Spotify valor

Jabá? Spotify testa destaques pagos para gravadoras em playlists

Para quem usa o Spotify é comum encontrar sua próxima música ou artista favorito em alguma playlist, seja através de uma lista como a Today’s Top Hits ou a Top Brasil — ou mesmo a Eletro BR, que recentemente colocou faixa da Phouse Tracks como destaque. A novidade é que agora eles abriram espaços para que gravadoras paguem pelo destaque de suas músicas ou artistas.

+ Lançamento da Phouse Tracks, faixa de LIVIT e Velden é destaque no Spotify

Por enquanto essa mudança só acontece para usuários do modo gratuito, sendo possível desligar o teste nas configurações. Nada de banners espalhafatosos ou interrupções na sua seleção favorita — as músicas somente entrarão nas playlists cuja curadoria é do próprio Spotify, e caso seus hábitos sonoros coincidam com os da faixa sendo promovida. A função pode ser interessante, mas levanta a discussão: será que os usuários querem ouvir quem paga mais para aparecer?

Prática semelhante é o famoso “jabá” (ou “payola”, em inglês), conhecido e difundido há décadas nas rádios, que possuem alcance nacional quase completo e que aceitam — ilegalmente — pagamentos de gravadoras para dar destaque aos seus artistas ou lançamentos, como parte da sua programação.

A decisão do Spotify parece ser algo na direção do limite entre o jabá e uma publicidade eticamente e legalmente aceitável. A empresa alega simplesmente estar “sempre testando novas ferramentas de promoção que entregam a maior relevância aos nossos usuários”.

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS