Morre fundador da Roland: Ikutaro Kakehashi

Ele foi o engenheiro que apresentou ao mundo as Drum Machines TR-303, 808, 909, o Jupiter – 8, o Juno Line, o padrão MIDI e diversos outros equipamentos que formam as bases da música eletrônica.

Domingo (02/04) correu nas redes sociais a notícia de que Ikutaro Kekehashi viera a falecer aos 87 anos, a informação veio da agência EFE através de um porta voz da ATV, empresa que fundou em 2014 e último lugar que trabalhou, as causas do falecimento não foram divulgadas. O gênio japonês das máquinas eletrônicas conhecido afetuosamente pelos fãs simplesmente como “Mr. K “, deixa um legado imensurável.

Tudo começou com um pedido de um cliente para consertar um órgão eletrônico em sua loja de concertos de rádios e relógios em Osaka durante os anos 50, Kakehashi passou então a se interessar cada vez mais por esse tipo de instrumento até culminar em 1960, quando fundou a Ace Tone, um precursor da Roland Corporation.

Os sintetizadores comerciais e as caixas de ritmos ou drum machines que a empresa passaria a produzir podiam razoavelmente ser considerados como uma consequência do órgão – expandindo a gama de sons e ritmos que o órgão oferecia, até que esses se tornassem produtos independentes. Na Ace Tone, é possivel ver todo o DNA da gigante Roland que conhecemos hoje. Haviam órgãos, sintetizadores, drum machines e processadores de efeitos com o nome de Ace Tone – muitos considerados verdadeiros clássicos.

Somente em 1972 que Kakehashi fundou a Roland – alegadamente referindo-se à um nome simples e ocidental que descobriu numa lista telefônica – ele dirigiriu a empresa desde a sua fundação até se transferir para um papel consultivo em 2001.

O resto é história. O desenvolvimento da Roland em instrumentos eletrônicos de modelagem mundial é simplesmente deslumbrante. Houve uma série contínua de caixas de ritmos até eventualmente culminar nas icônicas TR-808, TR-909 e outras Drums que fizeram estilos musicais inteiros possíveis, sem elas, o hip hop e o techno praticamente não existiriam. Outros sistemas modulares de referência eram; System 100, System 700, Space Echo, o TB-303, e o vocoder VP-330, além de sintetizadores para guitarra e intermináveis processadores de ​​efeitos.

Outros dois grandes projetos que colocaram a marca em outro patamar, foram os sintetizadores Júpiter e Juno, que ainda hoje reinam no mercado e em qualquer estúdio de produção músical, suas possibilidades são infinitas e aparecerem em dezenas de clássicos da dance music.

Roland também teve um papel enorme, ao lado de Dave Smith, na criação do mundo conectado e informatizado de hoje para fazer música. O Sr. Kakehashi foi nomeado ao lado de Dave Smith no Grammy técnico pelo desenvolvimento do padrão de interconexão física e lógica MIDI, em 1982; Smith é muitas vezes chamado de “pai” e Kakehashi de “padrinho” do sistema.

Faça parte da maior plataforma de música eletrônica do Brasil! Curta nossa página no Facebookinscreva-se em nossa newsletter.

Deixe um comentário

No Comments Yet

Comments are closed