Rossi e Benjamin Ferreira.

REGRAS:

1) Cada produtor pode enviar apenas uma música

2) A música tem de ser em arquivo MP3 320 kbps. Para a seleção final, que será executada no evento, pediremos uma versão em WAV.

3) Preferimos que o estilo musical esteja coerente com a proposta do Marisco Festival, que fica no meio do caminho entre disco music, house e música brasileira.

4) Só serão aceitas músicas enviadas até 5 de junho às 18h.

5) Envie música ou link para camilorocha68@gmail.com

6) Os produtores selecionados serão avisados individualmente e convidados a ir ao evento.

Qual é a cara desse som? 18h30 – 19h30

Por que é importante construir uma identidade musical? E como se faz e não se faz isso? Venha ouvir as experiências e opiniões de três artistas sobre o tema: os DJs Max Underson, da Coletividade Namíbia e Capslock, Luanda Baldijão e Mauricio Fleury, do Bixiga 70.

Os discos mais raros do Brasil pt. 2 19h45 – 20h45

Augusto Olivani, da Selvagem, e Tata Ogan falam sobre pérolas da música brasileira da sua coleção, tocando discos e conversando com a plateia sobre coleção, pesquisa e recantos obscuros da música do país. Mediação de Guilherme Menegon.

Entrevista no palco – Ashley Beedle 21h00 – 22h00

Protagonista da música e pista britânica desde a acid house, participante de projetos históricos da house music como X-Press 2 e Black Science Orchestra, Beedle vai falar sobre história e carreira com Camilo Rocha. Uma oportunidade única de conhecer de perto os saberes e experiências de um dos mais celebrados veteranos da cena eletrônica.

Marisco Festival: Sábado, 09 de junho

Local: ainda a ser anunciado

Atrações:

Ed Motta (Baile do FlashBack)

Lincoln Olivetti BAND

Ashley Beedle

DJ Nuts

Selvagem

Edu Corelli 

Roger Weekes

Benjamin Ferreira

Vitor Kurc

DJ Paulão

Tata Ogan

Marcelo Dionisio

+ Mais nomes a serem anunciados

Os ingressos estão disponíveis via Event Brite. Mais informações podem ser encontradas no site oficial.

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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