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Entrevista

O que as mulheres querem transformar na cena eletrônica nacional

Flávio Lerner

Publicado em

08/03/2018 - 17:47
BLANCAh Hernan Cattaneo
Neste Dia Internacional da Mulher, algumas das garotas que atuam no mercado da música eletrônica respondem sobre o que urge mudar no cenário brasileiro. 

Na cena eletrônica global, a questão do gênero é uma das discussões mais presentes há um bom tempo. Tanto aqui na Phouse quanto em outros portais, já tivemos inúmeros artigos, matérias e entrevistas abordando o assunto. Conferências como o BRMC também já promoveram diversos painéis a respeito, assim como iniciativas como o Women’s Music Event, que surgem principalmente para incentivar uma rede de negócios entre as mulheres do mercado musical, que volta e meia se sentem desprestigiadas em um meio que há décadas é predominantemente masculino, apenas por serem mulheres.

+ Monique Dardenne: abrindo portas pras mulheres na música, sem mimimi 

Com toda essa movimentação em relação ao tema, a situação já vem mudando bastante. Cada vez mais as garotas se mexem para reivindicar tratamento de igual pra igual e vão abrindo o seu espaço na marra — sobretudo as DJs/produtoras, que ainda aparecem significantemente em menor número em relação aos colegas homens. Gênero não deveria ser uma questão importante, mas infelizmente, acaba tendo um papel importante na hora de delimitar quem é quem no mercado de trabalho.

+ Festivais se comprometem à divisão igualitária entre homens e mulheres

Partindo desse panorama, o que mais incomoda essas minas hoje em dia? Se elas tivessem o poder de transformar ou fazer desparecer, como num toque de mágica, algum hábito ou comportamento nocivo da cena ou do mercado da música eletrônica, qual seria? Quais as principais mudanças que elas reivindicam para esse cenário hoje em dia — seja relacionado à questão do gênero ou não?

+ O que o Dia Internacional da Mulher tem a ver com a dance music

No Dia Internacional da Mulher — um dia tradicionalmente de luta e reflexão —, fizemos a algumas delas essa pergunta. E estas foram as respostas que tivemos:

BLANCAh Hernan Cattaneo

BLANCAh

“Aboliria os valores abusivos nos preços de alguns ingressos, e principalmente a diferença de preço entre ingressos masculinos e femininos” — BLANCAh, DJ e produtora.

Vanessa Schumacher

“Se eu pudesse erradicar algo, seria a forma que as pessoas enxergam o trabalho uns dos outros. Deixaria todas as discussões de lado e focaria apenas na música. Todos temos diferentes gostos e opiniões e devemos respeitar a preferência de cada um.

Para que o nosso mercado desenvolva mais, precisamos de união, até porque quando um se destaca ele acaba atraindo os olhares para todo o cenário, fazendo assim com que todos tenham a oportunidade de crescer. Música é a resposta!” — Vanessa Schumacher, sócia da TheNight!

Tricy

“O fato de termos uma presença tão pequena, muitas vezes nula de mulheres nos festivais e também como residentes nos clubs por aí. Antigamente alegavam que as mulheres não sabiam tocar como os homens, que só estavam na cabine porque ‘apelaram’ para aparência ou porque namoravam o promotor, gerente, dono do club…  Agora é porque, segundo eles, elas não produzem como os homens. A dificuldade em reconhecer o talento da mulher na nossa cena sempre rolou.

Fora do Brasil isso já está mudando, através de uma iniciativa chamada Keychange, na qual 45 festivais já se comprometeram a alcançar uma meta de lineups igualitários até 2022. Atualmente a média global é de 80% homens e 20% mulheres. Por aqui, seguimos com apenas — pasmem — 5% de presença feminina nos grandes eventos” — Tricy, DJ e apresentadora na Energia 97 FM.

Däi Ferrera

“Voto em diminuir os impostos absurdos do governo que dificultam o investimento dos produtores e DJs em equipamentos importados e afins. A arte no Brasil teria outro patamar se tivéssemos desde crianças mais incentivos nas escolas para estudar música! Acredito que a educação musical é a base da real transformação!

E erradicaria também essa diferença colossal na quantidade masculino/feminino de produtores no Brasil. Mulheres, partiu mudar essa estatística?!” — Däi Ferrera, produtora musical no projeto TRIAD inc.

Cinara

“Escolheria que todos os contratantes deixassem de convidar pessoas que não são DJs profissionais de verdade para tocar. Que deixassem de convidar celebridades, amigos e pessoas que só buscam o status e a fama. Isso educa o público de uma forma MUITO ruim e desvaloriza nosso trabalho” — DJ Cinara.

Bruna Calegari

“Obviamente erradicaria todo tipo de ingressos com valores diferentes para os sexos. Já ouvi de vários homens que isso é visto por eles como ‘bônus porque as mulheres gastam mais em aparência’. Não sei o que é mais bizarro: você esperar que uma mulher pague menos para um evento porque é mulher, ou que ela seja um produto do evento — sempre bonita, com cabelo escovadinho e salto alto. Eu não quero apenas o direito de ser igual a um homem, ser tratada da mesma forma na pista e não ter ninguém duvidando que estou ali pela música. Eu também quero ter o direito de usar maquiagem ou salto alto quando EU quiser, e não porque é esperado de mim me ‘portar assim’.

Mulheres não nascem com papéis para atuar, eles nos são dados por pessoas que acreditam nestes papéis. É muito fácil para um homem branco de classe média achar argumentos pra justificar o porquê de certas ‘manias’ do mercado. Difícil é ter a coragem de mudá-las e arcar com as consequências. No meu festival eu não sonharia em cobrar valores diferentes. Já recusei trabalhar para eventos que têm posturas diferentes desta, e não me arrependo” — Bruna Calegari, publicitária e cofundadora do Festival Subtropikal.

Kesia

Kesia

“O primeiro comportamento que eu mudaria seria a desigualdade no mercado. Muitas vezes temos mulheres boas em um lineup, tão boas ou melhores que alguns dos outros DJs, e mesmo assim elas ficam com os horários ruins ou secundários — ou não ganham tão bem, mesmo tendo o mesmo nível de popularidade que os outros DJs. Sei que temos mulheres bem valorizadas no meio, mas são poucas” — Kesia, DJ e produtora.

Camila Giamelaro

“A competição desnecessária entre DJs. Parece que alguns artistas acham que tocar pesado é mostrar trabalho. Eu pude ver inúmeras vezes DJs fazendo um warmup totalmente fora de contexto pra poder desestabilizar o próximo artista a entrar. Além de desnecessário, mostra a índole da pessoa. Cabe a nós fazermos o nosso melhor dentro do contexto em que fomos inseridos e mostrar pra pista como podemos ser versáteis e oferecer a melhor festa possível, independentemente do horário em que tocamos” — Camila Giamelaro, produtora no Binaryh, professora na DJ Ban e CEO da Gig Agency.

Gabriela Loschi

Eu mudaria a necessidade de controle das pessoas e baixaria um pouco o ego delas. Vivemos numa cena sensível em que marcas levam discursos para o pessoal e se sentem ofendidas. Talvez por ser um nicho onde muita gente se conhece, e por ter bastante competição, estamos sempre pisando em ovos. Para o jornalismo isso é muito ruim, pois tira a autonomia da imprensa especializada, deixando a questão plastificada.

É algo que extrapola a questão dos gêneros, PORÉM, não posso deixar de pontuar que, como mulher em cargo de chefia, já senti muitas vezes a dificuldade de alguns homens em aceitar a liderança de uma mulher. É notória a diferença na forma como um ou outro colega fala com profissionais femininas e profissionais masculinos. E sei que muitas vezes eles nem percebem. Então, se temos o problema de ego, do controle e da autoridade, o ideal seria sempre analisarmos nossos comportamentos profundamente, para identificarmos nossas atitudes em relação a diferentes pessoas no mercado” — Gabriela Loschi, jornalista, assessora de imprensa e social media.

* Flávio Lerner é editor na Phouse; leia mais de suas colunas.

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Notícia

Marisco Festival tem programação diversa na próxima semana

Flávio Lerner

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Marisco Festival
Em 2017, o Marisco Festival rolou no Colégio do Jockey Club. Foto: Reprodução/Facebook
Terceira edição do festival mescla música, conversas e oportunidade para produtores

Organizado pela label Mareh Music, de Guga Roselli, o Marisco Festival traz uma programação bastante diversa para este ano, em São Paulo. A terceira edição do evento foi dividida em quatro datas: um show especial que rolou nessa última quarta [30], com banda em tributo ao lendário maestro brasileiro Lincoln Olivetti; dois dias da chamada “Talks”, que traz painéis, conversas e até juri para avaliar produtores brasileiros [dias 06 e 07]; e o festival em si, no dia 09, que traz Ed Motta como principal atração, além de DJs e produtores como Nuts, Selvagem, Edu Corelli e Roger Weekes e Ashley Beedle [Inglaterra].

Um dos destaques da Talks é uma grande oportunidade para novos talentos nacionais que produzem sons que casam com a proposta da Mareh — isto é, música eletrônica groovada e tropical, mais voltada à disco music, disco house, sons baleáricos e brasilidades. A mesa “New kids on the block” vai trazer dez músicas de produtores brasileiros para serem tocadas e julgadas ao vivo por três DJs experientes: Caio Taborda [Gop Tun], Mari Rossi [We Sounds] e Benjamin Ferreira [Stay Free].

+ Um mergulho na rica discoteca de Chaves e Chapolin

As faixas serão selecionadas mediante seleção prévia do DJ Camilo Rocha, um dos curadores do evento. Para participar, basta enviar até as 18h do dia 05 sua faixa em 320 kbps para o camilorocha68@gmail.com e ficar na torcida. Os dez escolhidos serão convidados a participar do evento — segundo o Camilo, quem não estiver em Sampa poderá assistir posteriormente à sessão em vídeo.

Além da mesa, haverá ainda inúmeros outros painéis com grandes expoentes da cena nacional, como Tessuto, Claudia Assef, L_cio, Carrot Green e Sonia Abreu.

Expoente do groove nacional, Marcos Valle foi atração em 2017. Foto: Reprodução/Site oficial

Confira a programação completa da Talks e do Festival:

Marisco Talks: Conversas e escutas sobre música

Local: Cobertura do Excelsior Hotel — Av. Ipiranga 770, Centro

QUARTA – 6 de junho

A cidade e a música 17h – 18h

Pena Schmidt, consultor de produção musical, Fabiana Batistela, diretora do SIM São Paulo, e Paulo Tessuto (DJ e fundador da festa Capslock) falam sobre desafios e oportunidades nas relações entre as cidades e a música que é vivenciada nelas.

Futuro do pretérito 18h15 – 19h15

Os produtores musicais L_cio e Carrot Green falam sobre os passos da criação do edit/remix, da recriação ao licenciamento, a partir de suas experiências nessa área.

Os discos mais raros do Brasil pt. 1 19h30 – 20h30

Os DJs Nuts e Paulão tocam e comentam raridades nacionais das suas coleções enquanto conversam com o público sobre música brasileira, colecionismo e garimpagem de discos. Mediação de Renata Simões.

Dancing queens: as mulheres da disco brasileira 20h45 – 21h45

Duas mulheres icônicas da disco music brasileira, a DJ Sonia Abreu e Vivian Costa Manso (Harmony Cats) falam sobre suas experiência como artistas femininas na indústria musical e na noite dos anos 70. Mediação de Claudia Assef.

QUINTA – 7 de junho

Disquecidos 16h – 17h

Há quatro anos a Vice Brasil vem contando as histórias por trás de discos que não estouraram em seus lançamentos, mas que se tornaram referências musicais, fetiches de colecionadores e raridades no mercado de vinis. O repórter Peu Araújo fala sobre os bastidores desses papos.

New kids on the block 17h15 – 18h15

Diante do público e um júri, novos produtores exibem faixas para julgamento ao vivo de três DJs com tarimba de anos de pista: Caio Taborda, Mari Rossi e Benjamin Ferreira.

REGRAS:

1) Cada produtor pode enviar apenas uma música

2) A música tem de ser em arquivo MP3 320 kbps. Para a seleção final, que será executada no evento, pediremos uma versão em WAV.

3) Preferimos que o estilo musical esteja coerente com a proposta do Marisco Festival, que fica no meio do caminho entre disco music, house e música brasileira.

4) Só serão aceitas músicas enviadas até 5 de junho às 18h.

5) Envie música ou link para camilorocha68@gmail.com

6) Os produtores selecionados serão avisados individualmente e convidados a ir ao evento.

Qual é a cara desse som? 18h30 – 19h30

Por que é importante construir uma identidade musical? E como se faz e não se faz isso? Venha ouvir as experiências e opiniões de três artistas sobre o tema: os DJs Max Underson, da Coletividade Namíbia e Capslock, Luanda Baldijão e Mauricio Fleury, do Bixiga 70.

Os discos mais raros do Brasil pt. 2 19h45 – 20h45

Augusto Olivani, da Selvagem, e Tata Ogan falam sobre pérolas da música brasileira da sua coleção, tocando discos e conversando com a plateia sobre coleção, pesquisa e recantos obscuros da música do país. Mediação de Guilherme Menegon.

Entrevista no palco – Ashley Beedle 21h00 – 22h00

Protagonista da música e pista britânica desde a acid house, participante de projetos históricos da house music como X-Press 2 e Black Science Orchestra, Beedle vai falar sobre história e carreira com Camilo Rocha. Uma oportunidade única de conhecer de perto os saberes e experiências de um dos mais celebrados veteranos da cena eletrônica.

Marisco Festival: Sábado, 09 de junho

Local: ainda a ser anunciado

Atrações:

Ed Motta (Baile do FlashBack)

Lincoln Olivetti BAND

Ashley Beedle

DJ Nuts

Selvagem

Edu Corelli 

Roger Weekes

Benjamin Ferreira

Vitor Kurc

DJ Paulão

Tata Ogan

Marcelo Dionisio

+ Mais nomes a serem anunciados

Os ingressos estão disponíveis via Event Brite. Mais informações podem ser encontradas no site oficial.

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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Entrevista

Grupo Laroc revela detalhes sobre novo clube underground

Flávio Lerner

Publicado há

Laroc underground
Nova casa terá projeto arquitetônico semelhante ao Laroc. Foto: Divulgação
Nova casa ficará exatamente ao lado do Laroc Club, em Valinhos
* Atualizado em 28/05/2017, às 19h47

O Grupo Laroc anunciou recentemente que está abrindo uma nova casa noturna, totalmente voltada à música eletrônica underground. A partir daí, a Phouse entrou em contato com Mario Sergio de Albuquerque, sócio-diretor do Laroc Club, que, além de confirmar a inauguração do empreendimento para 2018, revelou à coluna mais detalhes sobre o novo espaço.

Quando e onde

Segundo Mario Sergio, já está definido: o clube abre entre outubro e novembro deste ano. A localização será literalmente ao lado do Laroc, no quilômetro 118 da Rodovia D. Pedro I, em Valinhos, SP. Logo, o complexo que já abriga o Laroc Club e a casa de shows Folk Valley ganhará um novo membro dentro de poucos meses.

“O novo club vem pra ser a terceira casa do grupo, dentro de um complexo que praticamente estamos criando de entretenimento na cidade de Valinhos. É exatamente ao lado do Laroc, numa área mais elevada, mais alta, com uma visão 360 das montanhas, bem mais verde, super bacana”, revela o business man. “É como se fosse uma segunda pista, mas não é. As conversas surgiram dessa maneira, mas decidimos que é outro clube, outro nome, outra identidade, outra história”, continua.

Por estar em fase final de desenvolvimento, o nome ainda não foi revelado.

“A nova casa vai prezar muito pela capacidade musical e liberdade para experimentações, com identidade forte no underground. Assim, deixamos o Laroc com o estigma do pop.”

Por quê

Criado há dois anos e meio, o Laroc costuma dar muito espaço a artistas da cena house/techno underground, abrindo noites completamente voltadas a esse nicho. Essas noites, porém, não costumam encher a casa, que tem capacidade para até seis mil pessoas. Assim, Mario Sergio explica que em um ambiente menor, diminuindo o tamanho e o custo operacional, fica muito mais viável seguir trazendo essas atrações — e também mais interessante do que a ideia inicial de abrir uma segunda pista. Segundo ele, a casa terá capacidade para cerca de duas mil pessoas.

“A gente sabe que tem umas cinco datas no ano que aceitam uma segunda pista e que têm público suficiente pra acomodar mais do que as seis mil pessoas. Mas a gente também entende que abrir uma pista apenas cinco vezes no ano seria algo ocioso, então não seria tão interessante, já que a ideia é aumentar o volume de operações. O Laroc abre hoje em 18 datas no ano, vai passar a abrir 14 — uma por mês mais duas durante o Carnaval —, e o club novo vem pra abrir mais 12 datas. Com isso, os dois clubes passam a ter 26 datas, o que nos dá mais oito eventos no ano, e com maior pluralidade de atrações. Praticamente, de quatro finais de semana de um mês, o grupo abre em três: Laroc, club novo e Folk”, explica.

“A nova casa vai prezar muito pela capacidade musical e liberdade para experimentações, com identidade forte no underground. Assim, deixamos o Laroc com o estigma de mais mainstream, mais comercial, mais pop. Esse é o principal motivo da abertura de um novo espaço: entender que a gente tem um público muito bom de techno/tech house, mas que o Laroc ainda é muito grande.”

Isso não significa, no entanto, que a sonoridade do Laroc será sempre a mesma. “Sempre bati na tecla de que o Laroc era um club multicultural que poderia atender qualquer tipo de evento, e isso continua existindo”, segue de Albuquerque. “Não é porque vamos ter um club menor que eu vou deixar de trazer artistas de techno pro Laroc. Se eu tiver um Carl Cox, um Solomun, vou fazer ali.”

Laroc underground

Complexo de entretenimento em Valinhos tem Folk Valley, Laroc e espaço mais à direita para o novo clube. Foto: Divulgação

Identidade

Mario Sergio revela que o novo espaço traz a mesma assinatura visual das outras duas casas do complexo em Valinhos, mas adaptada para traduzir seu próprio conceito. “Todas as casas do grupo têm as mesmas características. Elas são conceituadas a partir da tenda, que é nosso artigo principal. Tanto Laroc quanto Folk têm a mesma característica arquitetônica, e o clube novo vem na mesma linha, inclusive de layout e acabamentos”, revela.

“O público é exigente em todas as vertentes, não é porque é underground ou mainstream, e a gente manterá esse nível de excelência, de qualidade, no clube novo. Vamos agregar bastante em produção, que é um diferencial da nossa parte, porque os clubes do underground são mais minimalistas, não têm tanto esse nível de exigência. Então este é mais um motivo pra trazermos esse conceito novo pro underground, com características fortes do nosso grupo.”

O sócio-diretor também explicou como se divide a construção do projeto gráfico: “A concepção do Laroc, os projetos, desenhos, foi feita por nós, os sócios. Somente a parte de stage design, light design e video content foi produzida por um escritório holandês, o TWOFIFTYK, que provavelmente estará conosco nesse projeto também, desenvolvendo a parte interna da tenda, de palco e tudo o mais. A gente deve ter um pouco mais de pegada cenográfica na parte externa, brincando com o ambiente, e deixar a casa com características diferentes — mais luz, menos led, menos papel picado, mas ao mesmo tempo com bastante efeito visual.”

“Não é porque vamos ter um club menor que eu vou deixar de trazer artistas de techno pro Laroc. Se eu tiver um Carl Cox, um Solomun, vou fazer ali.”

O Laroc não corre riscos?

Em pouco tempo de existência, o Laroc vem sendo considerado por muitos — de artistas a frequentadores — como um dos melhores clubes do mundo. Perguntei ao Mario Sergio se, agora que o clube vai mais ou menos se dividir em dois, deixando a parte mais pop/comercial ao Laroc, ele não corre o risco de perder um pouco do seu charme e prestígio. O empresário foi acertivo:

“Não, muito pelo contrário. A gente ganha força como grupo agindo em bloco, a gente vê cases de sucesso pelo mundo como o próprio Hï Ibiza, que é um derivado do Ushuaïa — que é um pouco diferente, lá um é clube dia e o outro é noite… Nós manteremos o club novo também como sunset club, porque o ambiente segue tendo bastante a agregar, mantendo a história do pôr do sol como atrativo. Isso atrai mais fatores positivos e deixa o Laroc ainda mais exclusivo, porque diminui o número de aberturas: uma por mês dá pra ficar com saudade e querer ir de novo. Ao mesmo tempo, cria mais uma opção pra outra vertente musical, outro tipo de público, o que também será um diferencial nosso”.

A nova casa deve ter seu nome e mais detalhes revelados dentro dos próximos meses.

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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Notícia

DJ Marky leva sua festa Influences para novo espaço cultural em SP

Flávio Lerner

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Tokyo
Foto: Reprodução
Inaugurado em maio, o Tokyo ocupa um prédio de nove andares com diversas atividades

Nesta sexta-feira, 18, o lendário DJ Marky estreia um novo ambiente para sua já tradicional Influences, noite em que usa toda sua técnica nos decks para passear pelas músicas que moldaram seu caráter musical — da música brasileira, passando pela disco, soul, funk e jazz à house music e ao drum’n’bass, sobretudo em discos antigos e raros, que o DJ vem colecionando em países como Japão, Portugal, Austrália e Inglaterra.

No ano passado, quando o entrevistei, o Marky falou sobre o conceito da Influences: “É uma festa em que toco todos os estilos que foram essenciais na minha carreira. É mais do que uma noite, é uma aula. As pessoas têm que ir com a cabeça aberta. E direto recebo vários DJs, justamente porque é uma noite diferente, que falta no circuito, já que a maioria das noites é só o mesmo estilo de música”.

Em 2014, o DJ Marky mandou um set de influências no Boiler Room

A festa, que nasceu no Vegas e depois mudou para o Pan-Am, será hoje no Tokyo, espaço cultural e gastronômico inaugurado neste mês no centro da capital. Longe do conceito tradicional de casa noturna, o Tokyo ocupa um prédio inteiro de nove andares na Rua Major Sartório; os andares reúnem karokê, bar, restaurante, instalações e oficinais de economia criativa durante o dia. Na cobertura, uma pista de dança com vista para o Copan e o Edifício Itália — e é nela que Marky comandará a noite, a partir das 23h.

A ideia da Influences, que teve sua última edição realizada em março de 2017, é voltar a fixar uma periodicidade a cada um mês e meio, quando o artista está no Brasil. Apesar de as possibilidades serem boas, o Tokyo ainda não está confirmada como nova casa oficial da festa. Você pode conferir mais detalhes da noite de hoje na página do evento.

Vídeo promocional revela mais detalhes do funcionamento do Tokyo

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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