IFPI

IFPI: Música eletrônica cai 2 posições entre as mais ouvidas no mundo

De acordo com relatório da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, a dance music foi superada pelo hip-hop e por "oldies" em 2019

A IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) divulgou no último dia 24 o relatório Music Listening 2019, que analisa a forma como as pessoas entre 16 e 64 anos consomem música em 21 países (incluindo o Brasil).

A pesquisa revelou que a dance music caiu do terceiro para o quinto lugar entre os gêneros mais consumidos, perdendo posições para o hip-hop (que subiu da quinta para a terceira posição) e o “oldies” (algo como “músicas antigas”, que figura em quarto lugar em 2019, mas em 2018 sequer foi listado entre os dez mais populares). O relatório não deixa claro se o resultado é devido ao crescimento dos outros gêneros ou, de fato, uma queda da música eletrônica.

A primeira e a segunda posição não tiveram mudanças; são preenchidas por pop e rock, respectivamente. O K-pop, fenômeno na internet nos últimos anos, figura no ranking pela primeira vez, na sétima posição. Confira o levantamento mais recente da IFPI:

  1. Pop
  2. Rock
  3. Hip-hop/Rap
  4. Oldies
  5. Dance/eletrônica
  6. Indie/alternativo
  7. K-pop
  8. Metal
  9. R&B
  10. Música clássica

O estudo também mostra que 54% das pessoas se identificam como “amantes” ou “fanáticas” por música — entre os 16 e os 24 anos, o percentual sobe para 63%. Em relação a 2018, o consumo subiu de 17,8 para 18 horas por semana, em média. O povo que mais curte um som é o mexicano, com cerca de 25,6 horas semanais.

A pirataria teve uma queda de 11% em relação a 2018, com 27% das pessoas admitindo utilizar a prática para ouvir música. O streaming não para de crescer, e agora tem ganhado mais adeptos entre as pessoas entre os 35 e os 64 anos — faixa etária na qual houve o maior aumento do consumo nesse tipo de plataforma: 8%.

+ LEIA TAMBÉM: Techno segue como o gênero mais vendido pelo Beatport em 2019

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS