Connect with us
Banner Sundance Leaderborder

Matheus Veláz fala sobre sua carreira e projetos

Phouse Staff

Publicado em

12/06/2013 - 21:46

Hoje vamos bater um papo com  Matheus Veláz, ele que tem 25 anos, mora em Salvador/BA e  é  natural de Campinas/SP.
Matheus também é integrante do Press-On Live e vai falar um pouco sobre sua carreira e projetos futuros, vamos lá?

Luckas Wagg – Como foi o início de sua carreira?

Matheus Veláz – Primeiramente gostaria de agradecer o convite para o bate papo, parabenizar a iniciativa em lançar o portal, e desejar boa sorte para o futuro do projeto.

Pois bem, minha carreira se iniciou de uma forma bem natural, comecei a frequentar assiduamente diversas festas e clubs de Salvador em meados do ano de 2005, e aos poucos fui me aproximando dos promotores e djs locais,  passando assim a ter um contato mais próximo com a noite e com a musica, em pouco tempo, fui convidado a me tornar promoter de algumas festas, o que me levou a criar um interesse ainda maior pela musica, publico e djs que atuavam na noite. Em meados de 2007, apos muitas festinhas privates, atacando como dj, usando meu antigo nootbook, foi que decidi me profissionalizar, fui para São Paulo e me graduei no curso de discotecagem da DJ BAN. Voltando para Salvador comecei a organizar eventos com outros parceiros djs, e a partir dai os convites para coisas melhores começaram a aparecer naturalmente.

Luckas Wagg –  As dificuldades?

Matheus Veláz – As dificuldades sempre foram encontrar pessoas que acreditassem no meu trabalho, que me dessem oportunidades, existem muitos djs que são bons, tem talento, mas acabam não tendo chances de mostrar o que sabem, isso acontece ate hoje, ainda mais que nossa cidade enfrenta uma carência grande de clubes noturnos e festas e musica eletrônica. Mas a formula para o sucesso sempre será a mesma: Esforço, trabalho e dedicação.

Luckas Wagg – As facilidades?

Matheus Veláz –  Sem sombra de duvidas, a maior facilidade que tive nessa jornada de quase 7 anos, foi o apoio da minha família, com certeza o apoio de meus pais, irmãos e amigos foi o que sempre me fez andar para frente.

Luckas Wagg –  Você sempre tocou Deep House? o que levou você ao estilo?

Matheus Veláz – O deep house é uma coisa relativamente nova na minha vida, em 2010 eu comecei a viajar muito para o sul do pais, em especial Florianopolis em Santa catarina e mais em especial ainda para frequentar um clube chamado “Warung Beach Club”, que é referencia nacional para esse estilo musical a alguns anos, e por lá tive a oportunidade de presenciar sets memoráveis de lendas mundiais do deep, como Solomun, Lee Foss, Kolombo, Jamie Jones, Art Deparment, Seth Troxler, Danny Daze, Nick Warren, entre muitos outros. Então sem sombra de duvidas, posso afirmar que além do meu gosto natural e sensibilidade para o deep house, as minhas idas para o Warung e Balneário Camboriú foram determinantes para que hoje essa seja a minha especialidade e gênero favorito.

Luckas Wagg –  Quais foram suas influências no inicio? e as de hoje?

Matheus Veláz – Eu divido minha carreira em duas fases.
Na primeira fase, minhas influencias foram nomes como David Guetta, Steve Angello, Kaskade, Olivier Giacomotto, John Acquavica, Axwell, Vandalism, Ingrosso, Sebastian Leger, Daniel Portman, Dinka, Gui Boratoo entre outros.

E na minha segunda e atual fase, sem sombra de duvidas a minha maior influencia são dois nomes: Lee Foss e Jamie Jones, que são as cabeças pensantes do selo Hot Creations, hoje #1 em deep house/, também sou fã assumido de Kolombo, Karmon, Dubfire, Seth Troxler, Solomun. E claro que não posso deixar de citar brasileiros que estão estourados no deep no brasil e la fora, exemplos de: Fabo que teve a musica mais executada do ano ao lado de Karmon, o projeto HNQO, Digitaria que esta na Europa produzindo com o pessoal da Hot Creations.

Luckas Wagg –  Como você elabora seu set e o que você ver como o seu principal diferencial que faz com que você venha sempre a estar destacando-se entre outros milhares de DJ’s?

Matheus Veláz – Sempre que eu crio um set, procuro manter a coerência entre as musicas,    criar uma historia que tenha inicio, meio e fim, e para me destacar sempre procuro versões diferenciadas que ninguém toque e que surpreenda o publico. Gosto muito também de no meio do set, soltar AQUELE clássico que a muito tempo ninguém ouvia, as pessoas adoram.

Luckas Wagg –  De todos os artistas que você já dividiu cabine, qual o que mais lhe chamou a atenção a ponto de ganhar sua admiração?

Matheus Veláz – Essa sem duvidas é a mais fácil de responder: GUI BORATTO, o cara é um gênio, iniciou a carreira fazendo trilha sonora para filmes brasileiros, como Cidade de Deus por exemplo, e ele foi o divisor de águas para que a musica eletrônica brasileira passasse a ter o reconhecimento que tem hoje fora do Brasil. E o set do cara é incrível, ele faz um verdadeiro LIVE show, considerado inclusive o melhor LIVE do brasil em diversas revistas importantes.

 Luckas Wagg – Tem algum lugar onde ainda não tocou mais ainda deseja muito tocar?

Matheus Veláz – Como sonhar não é proibido em lugar nenhum: WARUNG BEACH CLUB.

 Luckas Wagg – E de todos os lugares que já passou, qual que te deixou mais saudade?

Matheus Veláz – Reveillon Warung Tour Brasilia, virada de 2012/2013.

Luckas Wagg –   Hoje como todos sabem você é um dos integrantes de um dos LIVES que mais vem se destacando na cena eletrônica, que é o  “PRESS ON”, como foi seu encontro com Luca Buzanelli e o Felipe Monteiro? de onde surgiu a ideia, conte pra galera o que é o projeto e como surgiu:

Matheus Veláz – Eu e Felipe somos amigos a 10 anos, começamos a tocar juntos e em nossas gigs conhecemos Luca, que em pouco tempo, alem de parceiro profissional, se tornou amigo pessoal, e conversa vai, conversa vem, viajando pra cá e pra lá, vendo outros projetos diferentes mundo e brasil a fora, chegamos a conclusão de que o DJ estava muito banalizado, todo mundo era DJ e estava muito difícil crescer sendo apenas DJ. Com isso tivemos a ideia de criar um produto novo, diferente e que fosse realmente um show que divertisse as pessoas não só com a musica, mas com interatividade de diversas formas que fazemos em nossas apresentações, como distribuir bexigas, almofadas, bonés, bolas de ar, nitrogênio entre outras coisas….

Luckas Wagg –   O grupo já conta com produções propiás?

Matheus Veláz – Temos um pack de mash ups e remixes que convido a todos para conhecerem em nossos canais do soundcloud e youtube.
Destaque para a musica UNIVERSE, que tem o vocal de uma cantora canadense, que foi feito exclusivamente para essa musica, parceria do PRESS ON com Dj Roots.

https://soundcloud.com/presson
http://www.youtube.com/user/Pressonlive

Luckas Wagg – O que podemos esperar daqui pra frente? o que vem de “novo” do Matheus Velaz e do Press-on?

Matheus Veláz –  Garanto muitas novidades tanto do Matheus Velaz, quanto do Press on, mas ainda preciso manter a 7 chaves, posso adiantar que os próximos meses serão BEM agitados e que musica própria do press on com nossa parceira DJ Samhara de Uberlandia esta por vir.

Luckas Wagg –   O projeto já é agenciado? conte nos um pouco sobre a agência e deixe os contatos pra quem quiser contratar:

Matheus Veláz –Hoje o PRESS ON possui duas pessoas que cuidam da nossa carreira.
Bianca Prudente respeitada produtora baiana, que nos dá um suporte local maravilhoso.

Contato:

biaprudente@gmail.com

(71) 8852-3835

E fazemos parte do casting de djs da agencia TAPE do Rio de Janeiro, que vende diversos djs nacionais e internacional brasil afora, comandada pelo DJ Rodrigo Ardilha.

Link direto para contratação.

http://agenciatape.com.br/bookings/

Luckas Wagg –    Bacana! Gostaríamos de agradecer a você pela atenção e desejar toda a sorte e  muito mais sucesso em sua jornada e projetos, agora deixe seu recadinho pra nossos leitores e suas redes sociais pra quem quiser seguir:

Matheus Veláz –  Foi muito bacana esse bate papo com vocês, muito bom poder dividir um pouco da minha experiência e historia para os leitores e internautas, acho muito importante sites que divulgem a musica eletrônica a fundo como vocês estão fazendo, isso é importante para que a musica eletrônica continue crescendo cada vez mais. E para os futuros djs, nunca desistam, trabalho é  o caminho certo.

Para quem quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho e do PRESS ON live, basta acessar as redes sociais:

Matheus velas:

https://www.facebook.com/matheus.velaz

https://soundcloud.com/matheusvelaz

 

PRESS ON:

https://www.facebook.com/pressonlive

https://soundcloud.com/PRESSON

http://www.youtube.com/user/Pressonlive

—————————–
Entrevista por: Luckas Wagg
https://www.facebook.com/luckaswagg

Curta a Ponto House no facebook:
https://www.facebook.com/pontohouse

RECEBA NOVIDADES NO E-MAIL

Deixe um comentário

Entrevista

Adam K: “Se você trabalhar duro o suficiente e tiver um pouco de sorte, seus sonhos se tornarão realidade”

Produtor veterano virou destaque no cenário brasileiro depois de parceria com o Vintage Culture

Phouse Staff

Publicado há

Adam K
Adam K com o Vintage Culture. Foto: Divulgação
* Por Toni Gobatto
** Edição e revisão: Flávio Lerner

Adam K é uma das pessoas mais comentadas na música eletrônica brasileira atual — tudo isso por causa da sua sólida parceria com o Vintage Culture. “Pour Over” foi lançada recentemente através de uma parceria entre os dois e, futuramente, outras tracks ganharão vida pela mão da dupla.

Antes disso, entretanto, o produtor canadense de 38 anos traz uma bagagem de muitos sucessos, como o hit “Twilight”, com Soha, que atingiu o primeiro lugar no iTunes Dance do Canadá e dos Estados Unidos em 2008 — resultado alcançado também com “Raining”, lançada em 2010. Em 2012, mostrou sua versatilidade ao bater o primeiro lugar do chart de trance do Beatport com “Tomahawk”, que saiu em parceria com BT, via Armada Music.

   “Twilight” foi lançada em 2007, via Rebirth

Adam K se tornou uma referência em produção musical; sua visão, paixão pelo que faz e técnica aguçada o mantém como um profissional de alta visibilidade no mercado da música. Ele também é fundador da Hotbox Digital, label responsável desde 2007 por mostrar novos talentos da house music no Canadá.

Agora, em contato com a Phouse, o artista fala conta mais sobre sua trajetória, relação com o Vintage e o Brasil, artistas em que está de olho e fecha tudo com um conselho valioso para quem sonha em ser um produtor de sucesso. 

Já “Tomahawk” foi ao mundo em 2011, pela Armada

Há quanto tempo você está no mercado musical, e como começou a produzir?

Eu componho desde os 15 anos de idade, mas só passei a trabalhar com música aos 21. Comecei produzindo depois de ir a uma rave de drum’n’bass em 1995. Depois da festa, eu voltei para casa e perguntei ao meu amigo Nynex, pelo IRC (plataforma onde o deadmau5 cunhou o seu nome artístico), como ele produzia música. Ele me passou dois programas: Rebirth e FastTracker 2. Eu comecei e nunca mais parei.

Quantas vezes você já esteve no Brasil, e o que você mais gosta no país?

Eu já vim ao Brasil umas 15 vezes, e toda vez que venho, fica melhor. As pessoas são receptivas e a comida é uma perfeição. Eu também tenho lembranças da minha festa favorita, produzida pelos meus amigos — a Kaballah em Curitiba. Eles mantiveram a festa aberta por duas horas a mais para eu poder continuar tocando. Foi um dos eventos mais incríveis que já fui no país.

Pela sua própria Hotbox Digital, “Into The Light” é um dos singles mais recentes do Adam K

“Pour Over” é um enorme sucesso já, com mais de cinco milhões de plays no Spotify e 12 milhões de visualizações no YouTube. Como você conheceu o Vintage Culture?

O Lukas e eu nos conhecemos pelo Instagram e começamos a trocar ideia. Descobrimos uma conexão de gostos e musicalidade, e estou curtindo muito escrever canções com ele desde então.

Sei que você tem um próximo lançamento com o Vintage Culture, chamado “Save Me”. Vocês estão trabalhando em mais músicas?

Nós sempre estamos trabalhando juntos em músicas, mas nem tudo o que produzimos será lançado. Alguns sons são só para as pistas, e outros são ideias que acabamos descartando. “Save Me” é uma parceria entre eu, Lukas e Floki, uma cantora e compositora canadense. O Lukas também
está trabalhando em outra canção com ela, chamada “Taking Over”.

“Raining” saiu pela Ultra Records, em 2010

Que produtores você tem mais curtido atualmente?

Funkin MattBruno BeFISHERChris Lake… Diversas músicas boas estão vindo desses artistas.

Muitos produtores jovens que estão iniciando a carreira agora estão lendo esta entrevista. Qual conselho você daria a eles?

Se você quer fazer música, você fará música. Se você parar, é porque você não quer o suficiente. Siga seus sonhos, e se você trabalhar duro o suficiente e tiver um pouco de sorte, eles se tornarão realidade.

* Toni Gobatto é colaborador da Phouse.

LEIA TAMBÉM:

Vintage Culture curte uma de fotógrafo no vídeo para “Pour Over”

Com canadense Adam K, Vintage Culture lança novo som

Segunda edição do Só Track Boa BH pode ser considerada a melhor de todos os tempos

Vintage Culture solta set para celebrar os 7 anos de Só Track Boa

Elekfantz lança EP de remixes para “Work It Out”

Continue Lendo

Ashibah: “O Brasil é o meu sonho e eu sempre conto os minutos até voltar”

Artista fala sobre relação com o Brasil, collab com o Mumbaata e abre detalhes do novo álbum

Nazen Carneiro

Publicado há

Ashibah
Foto: Divulgação
* Edição e revisão: Flávio Lerner

A DJ, produtora e cantora egícpcio-dinamarquesa Ashibah está retornando ao Brasil para nova tour no início de outubro. Com o sucesso de sua última passagem pelo Brasil, em julho, e o lançamento do EP She Knows (ao lado do duo carioca Mumbaata) pela conceituada gravadora alemã Get Physical, a artista se aproximou ainda mais do público do país e tomou as pistas — e as rádios — com suas músicas fortes, profundas e muito dançantes.

Em meio ao intenso trabalho de estúdio do seu próximo álbum, Ashibah conversou com a Phouse sobre esse momento especial da carreira, sua relação com o Brasil, como rolou a collab com o Mumbaata, deu dicas de músicas e abriu detalhes sobre o seu próximo álbum. Confira na entrevista abaixo!


Suas composições e seu vocal são tão cheios de paixão pela música. E você tem essa versatilidade, que vai de Michael Jackson e Tracy Chapman a instrumentos musicais tradicionais egípcios. Por gentileza, conta pra gente o que você tem ouvido, e o que mais te influencia hoje?

Alguns dos meus favoritos recentes incluem “Kiss of Life”, da Sade, o remix de Dennis Ferrer para “The Cure and the Cause”, do Fish Go Deep, “Girl”, de The Internet, “For My Lover”, da Tracy Chapman, e “Can You Feel It”, do Mr. Fingers.

No meio disso tudo, afro house também tem se destacado. Nunca é o suficiente (risos) [no original, “I Just Can’t Get Enough”, um trocadilho com a música do Michael Jackson].

Recentemente você lançou o EP She Knows, junto com o duo brasileiro Mumbaata, pela gravadora alemã Get Physical Music, que é um dos selos mais renomados e respeitados em todo o mundo. Esse EP é muito forte e feito para a pista de dança, além de ter uma história completa para contar…

O lançamento desse EP pela Get Physical foi um dos destaques deste ano. Eu sempre tive o desejo de lançar por esse selo. Conheci o Mumbaata em uma festa no Brasil e combinamos que deveríamos fazer uma sessão de estúdio, e então eu fui ao Rio e nos encontramos. A vibe e a energia entre nós foi muito inspiradora, e fizemos tudo que eu queria. Quando o pessoal da Get Physical disse ter gostado, pensamos em fazer mais um som e criar um EP, e eles adoraram. Foi uma experiência incrível.

“Uma das coisas que eu amo no Brasil é a abertura das pessoas para ouvir algo novo. É o lugar perfeito para testar novas pistas, novas ideias e eu adoro isso. Os brasileiros são pessoas de coração, e eu acho que é por isso que eu os amo tanto: porque eu sou do mesmo jeito.”

Você tem uma relação muito especial com o público brasileiro, e sua última tour por aqui foi um sucesso completo. Comente alguns detalhes que você considerou especiais nessa tour.

Minha última passagem pelo Brasil foi algo para se registrar. Vocês sempre encontram novas maneiras de me surpreender. Uma das coisas que eu amo no Brasil é a abertura das pessoas para ouvir algo novo. É o lugar perfeito para testar novas pistas, novas ideias e eu adoro isso. Os brasileiros são pessoas de coração, e eu acho que é por isso que eu os amo tanto: porque eu sou do mesmo jeito.

O amor que recebo toda vez que eu toco me dá muito fôlego, sabe? As pessoas dançam, elas cantam e elas estão lá. No Park.Art, em Curitiba, por exemplo, eu toquei para quase 15 mil pessoas, e mesmo assim pude sentir a energia de cada um — cada pessoa com uma energia diferente, bonita e inesquecível. Todos os locais são especiais e marcantes, como as noites intermináveis da Privilège, em Búzios, onde a festa nunca para e o amor é infinito é alucinante. Como artista, isso é um sonho. O Brasil é o meu sonho e eu sempre conto os minutos até voltar.

Você tem tomado conta dos programas de rádio por todo o país. O EP com o Mumbaata chegou a tocar em oito Estados e teve, inclusive, estreia nacional no programa Dance Paradise, da Jovem Pan FM. Toda essa exposição foi estranha de alguma forma, ou você considera natural?

O maior desejo de todo artista é que isso aconteça. Criar algo que realmente vem do coração e sentir essa resposta imediata é algo que me mantém querendo criar mais e mais. Está fluindo de forma natural e sou muito grata por isso.

+ Chilli Beans e MOB somam forças em novo cruzeiro de música eletrônica

Você ainda se sente nervosa antes de um show?

Sempre. Você tem que estar nervoso, porque você ama isso. E se você parar de ficar nervoso, talvez precise de novos desafios. São as borboletas [no estômago] que mantêm você em pé.

Ok! Agora essa pergunta é muito importante: qual a melhor bebida brasileira? (Risos)

Ah, não vale! Essa é difícil, foram muitas (risos), mas com certeza a caipirinha de maracujá na praia de Búzios, no lindo bar à beira mar do Brothers Groove, marcou bastante.

Foto: Divulgação

Você acha que o público brasileiro gosta mais quando você canta mais sexy ou aquele vocal forte e poderoso?

Eu acho que eles amam ambos. O público gosta dos contrastes.

Você está prestes a terminar seu novo álbum, certo? Estamos todos curiosos, e eu preciso que você conte mais sobre ele aqui na Phouse!

Meu álbum está saindo do forno já há algum tempo, e estou muito animada, claro, mas muito nervosa ao mesmo tempo. O que vocês podem esperar desse novo trabalho sou eu, em diferentes perspectivas. Adianto aqui que o álbum será dividido em três partes, com os três EPs. Será uma verdadeira jornada. Não posso revelar mais agora, mas tudo o que posso dizer é para esperar profundidade, vocais, emoções, força total e crocância (risos).

+ Mumbaata e outros artistas brasileiros revelam os bastidores da “Cocada”

Incluirá colaborações? Algum artista brasileiro?

Sim, com certeza. Posso adiantar que Mumbaata e Jean Bacarreza estarão nesse álbum. Também alguns artistas egípcios.

Você tem uma turnê brasileira confirmada para outubro. O que vem por aí?

Primeiro de tudo, mal posso esperar para voltar! Estou com um novo show e novos elementos ao vivo. Iremos nos apresentar em locais inéditos onde pretendo mostrar materiais em primeira mão para o público brasileiro curtir e se divertir muito comigo!

* Ashibah está de volta ao Brasil nesta semana, onde apresentará algumas de suas novas faixas. Veja as datas abaixo!

Ashibah
Arte: Divulgação

* Nazen Carneiro é colaborador da Phouse.

Continue Lendo

Entrevista

Sócia do Caos, Eli Iwasa fala sobre curadoria, cena e sonho realizado

Celebrando a diversidade, casa recebe Modeselektor, Zegon e Mau Mau neste final de semana

Rodrigo Airaf

Publicado há

Caos Club
Eli Iwasa. Foto: Divulgação
* Edição e revisão: Flávio Lerner

É em um galpão industrial completamente reformado em Campinas que acontece uma vastidão de apresentações antes pouquíssimo prováveis de rolar na região. Desde sua inauguração, em dezembro, abrindo no máximo duas vezes por mês e rolando por longas horas, o Caos reverberou uma jornada sonora das mais recompensadoras, trazendo desde nomes majestosos como Laurent GarnierCarl CraigChris LiebingSpeedy J Marco Carola, até nomes de grande destaque na atualidade, como Nina KravizReconditeANNA e Nastia. Por falar em artistas imponentes, foi lá a apresentação única da alemã Ellen Allien no Brasil — fato que vai se repetir com o gigante Dixon, em outubro.

Tendo como filosofia a diversidade tanto de público quanto de som — você pode encontrar numa mesma noite tanto a disco music de Eric Duncan quanto o techno pulsante de Tijana T, por exemplo —, há projetos como a Wolf, voltada ao público LGBTQ+, e a Groove Urbano, que fomenta o hip hop, ambos com histórico de eventos no Club 88 (do mesmo grupo que criou o Caos). Por esses eventos passam expoentes fora do circuito usual, entre eles Linn da QuebradaEmicida e Gabriel o Pensador.

Voltando aos beats eletrônicos, até mesmo Fisher, febre mundial da cena tech house mais comercial, apresentou-se no club na última semana, em uma noite explosiva em parceria com a festa paulistana Michael Deep.

Caos
Caos, em sua inauguração com Carl Craig, em dezembro de 2017. (Foto: Bill Ranier/Divulgação)

A próxima loucura que o Caos vai aprontar está logo aí, na madrugada de sexta para sábado: um after com ModeselektorZegon e Mau Mau, a partir das 04h. Pode ser maluco para alguns unir o poderoso e eclético duo alemão a um difusor da bass music e um pioneiro do techno brasileiro na mesma noite (tudo isso logo depois de uma festa de hip hop), mas não é maluquice para o Caos — e certamente não para sua sócia-fundadora Eli Iwasa.

É com ela que conversamos agora, para que nos ajude a entender o porquê de o Caos ter se tornado um projeto tão único e tão importante para o interior de SP em menos de um ano, além de explorar um pouco a proposta da casa através de sua visão e experiência de duas décadas no cenário eletrônico.

Caos
Eli Iwasa na cabine do Caos, que possui um amplo espaço ao redor do DJ. (Foto: Reprodução/Facebook)

Eli, o lineup do after que vai rolar no próximo sábado é curioso, e parece ser bem especial: Zegon, que é conhecido na cena bass; Modeselektor, duo gringo muito querido por quebrar barreiras de estilos musicais; e por fim, Mau Mau, deuso do techno que vem com um set de clássicos. Como e por que o lineup foi montado assim?

O Modeselektor é conhecido por não se prender a rótulos, por sua imprevisibilidade, então por que também não fazer algo fora do óbvio? Tanto o Zegon quanto o Mau Mau são artistas com uma baita bagagem musical, e pedi para cada um deles que fizesse um set especial para que pudessem mostrar um pouco a mais de suas próprias histórias.

O Zegon, além de ter sido DJ do Planet Hemp, faz parte do N.A.S.A. e do Tropkillaz, então pode ir do hip hop ao eletrônico, e tudo mais no meio, com a maior facilidade. Quando fechei o Modeselektor, a primeira pessoa que pensei em chamar para fechar a festa foi o Mau, fazendo um set de clássicos. Ele, que ajudou a construir tudo isso que temos agora, que tem um papel fundamental no desenvolvimento da música eletrônica no Brasil, e que também é figura central da minha própria história na cena, não poderia ficar de fora.

Em sua comunicação, o Caos deixa claros seus princípios de inclusão, posicionando-se contra preconceitos e barreiras sociais, convergindo diversos públicos. Como isso se traduz nos lineups da casa?

Quando começamos a pensar no que gostaríamos no Caos, resgatamos a ideia de como eram os clubs importantes em nossa formação, como o Lov.e e o Kraft. Uma das coisas mais significativas daquela época era justamente a mistura de públicos: o “playboy” e o “mano”, as “bees”, as trans, a turma do som e os que caíam de paraquedas, encarando seus próprios preconceitos e aprendendo na democracia que uma pista de dança deveria ser.

Aqui nem todo lugar é assim. O que parece absurdo pra muita gente é uma realidade na região. E queríamos reunir os amigos e clientes de universos backgrounds diferentes num só lugar. É um processo de aprendizado constante e um desafio também, porque Campinas ainda é uma cidade bem conservadora em muitos sentidos. 

Caos
“Sem sexismo, sem racismo, sem capacitismo, sem ageísmo, sem homofobia, sem gordofobia, sem transfobia, sem ódio”, diz banner instalado perto da porta. (Foto: Reprodução/Facebook)

Durante a fase embrionária do projeto, já havia a expectativa de reconhecimento em tão pouco tempo?

Nunca! Nem nos meus sonhos mais loucos (risos)!

O que tem por trás do trabalho de curadoria que o público em geral não vê?

Um grande desafio é alinhar a visão de uma casa noturna com o momento do mercado e com o que o seu público espera, e não deixar seu propósito se perder diante de todas as mudanças que a cena e seu próprio club sofrem ao longo dos anos. Lidamos com muita coisa no Brasil: alta do dólar, uma carga tributária gigantesca, a falta de apoio dos órgãos oficiais, e a toda hora precisamos nos lembrar por que escolhemos ter um club, pois nem sempre é fácil.

Tem muita festa acontecendo, a concorrência é grande e isso faz com que muitas agências de talentos acabem pedindo ofertas inviáveis ao produtor brasileiro. Ao mesmo tempo, estamos sofrendo com esse momento econômico e político no país, o que refletiu no ticket médio e na frequência com que as pessoas saem — muita gente gasta com cautela e escolhe uma festa no mês em vez de sair todas as semanas.

Do nosso lado, existe um cuidado ainda maior na hora de investir em um artista internacional, o esforço de não bater datas com outros eventos, e tudo isso reflete na curadoria: ora você se arrisca mais artisticamente, ora você toma decisões de resultados mais certeiros. 

A agência Muto é responsável pela comunicação audiovisual do Caos, trazendo vídeos conceituais a cada edição.

Então pra escolher os artistas, nem sempre a paixão fala mais alto?

Nossas decisões são bem emocionais. Pensamos muito na experiência e nos momentos que podemos proporcionar através dos clubs. Não é exatamente a maneira certa de gerir um negócio (risos), mas é a maneira que é certa para nós. Sempre fomos assim, muito intuitivos, com a paixão falando alto.

A experiência também permite que tomemos decisões certas mesmo sem fazer muitas contas, porque com o tempo você aprende o que funciona e o que não, quais dias são melhores para seu club… Muito importante falar também que manter-se atualizado com o que acontece na cena é fundamental; o público se renova constante e rapidamente, assim como estilos musicais e artistas.

Imagino que várias datas do Caos foram lindas e que seja difícil fazer uma escolha, mas em qual delas você realmente sentiu uma sinergia perfeita entre o lineup, a resposta do público, a conexão entre os artistas, e pensou: “o resultado está literalmente do jeito que imaginei”?

A inauguração do Caos fez muita gente chorar entre toda a equipe e público, porque sentimos que algo muito significativo estava acontecendo ali. Já sobre a noite com Laurent Garnier, pessoalmente, queria há anos booká-lo para algum dos meus clubs em Campinas, mas nunca sentia que era a hora. Quando abrimos, sabia que estávamos prontos para recebê-lo aqui, da maneira que ele merece.

Eu nunca vou esquecer o momento em que o Laurent entrou na cabine e o Toca, um dos meus sócios, veio até mim, super emocionado, porque só a gente sabe o tanto de dedicação que foi preciso para chegarmos ali e abrirmos a casa. A ficha caiu que tudo que vivemos e aprendemos nos trouxeram até aquele momento, com todos nós colocando nosso potencial em prática para fazer o Caos ser uma realidade.

Caos
O Caos é realmente para todos… Até mesmo pra Paçoca, filha da Eli Iwasa. (Foto: Reprodução/Facebook)

Como você enxerga a noite de Campinas em relação ao cenário nacional atualmente?

Vejo que o Caos e o Club 88, junto com o Laroc, que são nossos amigos e fazem um trabalho incrível, estão realmente fomentando a cena da região e a transformando em um destino para quem gosta de música eletrônica. Sempre existiu o fluxo de público de Campinas para São Paulo, e hoje, finalmente, existe também o fluxo de São Paulo, cidades ao redor, Sul de Minas para esses clubs.

Vale lembrar que esse trabalho não é de hoje. O interior de SP sempre contou com clubs muitos importantes, como Kraft e Anzu, além de festivais como Kaballah, Tribe e XXXPERIENCE, que realizam seus eventos por aqui.

Pra fechar, o que é um bom curador pra você?

Um bom curador é aquele capaz de traduzir a visão de um club ou evento através da música, dos artistas e das experiências que compartilha e proporciona.

Rodrigo Airaf é colaborador eventual da Phouse.

LEIA TAMBÉM:

Techno e atitude: Ellen Allien lança 1º EP por outro selo em 20 anos

Saiba tudo sobre o Caos, novo clube do underground de Campinas

Conheça as 5 atrações desta sexta-feira no Caos

Ney Faustini: “Estude música, mais do que você já estuda”

Eli Iwasa lança mix para série com ex-alunos da Red Bull Music Academy

Continue Lendo

Publicidade

Brazillian Bass 300×250
Sundance (300×250)

Facebook

PLAYLIST

Trending

-->

Copyright © 2018 Phouse

Translate »