Mind State

Expoentes do drum’n’bass juntam-se em coletânea voltada à saúde mental

Disco surge como uma das respostas à morte de Avicii

Muita conversa sobre saúde mental na indústria da música eletrônica entrou em foco após a morte do DJ sueco Avicii. A cena vem se mobilizando em torno do tema, e desta vez a discussão resultou em um disco exclusivo com participação de diversos projetos de peso do drum’n’bass, como The Prodigy, Chase & Status e Pendulum.

Tanto artistas quanto fãs e profissionais do meio já iniciaram a discussão sobre como a pressão das agendas dos DJs podem prejudicar a saúde mental e resultar em diversas doenças como a depressão e o estresse. Pensando nisso, Ben Verse, ex-MC do Pendulum, mobilizou amigos na tarefa para produzir o primeiro volume da Mind State, coletânea que chama atenção para o tópico e angaria fundos para instituições voltadas à saúde mental dos músicos.

Em um comunicado via e-mail, Ben contou como a ideia foi espontânea e pessoal: “Eu escrevi uma lista de pessoas que conheço que poderiam estar interessadas na ideia. Liguei para elas. […] Quando caras como The Prodigy estão dispostos a isso, realmente abrem portas”, escreveu. “O primeiro passo para evitar transtornos mentais é conseguir se abrir para alguém. Para os músicos, é importante ter a opção de ligar para um telefone, trocar uma ideia e compartilhar seus sentimentos, antes de ir ao encontro de últimos recursos como álcool ou drogas. A indústria musical não é um emprego estável. […] Com o Mind State Vol. 1, queremos encorajar as pessoas a procurar outras e conversar.”

A coletânea é uma colaboração com o Getahead Festival, que é o primeiro evento 24 horas dedicado à saúde mental, bem-estar e música, reunindo shows, festa e painéis e conversas sobre o assunto. A edição mais recente rolou ontem, em Londres. Metade dos lucros do disco serão revertidos às instituições parceiras do festival: Help Musicians UK e Music Minds Matter.

LEIA TAMBÉM:

Estudo revela que músicos são bastante propensos a ansiedade e depressão

O DJ de techno Ben Pearce é mais um músico a revelar a gravidade da depressão

SIGA A PHOUSE:
INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | SPOTIFY

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS