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Matador recebe licenciamento para remixar um dos maiores clássicos da música eletrônica

Jonas Fachi

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‘’You Are Sleeping’’ marcou toda uma geração de Djs e clubbers que paravam de dançar por mais de um minuto e ficavam anestesiados diante de uma voz grave e séria em um break que contava a bizarra história de um cara que tinha perdido e vendido tudo para ajudar uma prostituta viciada em Heroína. Se você ainda não está familiarizado com a música, ouça enquanto eu tento desmembrar as raízes dessa obra única.

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Descrita como um típico House Tribal, ela foi originalmente lançada em 2002 com 3 versões pela Yoshitoshi Records, gravadora do lendário projeto Deep Dish, hoje administrada apenas por Sharam. Um Bonus track Dub, uma acapella do vocal em loop e a versão mais conhecida e voltada pra pista ‘’PQM’s deephead Pass’’. Em 2003 já com enorme sucesso, a label lança mais um vinil com remixes de Luke Chable e Dave From Dallas & DJ Redeye com versões Dub e Vocal mix.

Se hoje nós vivemos em uma época em que as músicas tem apenas alguns meses de validade até serem descartadas tanto pelos artistas, quanto pelo público, se imagine no início da década passada, onde o acesso a informação era limitado e os djs acabavam valorizando muito e tocando as vezes por anos, alguma música diferenciada. You are sleeping foi licenciada e se destacou em algumas das mais vendidas compilações até hoje. Podemos citar os icônicos álbuns de Deep Dish’s Global Underground: Toronto DJ mix, James Holden’s Balance 005, e Hernan Cattaneo’s Perfecto; South America.

Manuel Napuri aka PQM (Quick Mix Príncipe) é um nativo Nova Iorquino Dj e produtor que foi uma das figuras mais relevantes da Yoshitoshi, ele também é parte integrante do duo/group de Hip Hop ‘’Nubian Crackers’’ que vem lançando trabalhos desde 1993 por gravadoras como Mobile Mondays, e a consagrada Atlantic records que foi responsável por álbuns de nomes como ABBA, AC/DC e Gilberto Gil, só pra você se situar.

PQM também é reconhecido por trabalhar em trilhas de games como ‘’The Crazy Frog’’ e ‘’Moto GP 2006’’, além de participar do filme Notorius B.I.G (Aka Christopher Wallace).

Fazer recortes em fitas e vinyls de vocais advindos de músicas de outros estilos ou discursos é uma pratica comum desde os primórdios da música eletrônica, na verdade, foi assim que tudo começou. No caso de PQM não foi apenas um recorte, ele usou um texto inteiro de forma magistral e como poucos se atreveram até hoje (existe a preocupação com direitos autorais). Por anos pessoas ligadas à música e o público em geral perguntaram-se de onde ele havia retirado esse áudio, pois no primeiro momento que você ouve, já saca que não é cantado, e sim declarado;

“You pick up this working girl,
who’s hooked on smack,
who hustles and scores.
“That’s all I do,” she says.

She says, “ten bucks for head, fifteen for half and half.”
She says, “three hits a day at thirty-five per.”
You say, “that’s seven tricks a day at least.”
“But,” she says, “sometimes I get lucky.”
“Once this guy gives me a bill and a half just to eat me.
Only time I ever came.”

You figure you can save her.

You sell your color TV.
That keeps her off the streets a whole day.
You hock your typewriter for one jolt.
Then your shotgun, your watch.

A week later, you say, “listen, I’m a little short.”
But she says, “no scratch, no snatch.”
You say, “look, it is better to give.”
“But,” she says, “beat off, creep.”

One night they spot you on the street in your skivvies,
trying to sell your shoes.
You tell them who you are,
but they nail you.

Then she happens by,
and she says, “Christ, you look fucked.”
She says, “hang tough.”

But you don’t say anything.
You just think, what a bum rap for a nice, sensitive guy like me.”

É flagrante que esse pequeno texto não é algo muito racional e compreensível, se trata mesmo é de um poema. Em 2013, Darren Abramson, professor de filosofia e ciências cognitivas da Universidade de DALHOUSIE intrigado com o mistério que envolvia o vocal da música que já era vista como um clássico, resolveu investigar e tentar descobrir a sua origem, neste link você pode conferir bem detalhado como ele trilhou até conseguir.

Em resumo, Darren começou a vasculhar na internet, levantar evidencias e perguntar a pessoas em blogs e sites de música, inclusive mandando uma mensagem a PQM, sem sucesso na resposta. Algumas observações apontavam para Bukowski, os fãs dele sugeriram que, por sua vez, poderia ser Jesse Bernstein ou Burroughs. Era possível ainda que PQM tenha encontrado em um velho pedaço de vinyl na época e que isso tenha se perdido depois, e nem ele saiba de quem era a emblemática voz. Depois de muitos dias de googling, Darren teve a grande sacada observando que PQM tinha usado um pedaço em outra produção chamada ‘’Insane Poema’’.

A amostra incluía a seguinte frase;

‘’ I know who’s free and I know who’s a slave,

and I’m waiting for the world to admit it’s insane’’.

Buscando essas palavras em torno de ligações sobre poemas, ele acabou achando uma fonte de um poema escrito por Michael C. Ford, dedicada a Henry Rollins. O título é ‘munição’. Essa fonte não dizia nada sobre uma gravação de áudio dele, no entanto quando buscou  por ‘Michael C Ford “e” Munições “, alguns links muito úteis surgiram no topo: eles se referem a um vinil duplo de 1984 com gravações de voz falada, incluindo o poema supracitado dedicado a Henry Rollins. Buscando por essas referências ele chegou a um blog de ‘’ Neighborhood Rhythms (Patter Traffic)’’ onde ali estavam disponíveis algumas faixas de áudio para dowload, como uma compilação, entre elas o áudio do poeta Californiano John Harris, a amostra omitia ainda a seguinte introdução;

‘’Ok. This is a poem that could only happen in Venice.

It’s called ‘The Gospel According To John.”

Então se iniciava a parte que PQM recortou para sua música, o mistério estava resolvido. A partir disso não foi difícil encontrar um vídeo no youtube do próprio Harris declamando seu poema, acompanhe;

Indo além, encontrei outro vídeo dele apresentando diversos outros trabalhos próprios, é impossível não reconhecer sua voz marcante;

Ainda não satisfeito Darren entrou em contato com John Harris e lhe contou todo seu esforço para encontra-lo. Surpreendentemente ou não, Harris nunca se quer tinha imaginado e ficado sabendo que sua voz tinha sido sequer gravada ainda os anos 80. Muito menos que tinha sido introduzida em uma música eletrônica, que por sua vez tinha se tornado um hino em pistas de todo mundo, ajudando a vender milhares de discos e compilações.

Lembra da menção sobre os direitos autorais anteriormente? Pois é, seria justo ou viável agora depois de tantos anos Harris receber algo referente ao uso de sua voz comercialmente? Ainda que agora a indústria fonográfica dos EUA tem apertado o cerco a sites como beatport e soundcloud para fazer valer o trabalho dos artistas. O Irlandês Matador e Shiba San receberam a licença da Yoshitoshi records, que em tese tem os direitos sobre a faixa para remixarem e repagina-la, a música acabou de ser lançada e ainda conta com uma versão remasterizada de Luke Chable.

https://pro.beatport.com/release/you-are-sleeping-remixes/1623834

O jovem produtor que tem seu nome atrelado a gigante Minus, trouxe com clareza e entusiasmo a música paro seu lado do Techno. Ao meu ponto de vista, Harris não irá se incomodar em buscar algo referente a isso (mesmo tendo o total direito), porém, o fato é que ele merece todo o reconhecimento possível, pois sua voz está eternizada como uma das maiores letras já escritas para uma canção de música eletrônica e palavras já ditas em uma pista de dança, ao lado de Underworld Born Slippy.

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Gui Boratto homenageia pioneiro do tango em show inusitado em Paris; assista!

Flávio Lerner

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Gui Boratto Tango
Em programa da TV francesa, o músico improvisou ao lado de instrumentista letã para uma plateia que contou até com um dos “robôs” do Daft Punk

Ao lado da importante instrumentista Ksenija Sidorova — original da Letônia e integrante da Orquestra Sinfônica de Viena —, o conceituado produtor e arquiteto brasileiro Gui Boratto protagonizou uma bela homenagem a um dos criadores do tango, o argentino Astor Piazzolla.

A apresentação, em formato live, rolou em outubro, em Paris, e teve direito até a convidado de honra: um dos “robôs” do Daft Punk. “Foi lindo, até o Thomas Bangalter do Daft Punk estava lá na plateia! Foi muito foda!”, resumiu o boss da D.O.C. Records, em contato com a coluna.

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O espetáculo durou quase meia hora, e agora, com vídeo disponibilizado ontem no YouTube, podemos assistir ao show na íntegra [veja abaixo]. O próprio Gui destaca que foi ele quem escolheu trabalhar com a música do Piazzolla, pois já havia um flerte antigo com o lendário jazzista que resultou na faixa de 2011 “Soledad”, do seu terceiro álbum.

O músico admite que levou quase dois meses pra tirar as harmonias do Piazzolla e fazer os arranjos da forma que queria, pensando em como criar as harmonias para encaixar com o acordeão de Sidorova.

O projeto faz parte da segunda temporada do Variations, conteúdo exclusivo que une música eletrônica e orgânica reunindo músicos das duas áreas para homenagear ídolos do jazz — em outras ocasiões, o programa já trouxe Marc Romboy e Kenny Larkin para, ao lado de instrumentistas famosos, interpretar John Coltrane e Miles Davis, respectivamente. Além deles, Dubfire e Rebotini também já participaram.

O Variations é apresentado pela Culturebox, canal cultural da tevê francesa, e sempre gravado ao vivo na sala de espetáculos La Cigale, clube parisiense que data da belle époque, nascido em 1887. “La Cigale é um lugar cheio de história que remonta ao começo do século: já pegou fogo e foi reinaugurado nos anos 90. Pra mim, foi um prazer sem igual me apresentar nessa obra arquitetônica, acima de tudo”, concluiu o Gui Boratto, que, também como arquiteto, está sempre atento a esses detalhes.

Flávio Lerner é editor da Phouse; leia mais artigos de sua coluna.

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Entrevista

Saiba tudo sobre o Caos, novo clube do underground de Campinas, que estreia com Carl Craig

Jonas Fachi

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Caos
Em entrevista exclusiva, Eli Iwasa, uma das fundadoras do novo clube campineiro, traz todos os detalhes do empreendimento e revela, em primeira mão, a atração especial de abril
* Com a colaboração de Flávio Lerner
* Foto de capa por Bill Ranier; artes e vídeos promocionais por Muto

Quando em 29 de maio de 2013 a “japa do techno” Eli Iwasa abriu as portas do Club 88 pela primeira vez — junto com seus sócios Rodolfo Salin, Antonio Carlos Diaz, Juka Pinsetta e João Mota —, era a concretização de um sonho que cresceu, transbordou, fomentou a cena local e dentro de uma semana se transforma em uma nova realização: o club Caos, que inaugura em Campinas no dia 22 trazendo pela primeira vez à cidade a lenda do techno de Detroit, Carl Craig.

E Carl é aquele artista para o qual a palavra “lenda” realmente se encaixa, sem cair em banalizações ou esvaziamentos. Tanto que foi escolhido a dedo pela DJ, empresária, sócia-proprietária e curadora Eliana Iwasa para ser a grande atração do primeiro ato desse novo empreendimento no interior de São Paulo.

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Eli possui mais de 15 anos de carreira na música eletrônica, e já passou por clubs como o lendário Lov.e em São Paulo, o Kraft em Campinas e diversos eventos e gigs pelo país afora — seja como produtora, curadora ou DJ. À frente do Club 88, que continua funcionando normalmente no belíssimo Jockey Club de Campinas, a artista bookou artistas como Mind Against e Michael Meyer, e agora o momento é de expansão.

O Caos é o segundo estabelecimento do grupo e foi desenhado para abrigar artistas de maior porte — além de Craig, já estão confirmados Marco Carola (12/01) e um grande artista israelense (para abril) que ainda não foi anunciado oficialmente, revelado em primeira mão por Eli nesta entrevista exclusiva que você lê abaixo.

+ Em turnê pela América Latina, Carl Craig volta ao Brasil neste fim de ano

Assim, o Caos promete estimular ainda mais a já movimentada cena do interior paulista, com seu espaço industrial aconchegante e ressignificado especialmente para que as pessoas sintam-se livres na pista, guiadas pela soberania musical.

Confira todos os detalhes que Eli nos revelou sobre o novo reduto underground campineiro:

Como mostrado na apresentação do projeto à imprensa, o Caos chega para cobrir uma demanda local por artistas de maior renome, devido à falta de capacidade no Club 88 atualmente. Quando vocês perceberam que existia esse potencial latente para um projeto maior?

Sempre houve um desejo de receber esses artistas, e o Caos nasceu justamente para possibilitar essa realização. Quando procuramos o local, pensamos no tamanho ideal que nos permitisse viabilizar esses nomes que sonhamos tanto em bookar, e que oferecesse uma experiência diferente do Club 88. Nós voltamos ao nosso começo, onde o que importava era a música sem muitas firulas — com apenas som e luz que proporcionassem algo bem intenso na pista.

Talvez um dos grandes diferenciais desse novo club é sua localização. Parece existir no Brasil uma tendência extraída da Europa por espaços com características industriais. O que o Caos vai apresentar de diferente em relação à estrutura, capacidade e, mais importante, atendimento e soundsystem?

O Caos ocupa um antigo galpão industrial, onde ficava uma siderúrgica — uma das características mais interessantes do espaço é que ele conta com diversas janelas, com luz natural inundando o club assim que amanhece. O ambiente é rústico, cru, mas é fundamental que as pessoas tenham conforto.

A pista conta com dois bares grandes, uma área externa bem ampla, e vamos trabalhar com o sistema cashless, que é super moderno e garante maior tranquilidade para você consumir na festa. Quanto ao soundsystem, vamos deixar para quem for à inauguração, mas posso te adiantar que é de uma marca que usamos em alguns de nossos eventos em Campinas.

“É simbólico ter na inauguração um artista que nos faz revisitar nosso passado ao mesmo tempo em que nos faz olhar para frente — porque Carl Craig é história, mas nunca deixou de ser um visionário.”

Não é qualquer clube que consegue inaugurar com uma das lendas de Detroit, Carl Craig. Qual a expectativa para sua vinda? O Caos tem pretensão de oferecer quantas horas de apresentação para os convidados?

O techno de Detroit sempre foi uma influência muito grande para mim, e Craig um dos meus produtores favoritos. É um artista que se manteve atualizado, atuando um diversas frentes, e  cuja música só reforçou sua relevância ao longo dos anos. Depois da apresentação arrebatadora no DGTL em São Paulo, a expectativa realmente é muito alta. Acho que é muito simbólico ter um artista como ele na noite de inauguração de um club que nos faz revisitar nosso passado ao mesmo tempo em que nos faz olhar para frente — porque Carl é história, mas nunca deixou de ser um visionário.

Além de você como anfitriã, teremos o lendário Mauricio Lopes e o duo campinense Black Sun na estreia do Caos. Em relação a residentes, existem nomes cotados?

O time de residentes de um club se forma conforme sua história é escrita, e os personagens importantes para ela aparecem nesse processo. Os residentes do Club 88 estão entre os melhores DJs de Campinas e região, em minha opinião, e conquistaram seu lugar com a qualidade de seus sets ali. No Caos, tenho certeza que este grupo também vai se formar no seu ritmo e tempo.

Caos

Antes de tudo, vem o Caos

Em janeiro, outro nome importante do circuito global chega a Campinas: Marco Carola. Nessas duas primeiras datas, podemos observar que o techno e o tech house prevalecem. É esse o estilo de música que o Caos vai focar, ou haverá abertura para outros nomes importantes de estilos como deep house ou house progressivo?

Um ponto importante é que não vamos levantar bandeira de estilo algum — o que importa é a qualidade musical. Temos o techno de Detroit de Carl Craig, o tech house cheio de classe de Marco Carola, mas também confirmamos o Guy J no dia 06 de abril, para quem gosta de progressive house, além de três artistas de techno que ainda não posso relevar, mas que estão entre os mais relevantes do estilo.

Além de uma data mensal fixa, o espaço irá receber outros gêneros de música, como o hip hop. Como vai funcionar exatamente esse diálogo entre estilos e públicos tão diferentes?

Já temos uma programação diversificada no Club 88, e nossos projetos de hip hop e pop (o Groove Urbano e a Wolf) também terão suas noites no Caos mensalmente. Cada noite e cada público servem para enriquecer nosso trabalho, nossa experiência, e o que podemos oferecer ao público.

“Não vamos levantar bandeira de estilo algum — o que importa é a qualidade musical.”

Parece haver uma tendência recente de novos clubes, com propostas cada vez mais nichadas, surgindo pelo Brasil. Como você enxerga esse atual momento do mercado dos clubes e da cena eletrônica em geral? Crises econômicas à parte, você diria que este é um dos melhores momentos para abrir esse tipo de negócio no país?

Sempre acreditei que crises trazem muitas oportunidades. O interior de SP abriga muitos dos maiores festivais do Estado, tem um público que consome avidamente música eletrônica, provou que é importante celeiro de talentos, com ótimos produtores e DJs, e conta com o Club 88 e o Laroc, que investem fortemente em sua direção artística de forma constante — assim, percebemos que havia demanda e espaço para um novo club. Num momento em que o mercado está tão retraído, por que não encarar mais um empreendimento se tudo conspirou a favor?

Como é o processo de estudo e incubação da ideia de criar um novo clube até, efetivamente, o seu nascimento? Conta pra gente o trabalho que envolve a criação de um empreendimento desse tipo.

Nosso trabalho é muito intuitivo — sempre falo que não servimos como modelo de negócio algum, de uma maneira mais tradicional assim falando [risos]. Lógico que todos esses anos de experiência servem como base para tomada de decisões, e no caso do Caos, foi apenas seguir um desejo latente em ter um espaço maior, para não termos que criar uma estrutura temporária cada vez que quiséssemos expandir nossas atividades para fora do Club 88. Todos nós temos uma inquietude que nos faz sempre pensar qual o próximo passo, o próximo negócio, evento…

Quando o 88 completou quatro anos, sentimos que era hora de crescer. A primeira coisa é encontrar o local adequado — ou no nosso caso, descobrir um local e pensar que seria incrível ter um club ali, como foi com o prédio do Jockey Club. Eu já tinha em mente que artistas gostaria de trazer, e corremos para a obra ser finalizada a tempo.

“Não há excessos: o Caos é uma grande pista de dança com um baita soundsystem e uma iluminação projetada para criar a atmosfera certa para dançar.”

Quais são as principais referências que nortearam o conceito e os princípios do Caos?

De alguma maneira, o Caos é como o final e início de um ciclo, e sentimos que é um retorno às nossas origens, quando o que realmente importava era apenas a música, mas com o olhar para o futuro. Tudo que era excesso foi retirado: o club é uma grande pista de dança com um baita soundsystem e uma iluminação projetada e pensada para criar a atmosfera certa para dançar. Desde a comunicação até a decoração, tudo foi simplificado, sem rodeios, sem exageros, para que você tenha a experiência e a percepção mais pessoais possíveis.

Espero que as pessoas realmente vivenciem uma imersão musical ao som de ótimos artistas, e possam compartilhar conosco a realização de mais um sonho.

Como o Caos vai se diferenciar de todos os outros clubes conceituais do mercado brasileiro?

Posso falar da estrutura, do espaço, dos bookings, mas o que na verdade sempre nos diferenciou, e espero que continue no Caos, é a relação que criamos com as pessoas que prestigiam nosso trabalho, com nossa equipe e com os artistas. Esse apreço pelo outro, por uma boa festa — é claro — e o amor genuíno ao que fazemos é o que vai tornar o Caos especial.

* Jonas Fachi é colunista na Phouse; leia mais de seus textos.

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Notícia

Ícone do house progressivo, Nick Warren é headliner de festa em São Paulo

Jonas Fachi

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Nick Warren São Paulo
O segundo evento do núcleo Unik ID traz o expoente britânico de volta à cidade que tem um peso especial em sua carreira

Nesta semana, uma longa espera chegará ao fim. Depois de quatro anos, um dos mais consagrados DJs da história da dance music desembarca novamente no Brasil. Quase 20 anos após ter marcado época em São Paulo ao escolher a cidade para gravar sua segunda compilação pela Global Underground (ouça abaixo), o inglês está de volta para consolidar um novo ciclo musical na capital financeira do Brasil.

Falar de Nick Warren não é uma tarefa fácil. Sua trajetória impressionante como DJ e brilhante como produtor musical o colocou frente a frente com o que já houve de melhor na cena clubber e festival no mundo. Podemos dizer que a apresentação do próximo sábado, em evento realizado pelo núcleo Unik ID, será algo emblemático. Por quê? Para entender, precisamos voltar um pouco no tempo e relembrar a estreita relação que o DJ de Bristol já teve com a cidade.

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Em 1998, durante a explosão do estilo house progressivo desenvolvido por ele e ícones como Sasha, John Digweed e Danny Howells no Reino Unido, Nick apostou na capital paulista para compilar um de seus álbuns mais interessantes e distintos. Foi um dos raros momentos em que o artista flertou com techno de maneira magistral, acabando por conceber um disco que poderia ser facilmente apresentado nos dias de hoje.

Vale ainda destacar que nenhum outro artista compilou tantos álbuns para a gravadora mais importante dos anos 90 e 2000. Foram oito cidades escolhidas a dedo por Nick para expressar sua música e também adaptá-la ao movimento local. A escolha por São Paulo serviu como uma pequena amostra do potencial que a cidade já apresentava em ser uma das lideres de desenvolvimento eletrônico no mundo, como mais tarde veio a se tornar. Durante todo esse tempo, o artista obteve grandes momentos por aqui, em clubs com o Warung, o Sirena e, mais recentemente, na Amazon.

Em 2017, o público paulista de apreciadores do estilo que o DJ ajudou a criar e consolidar pode dizer que teve um ano especial. A vinda de nomes como John Digweed, Guy J, Hernan Cattaneo e agora Nick Warren fecha uma temporada que deverá ser lembrada como de mudança e abertura de ideias para outros estilos. Nick estará dando uma volta na história quando iniciar seu long set em um dos eventos mais aguardados dos últimos tempos. Em recente publicação em sua página no Facebook, o artista demonstrou todo entusiasmo para voltar à cidade: “Brasil, eu já estava com saudades de vocês!”.

O núcleo Unik ID, uma das bandeiras mais fortes da capital para o house progressivo, chega para realizar sua segunda edição já contando com um artista do mais alto escalão do cenário conceitual. Tudo isso foi possível após o retorno positivo no primeiro evento, em que trouxeram dois produtores de destaque nos últimos anos — Cid Inc e Darin Epsilon.

Nick Warren São Paulo

Sábado, dia 16, a pista em anexo ao AUDIO Club receberá ainda um B2B com dois talentosos produtores que vêm se destacando em nossa cena: Luciano Scheffer e Goraieb. Completam o lineup Pedro Capelossi, Gui Milani e Pk Live. Você pode conferir mais informações no Facebook.

* Jonas Fachi é colunista na Phouse; leia mais de seus textos.

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