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Novo EP de Gui Boratto e Leo Janeiro converge três mundos sonoros

Jonas Fachi

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Lançado pela D.O.C., o novo EP da dupla traz três faixas, incluindo um remix do expoente francês Rodriguez Jr.

Hoje, 6 de outubro, foi ao ar o aguardado EP MooDisco, pela D.O.C. Records. Com duas faixas originais e um remix, o trabalho é resultado de uma parceria que reuniu três artistas de estilos bem distintos, porém capazes de mostrar que diversos mundos sonoros podem se cruzar em algum ponto, criando algo novo, original, e que ao mesmo tempo retrate um pouco da personalidade de cada um deles.

O lançamento, pela sublabel da consagrada gravadora alemã Kompakt, tem versões com formatos em digital e vinil, sendo “MooDisco” a faixa-título — uma colaboração entre Gui Boratto e Leo Janeiro.  Para dar um toque especial, o convite para remixa-lá foi depositado no olhar de um dos artistas mais autênticos e reconhecidos dos últimos dois anos no mundo: Rodriguez Jr. O EP ainda conta com outra faixa 100% autoral de Leo, intitulada “Back in the Days”.

Antes de analisarmos cada uma das três ideias propostas, vamos conhecer um pouco de como todo o processo de construção da parceria entre os artistas aconteceu, pelas palavras concedidas de Leo Janeiro à Phouse:

“O processo de produção do EP foi um pouco longo. O Gui [Boratto] e eu somos amigos há muito tempo, e ele já vinha me convidando para fazer alguma coisa pela D.O.C. Nós já estamos há um ano trabalhando nisso. Eu fazia um pouquinho e o enviava; às vezes ia ao estúdio dele. O legal foi que a soma da base musical do Gui com o meu background formou algo diferente. Nessas idas e vindas, eu já tinha acabado a ‘Back in the Days’, e o Gui também tinha gostado dela. Essa música é mais diferente, meio deep house.

Também nesse meio tempo estávamos pensando em fazer um remix especial. Eu já tinha uma boa relação com o Olivier [Rodriguez Jr.], nós já tínhamos tocado algumas vezes aqui no Brasil. O Gui não conhecia o Jr. pessoalmente, mas já gostava do trabalho dele. A gente se encontrou por acaso em Barcelona em 2016, falamos da possibilidade de uma colaboração. Depois eu puxei uns emails, enviei a faixa, ele escutou… Gostou de pronto.

Rodriguez primeiro precisava acabar o seu álbum, e deixou isso claro pra gente. Entretanto, em seguida já iria trabalhar no remix. Ficou sensacional, o Olivier é um músico incrível, deu outra visão para a ‘MooDisco’. O EP ficou muito forte; tenho conversado com alguns amigos e cada um tem um feedback, cada um tem a sua preferida. Eu gosto muito quando a música ultrapassa os limites, ela é feita pra isso. O EP é um belo resultado de uma parceria entre amigos”.

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As promos captaram o interesse de nomes consagrados, como Sasha, Maceo Plex, Joris VoornDanny Tenaglia. Vejamos o porquê, numa análise faixa a faixa.

Leo Janeiro & Gui Boratto – MooDisco (Original Mix)

O título do trabalho traz duas forças independentes em coalizão sonora. A marcação splash e clap na frente, e um sintetizador concorrendo com a bassline em uma profusão de loops e elementos de apoio bem limpos, são de facíl identificação. O arranjo, que ganha um hi hat super movimentado, é possivelmente o maior destaque. Dinâmico e imprevisível, enquanto você imagina que a faixa está perto do final, ela rapidamente renasce e ganha mais três impressionantes minutos de renovação do synth principal.

Leo Janeiro – Back in the Days (Original Mix)

Com um peso das batidas com maior pressão, essa faixa é um daqueles clássicos do deep house. Um trabalho que já nasce atemporal, por possuir um encaixe de marcações do sintetizador que lhe dá respiros entre si, além de leves aberturas no cutoff. Mais em baixo, percussão em loop intenso e baterias quebradas, formando um padrão extremamente dançante e que dificilmente sai da case dos DJs antes de uma temporada inteira.

Leo Janeiro & Gui Boratto – MooDisco (Rodriguez Jr. Remix)

O francês claramente traz inspirações de seu último álbum nessa fabulosa reinterpretação de “MooDisco”. Com efeitos de longevidade e dispersão que acompanham o kick, bass e sub desde o início, a faixa recebe elementos que, aos poucos, imprimem um tom de mistério.

Ao mesmo tempo, a linha de baixo se abre progressivamente até que, a partir dos dois minutos, recebe o complemento das notas que faltava. Em seguida, buscando do ouvinte maior imersão, Jr. implementa ainda fundos suaves e rápidos para dar maior sensação de movimento. Um trabalho que faz o expectador se perder de maneira sutil, pois todas as camadas estão a todo o momento querendo atenção. Nessa tentativa de compreende-la, você irá se encontrar completamente envolvido.

* Jonas Fachi é colunista na Phouse; leia mais de seus textos.

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Notícia

DJ Marky leva sua festa Influences para novo espaço cultural em SP

Flávio Lerner

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Tokyo
Foto: Reprodução
Inaugurado em maio, o Tokyo ocupa um prédio de nove andares com diversas atividades

Nesta sexta-feira, 18, o lendário DJ Marky estreia um novo ambiente para sua já tradicional Influences, noite em que usa toda sua técnica nos decks para passear pelas músicas que moldaram seu caráter musical — da música brasileira, passando pela disco, soul, funk e jazz à house music e ao drum’n’bass, sobretudo em discos antigos e raros, que o DJ vem colecionando em países como Japão, Portugal, Austrália e Inglaterra.

No ano passado, quando o entrevistei, o Marky falou sobre o conceito da Influences: “É uma festa em que toco todos os estilos que foram essenciais na minha carreira. É mais do que uma noite, é uma aula. As pessoas têm que ir com a cabeça aberta. E direto recebo vários DJs, justamente porque é uma noite diferente, que falta no circuito, já que a maioria das noites é só o mesmo estilo de música”.

Em 2014, o DJ Marky mandou um set de influências no Boiler Room

A festa, que nasceu no Vegas e depois mudou para o Pan-Am, será hoje no Tokyo, espaço cultural e gastronômico inaugurado neste mês no centro da capital. Longe do conceito tradicional de casa noturna, o Tokyo ocupa um prédio inteiro de nove andares na Rua Major Sartório; os andares reúnem karokê, bar, restaurante, instalações e oficinais de economia criativa durante o dia. Na cobertura, uma pista de dança com vista para o Copan e o Edifício Itália — e é nela que Marky comandará a noite, a partir das 23h.

A ideia da Influences, que teve sua última edição realizada em março de 2017, é voltar a fixar uma periodicidade a cada um mês e meio, quando o artista está no Brasil. Apesar de as possibilidades serem boas, o Tokyo ainda não está confirmada como nova casa oficial da festa. Você pode conferir mais detalhes da noite de hoje na página do evento.

Vídeo promocional revela mais detalhes do funcionamento do Tokyo

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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Notícia

Parceria entre Boiler Room e Ballantine’s retorna ao Brasil em novo projeto

Flávio Lerner

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Boiler Room São Paulo
Foto: Reprodução
Série “Hybrid Sounds” mescla artistas eletrônicos com nomes orgânicos 

Juntos há cinco anos, Boiler Room e a marca de uísque Ballantine’s já montaram projetos ousados e incríveis no cenário musical. A partir de 2016, a união foi ainda mais longe com o lançamento da série Stay True, que visitava diversos países com lineups cuidadosamente curados para celebrar a cultura de cada nacionalidade. Naquele ano, tivemos nada menos que o Boiler Room Stay True Brazil — o lendário Boiler Room de Recife, que fez história em nosso país. Em 2017, a parceria voltou rebatizada como True Music, trazendo nomes como Seth Troxler e Little Louie Vega a Salvador, junto a expoentes brazucas como Fatnotronic e Renato Ratier, e agora, em 2018, a Stay True traz seu novo projeto, Hybrid Sounds, para São Paulo.

A proposta da Hybrid Sounds é trazer lives inéditos e inesperados, colocando no mesmo palco artistas de música eletrônica com projetos acústicos, que provavelmente nunca se encontrariam em outra oportunidade. Em SP, isso será visto através do conceituado grupo do underground paulistano Teto Preto, que tocará em conjunto com a produtora berlinense rRoxymore. Expoente da Chicago house, Derrick Carter é o headliner do evento, enquanto a MC Linn da Quebrada e o cantor e compositor Tom Zé — um dos grandes nomes da música brasileira — completam o lineup.

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Em local ainda mantido em segredo, o Boiler Room True Music: Hybrids Sounds São Paulo rola no dia 23 de maio, uma quarta-feira, e terá transmissão ao vivo pela plataforma, como de praxe. O evento sucede as edições que rolaram em Moscou e em Beirut, no Líbano, e antecede a edição de Valência, na Espanha, que encerra o projeto. Ao final, um EP da série Hybrid Sounds será lançado, com faixas inéditas dos artistas que colaboraram em cada região (Teto Preto X rRoxymore em SP; Overmono X Solo Operator em Moscou; Dollkraut X Zeid & Maii em Beirut; e KiNK com um artista ainda não revelado, em Valência).

Para quem quer participar da festa, é necessário se inscrever no site e torcer para ganhar o convite por e-mail.

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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Análise

O indie dance original respira com a volta do Friendly Fires

Flávio Lerner

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Friendly Fires
Foto: Reprodução
Depois de mais de seis anos sem lançamentos, o trio britânico que marcou os anos 2000 está de volta

Fundado em 2006, o trio britânico de dance-rock/indie danceFriendly Fires foi importantíssimo para uma guinada mais eletrônica e dançante à cena indie da década passada, que encontrava-se em sua era de ouro com a ascensão de bandas como The Killers, Franz Ferdinand, The Strokes e Bloc Party. Seu surgimento — somado à ascensão de grupos como Klaxons, Chromeo, Cut CopyMetronomy e o brasileiro Cansei de Ser Sexy — fez com que aquele cenário mais centrado nas guitarras passasse a ter um foco maior nos sintetizadores e nas batidas. O LCD Soundsystem não estava mais sozinho.

Comandando pelo carismático e rebolativo Ed Macfarlane — com suas dancinhas impagáveis ao vivo e nos videoclipes —, o Friendly Fires explodiu mesmo em 2008, com o primeiro e homônimo álbum, e desde então acumulou milhões de fãs no mundo inteiro. Nunca fizeram exatamente música eletrônica de pista, mas bebiam claramente de fontes como a house e o synth pop de grupos como New Order e Depeche Mode. E não só isso: a batida e a vibe ensolarada das músicas trazia muito da música brasileira. Singles como “Jump in the Pool” e “Kiss of Life” surgiram com fortes elementos de percussão de samba — e em 2008 e 2009, o grupo chegou a realizar apresentações em conjunto com uma escola de samba.

Em 2011, às vésperas do lançamento do segundo álbum, Pala, que se afastava ainda mais do indie rock, foram capa da conceituada revista inglesa NME, e tiveram a ousadia de dizer que preferiam escutar Justin Timberlake do que Morrissey — antigo líder do grupo The Smiths, que dominou a cena indie nos anos 80. Pra roqueiros britânicos que levam esse tipo de comparação muito a sério [o que, arrisco dizer, seja boa parte do público da revista], uma declaração do tipo soava como heresia.

O trio seguiu sua vida muito bem, obrigado. Pala também fez sucesso, e o FF seguiu apresentando-se em shows lotados no mundo inteiro nos próximos anos. Mas pararam de fazer música. Em 2014, deram um tempo de vez, e só foram voltar agora, quatro anos depois, com shows de retorno na Inglaterra realizados nas últimas semanas. E claro, novo single — o primeiro em mais de seis anos.

“Love Like Waves” foi lançada no último dia 05, e segue a linha do Friendly Fires que já estamos acostumados, sem grandes alterações na estrutura sonora. É uma canção boa e agradável, que resgata o saudosismo dos fãs e empolga pelas novas possibilidades, mas também não chega a ser dos melhores sons já feitos pelo trio.

Novos singles devem surgir nas próximas semanas, culminando, em breve, com o aguardadíssimo terceiro álbum. Se mantiver a qualidade dos LPs do passado, tem tudo para ser um dos grandes lançamentos de 2018.

Bóra relembrar outros grandes singles do grupo:

* Nota do Autor: Indie dance/nu disco, assim como progressive house e deep house, foi mais um dos estilos que caiu naquela salada de tags do Beatport, na década passada, e acabou passando a ser usado para se referir a uma sonoridade completamente diferente. Aqui, evidentemente, falo sobre o indie dance original, que vai de bandas como o Cut Copy a produtores como o Tensnake.

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