Manifestação Berlim

Como foi a grande manifestação política com participação da cena clubber de Berlim

Cerca de 20 mil pessoas compareceram para protestar contra partido nacionalista

Como você viu aqui no final de maio, o coletivo berlinense Reclaim Club Culture, que reúne representantes de alguns dos maiores clubes da cidade, organizava tomar parte em uma grande contramanifestação no dia 27, em resposta a um comício do partido nacionalista Alternative für Deutschland (AfD).

Naquele domingo, como planejado, portanto, cerca de 20 mil pessoas foram às ruas de Berlim para protestar contra os ideais do partido, e a cena clubber da capital alemã participou em peso. Dezenas de organizações, associações políticas, DJs e coletivos uniram forças para o que foi um dos maiores protestos políticos na Alemanha nos últimos anos.

Segundo a polícia, o comício do AfD contou com cinco mil representantes — metade do que era especulado inicialmente. Conservador, o partido tem como uma de suas pautas o combate à imigração, sobretudo de muçulmanos, e é criticado por grande parte dos berlinenses mais inclinados à esquerda, que chegam a tachar seus apoiadores de xenófobos, racistas, homofóbicos, antifeministas e até neonazistas (a festa do Reclaim Club Culture chamou-se “Berlim contra os nazis”).

+ Clubes de Berlim farão protesto contra partido político de direita

Carregada nas bandeiras do país, a marcha do Alternative für Deutschland foi organizada sob o lema “O Futuro da Alemanha”, fazendo referência às preocupações com a imigração em massa e o Islã político. Porém, foram superados em número pelos manifestantes contrários, que bradavam ao coro de “Parem o ódio, parem o AfD”.

Nas manifestações organizadas pelo Reclaim Club Culture, rolou muita house e techno. “O AfD quer o que já tivemos na Alemanha e não precisamos passar por isso pela segunda vez”, disse Johannes Herreman, integrante do coletivo de clubes, ao Irish Times, em clara referência ao período nazista do país.

Vídeo via Resident Advisor mostra um pouco do que foi a manifestação anti-AfD

Ainda de acordo com informações da polícia, pelo menos dois mil policiais estavam à disposição para monitorar as manifestações, que passaram pelo centro da cidade de Berlim. Apesar de ter sido um manifesto pacífico, a polícia usou spray de pimenta para impedir que os manifestantes rompessem as barreiras que os separavam do comício do AfD.

LEIA TAMBÉM:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS