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Review

Novo EP de Gui Boratto e Leo Janeiro converge três mundos sonoros

Jonas Fachi

Publicado em

06/10/2017 - 15:40
Lançado pela D.O.C., o novo EP da dupla traz três faixas, incluindo um remix do expoente francês Rodriguez Jr.

Hoje, 6 de outubro, foi ao ar o aguardado EP MooDisco, pela D.O.C. Records. Com duas faixas originais e um remix, o trabalho é resultado de uma parceria que reuniu três artistas de estilos bem distintos, porém capazes de mostrar que diversos mundos sonoros podem se cruzar em algum ponto, criando algo novo, original, e que ao mesmo tempo retrate um pouco da personalidade de cada um deles.

O lançamento, pela sublabel da consagrada gravadora alemã Kompakt, tem versões com formatos em digital e vinil, sendo “MooDisco” a faixa-título — uma colaboração entre Gui Boratto e Leo Janeiro.  Para dar um toque especial, o convite para remixa-lá foi depositado no olhar de um dos artistas mais autênticos e reconhecidos dos últimos dois anos no mundo: Rodriguez Jr. O EP ainda conta com outra faixa 100% autoral de Leo, intitulada “Back in the Days”.

Antes de analisarmos cada uma das três ideias propostas, vamos conhecer um pouco de como todo o processo de construção da parceria entre os artistas aconteceu, pelas palavras concedidas de Leo Janeiro à Phouse:

“O processo de produção do EP foi um pouco longo. O Gui [Boratto] e eu somos amigos há muito tempo, e ele já vinha me convidando para fazer alguma coisa pela D.O.C. Nós já estamos há um ano trabalhando nisso. Eu fazia um pouquinho e o enviava; às vezes ia ao estúdio dele. O legal foi que a soma da base musical do Gui com o meu background formou algo diferente. Nessas idas e vindas, eu já tinha acabado a ‘Back in the Days’, e o Gui também tinha gostado dela. Essa música é mais diferente, meio deep house.

Também nesse meio tempo estávamos pensando em fazer um remix especial. Eu já tinha uma boa relação com o Olivier [Rodriguez Jr.], nós já tínhamos tocado algumas vezes aqui no Brasil. O Gui não conhecia o Jr. pessoalmente, mas já gostava do trabalho dele. A gente se encontrou por acaso em Barcelona em 2016, falamos da possibilidade de uma colaboração. Depois eu puxei uns emails, enviei a faixa, ele escutou… Gostou de pronto.

Rodriguez primeiro precisava acabar o seu álbum, e deixou isso claro pra gente. Entretanto, em seguida já iria trabalhar no remix. Ficou sensacional, o Olivier é um músico incrível, deu outra visão para a ‘MooDisco’. O EP ficou muito forte; tenho conversado com alguns amigos e cada um tem um feedback, cada um tem a sua preferida. Eu gosto muito quando a música ultrapassa os limites, ela é feita pra isso. O EP é um belo resultado de uma parceria entre amigos”.

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As promos captaram o interesse de nomes consagrados, como Sasha, Maceo Plex, Joris VoornDanny Tenaglia. Vejamos o porquê, numa análise faixa a faixa.

Leo Janeiro & Gui Boratto – MooDisco (Original Mix)

O título do trabalho traz duas forças independentes em coalizão sonora. A marcação splash e clap na frente, e um sintetizador concorrendo com a bassline em uma profusão de loops e elementos de apoio bem limpos, são de facíl identificação. O arranjo, que ganha um hi hat super movimentado, é possivelmente o maior destaque. Dinâmico e imprevisível, enquanto você imagina que a faixa está perto do final, ela rapidamente renasce e ganha mais três impressionantes minutos de renovação do synth principal.

Leo Janeiro – Back in the Days (Original Mix)

Com um peso das batidas com maior pressão, essa faixa é um daqueles clássicos do deep house. Um trabalho que já nasce atemporal, por possuir um encaixe de marcações do sintetizador que lhe dá respiros entre si, além de leves aberturas no cutoff. Mais em baixo, percussão em loop intenso e baterias quebradas, formando um padrão extremamente dançante e que dificilmente sai da case dos DJs antes de uma temporada inteira.

Leo Janeiro & Gui Boratto – MooDisco (Rodriguez Jr. Remix)

O francês claramente traz inspirações de seu último álbum nessa fabulosa reinterpretação de “MooDisco”. Com efeitos de longevidade e dispersão que acompanham o kick, bass e sub desde o início, a faixa recebe elementos que, aos poucos, imprimem um tom de mistério.

Ao mesmo tempo, a linha de baixo se abre progressivamente até que, a partir dos dois minutos, recebe o complemento das notas que faltava. Em seguida, buscando do ouvinte maior imersão, Jr. implementa ainda fundos suaves e rápidos para dar maior sensação de movimento. Um trabalho que faz o expectador se perder de maneira sutil, pois todas as camadas estão a todo o momento querendo atenção. Nessa tentativa de compreende-la, você irá se encontrar completamente envolvido.

* Jonas Fachi é colunista na Phouse; leia mais de seus textos.

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Review

“Pedra Preta”, o 1º álbum do Teto Preto, é um grito de resistência

O celebrado grupo do underground paulistano mostra sua maturidade artística em seu primeiro full lenght

Alan Medeiros

Publicado há

Pedra Preta
Foto do clipe de "Pedra Preta": Reprodução/Facebook

Nos últimos anos, São Paulo se transformou em um caldeirão cultural com uma chama multicolorida a iluminar um mar de ideias brilhantes. Nesse cenário, diversas mentes criativas surgiram, mostraram a que vieram e se tornaram referência para uma série de iniciativas que passaram a pipocar pelo país. No olho desse furacão, exercendo posição de protagonismo, lá estava a Mamba Negra e, consequentemente, o Teto Preto.

A relação entre festa e grupo é intrínseca. O Teto Preto nasceu na pista da Mamba e obviamente foi criado por frequentadores e entusiastas da festa. Nesse processo, o grupo foi decisivo para construção do perfil sonoro que tanto marcou a Mamba Negra frente ao seu público. Muito além da música, estamos falando de arte em diferentes camadas — estamos falando de representatividade. A festa representa a banda, a banda representa a festa. Por sua vez, o público se sente fortemente representado por ambos.

Os primeiros trabalhos do Teto Preto foram lançados pelo selo da Mamba, o MAMBA rec, em 2016. O EP Gasolina foi prensado em vinil com duas faixas extremamente marcantes: “Já Deu Pra Sentir” e “Gasolina”. O resultado? Dois hits históricos para jornada do grupo. Na sequência, um hiato de dois anos até “Bate Mais”, single em antecipação ao Pedra Preta, primeiro álbum de estúdio completo da banda, que chegou às plataformas digitais neste mês com oito faixas, sendo sete originais e inéditas.

 

Pedra Preta reflete a atual maturidade artística de seus compositores, mas não deixa a chama da ousadia e irreverência se apagar. Novamente, não se trata apenas de música: Laura Diaz (Carneosso), Loic Koutana, Pedro Zopelar, Savio de Queiroz e William Bica promovem um grito de resistência ao longo de todas as faixas que formam o full lenght. A atmosfera densa do disco dita o ritmo de uma narrativa longa e inteligente, que aborda assuntos como a tragédia do Museu Nacional neste ano.

Por falar em “Pedra Preta”, vale ressaltar que a faixa-título do álbum também ganhou um clipe. Lançado ontem, 22, e com duração de mais de oito minutos, o vídeo dirigido por Rudá Cabral, Laura Diaz e Joana Leonzini traz um storytelling denso e aberto a interpretações, mas com uma clara crítica ao conservadorismo da sociedade brasileira e honrosa menção ao perfil de público da Mamba Negra — o trabalho foi coproduzido pela MAMBA rec em parceria com a Planalto. Sem dúvida alguma, Pedra Preta é uma vitória importante para a sobrevivência da cultura eletrônica de vanguarda no Brasil.

  

Alan Medeiros é colaborador da Phouse.

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ESPECIAL

Tha_guts e o som envolvente que rege o selo da Gop Tun

Produtor gaúcho é uma boa mostra do amadurecimento da Gop Tun Records

Alan Medeiros

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Gop Tun Records
Tha_guts. Foto: Divulgação

Neste mês de novembro, o coletivo paulistano Gop Tun celebrou seis anos de uma história construída muito em cima da seriedade com que o coletivo paulistano trata seus projetos artísticos, dentro e fora da pista. Referência na cena house/disco brasileira, o atual patamar do projeto permite que algumas de suas iniciativas sejam encaradas como formadoras de opinião.

Para isso, uma das principais ferramentas do núcleo é a Gop Tun Records, gravadora que possui um catálogo ainda enxuto em número de releases, mas que em 2018 e principalmente 2019, deve ser expandido através de uma intensificada no cronograma. Até então, cada ano tinha entre um e dois lançamentos. Neste ano, foi observado um aumento no fluxo, já que até aqui, três releases ganharam a luz do dia através da plataforma criada pelo coletivo paulistano.

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Atualmente, o time de artistas que compõe o quadro de lançamentos do selo é composto por residentes da Gop, por nomes de forte influência frente à indústria nacional (como Renato Cohen) e algumas mentes brilhantes de outras partes do mundo, como HNNY, Prins Thomas e Lauer.

Para os próximos meses, Bruno Protti (aka TYV) e Gui Scott, duas das cabeças pensantes da gravadora, contam que haverá uma expansão no time de artistas, com mais nomes brasileiros e sul-americanos entrando para o casting da label. Sem a pressão de obrigatoriamente pensar em vinil, a Gop Tun Records se mostra mais apta para apostas e ousadias em seu programa de lançamentos.

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O último EP da gravadora foi assinado pelo produtor gaúcho Tha_guts, um novo nome frente a geração atual de produtores brasileiros. Guto Pereira, mente por trás do projeto, entregou à Gop um release denso e repleto de referências distintas que se revelam ao longo das cinco faixas originais. O trabalho sucede Plastic Noise, disco que o revelou para o cenário da eletrônica brasileira. Após o full lenght lançado de maneira quase que independente, Guto decidiu se aproximar da música eletrônica de pista em suas jams de estúdio, e o resultado foi esse belíssimo trabalho lançado pelo selo do coletivo.

Ao ouvir as faixas de Mirror, é possível entender essa complexidade envolvente que tange o trabalho do coletivo paulistano em seus mais diversos projetos. Tal fato dá autoridade para que o núcleo e os artistas envolvidos em suas festas e seus releases possam se desenvolver de forma assertiva. Além das cinco faixas originais, Guto também assinou um futuro single com a gravadora, que deve ser trabalhado somente no segundo semestre de 2019. Enquanto isso não acontece, ouça na íntegra o seu mais recente lançamento:

  

Alan Medeiros é colaborador da Phouse.

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LIFT OFF

Psytrance raiz: Mindbenderz lança álbum transcendental pela Iono Music

Review do debut do duo suíço-alemão é o primeiro texto da nova coluna da Phouse

Nazen Carneiro

Publicado há

Mindbenderz
Foto: Reprodução
* Edição e revisão: Flávio Lerner

Instalar foguetes, preparar motores, verificar comunicação, iniciar sequência de lançamento. Cinco, quatro, três, dois, um… LIFT OFF!

Estreamos aqui a coluna LIFT OFF, que, escrita por Nazen Carneiro, traz um olhar sobre a indústria fonográfica psytrance nacional e internacional — estilo da música eletrônica que se manifesta como uma cultura vibrante e com muitos adeptos no Brasil.

De tempos em tempos a cena eletrônica se transforma e, como um organismo vivo, cresce e se reproduz. Um de seus pilares, o psy se reproduziu e está mais presente do que nunca, com “astronautas” consagrados mantendo-se relevantes, assim como novos “cosmonautas” surgem, evidenciando uma realidade produtiva e frutífera para a criação musical.

Com o crescimento do público, as festas também se multiplicaram Brasil adentro, e os produtores passaram a ter mais espaço para caírem no gosto do público da terrinha e de além-mar. Hoje, o psy mantém viva sua cena underground, enquanto estica seus tentáculos a outros nichos, influenciando — e sendo influenciado — até mesmo pela EDM.

Sem mais delongas, confira o primeiro texto abaixo, sobre o novo álbum do Mindbenderz.

 

Formado pelo alemão Matthias Sperlich e o suíço Philip Guillaume, o Mindbenderz traz, sem dúvida, um dos principais lançamentos do ano no cenário psytrance. Os veteranos, que são muito respeitados na cena eletrônica individualmente como Cubixx e Motion Drive, juntos ficam ainda mais fortes. É o que se vê no álbum Tribalism, lançado em 31/10, pela Iono Music.

O álbum conta com nove faixas que somam mais de 75 minutos. A primeira, “A New Dawn”, traz desde o primeiro minuto muita energia e reflexão num som que conduz o ouvinte a outra dimensão. A segunda faixa dá sentido a expressão “lineup” numa ascendente contínua, revelando uma verdadeira jornada ao desconhecido que segue até meados da faixa seis — “Hybrids” —, causando aquele frio na espinha. Nesse momento de percepção cósmica, uma pausa reconecta o corpo e mente à nossa tribo, e há de fato uma sensação híbrida de se estar em ambas as realidades ao mesmo tempo.

A essa altura, o álbum apresenta suas três últimas faixas no ápice de uma jornada espiritual, e nos encontramos num momento épico em que as características sonoras do psytrance alcançam sua maior amplitude, com uma ampla gama de efeitos numa base transcendental. É puro trance. A mente processa essas informações e a energia flui na forma de dança.

Voltamos para a Terra, mas a memória do que acaba de acontecer permanece. Tontura; excitação… O reator psicodélico agora transforma a energia através de instrumentos humanos. A última faixa dá nome ao álbum. “Tribalism” une percussões especiais, agogô, psy, Ayahuasca e vocais de xangô. Todos no mesmo pitch, como uma onda. Algo nos une, nos traz ao dancefloor, tornando-nos verdadeiramente uma tribo.

Tribalism revela uma composição muito bem realizada, fruto de meses de trabalho e muito detalhismo. Cada segundo do álbum revela a ação do Mindbenderz em promover um som extraordinário e comprometido com aquele pegada tribal, sem deixar de lado os elementos mais futuristas.

No momento do fechamento deste artigo, o álbum ocupava a primeira posição no Top 10 de psy do Beatport, o que mostra a força desse som mais ligado às raízes do estilo entre os DJs e produtores.

Nazen Carneiro é colaborador da Phouse.

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