A música eletrônica começa a conquistar a TV brasileira

A aparição de Alok, Bruno Martini e Zeeba na TV aberta é mais um sinal de que a música eletrônica começa a ganhar um espaço inédito no país.

Para quem vive ou acompanha de perto o cenário, o crescimento da música eletrônica brasileira nos últimos anos é uma curva acentuada para cima, mesmo com recessão econômica e afins. Para os observadores mais distantes, porém, se antes era possível constatar esse fato pela realização de grandes festivais, agora basta ligar a televisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
...

Na última semana, Alok, Zeeba e Bruno Martinio trio responsável pelo hit “Hear Me Now” — a música brasileira mais tocada no Spotify até hoje, tendo chegado a entrar no Top 25 mundial —, foi entrevistado por Danilo Gentili no seu talk show The Noite, em programa que foi ao ar na última sexta-feira pelo SBT. De quebra, o trio aproveitou pra lançar em primeira mão sua nova faixa, “Never Let Me Go”.

E Alok, Zeeba e Bruno Martini não foram os únicos a pisarem por lá não. O trio Make Ü Sweat já tinha ido ao programa muito mesmo antes, em setembro do ano passado, confira:

Há alguns anos já era possível notar que canais como MTV, Multishow, Bis e Band começavam a despertar seus olhares para a música eletrônica, realizando transmissões de grandes festivais como Tomorrowland e Lollapalooza — este rendeu uma boa audiência recentemente, com apresentações de artistas como The Chainsmokers, Martin GarrixFlume e Vintage Culture —, sem esquecer de programas como Dance Paradise e Pânico, que constantemente têm tocado faixas como “Carioca”, dos artistas Joe Kinni e JAKKO.


LEIA TAMBÉM: O antes, o agora e o futuro de um prodígio Carioca


Além disso, por aqui tivemos também alguns dos nomes que invadiram as telinhas com suas músicas fixadas em temas de novelas e até reality shows, como é o caso de FTampa, um dos artistas da EDM nacional de maior destaque no exterior, que fez um remix para a popular canção “Vida Real”, de Paulo Ricardo. A faixa original do cantor foi tema do Big Brother Brasil desde a primeira edição, em 2000, e agora substituída pela versão do produtor mineiro, passando a ser reproduzida inúmeras vezes ao dia na emissora da Rede Globo. 

E não foram só esses nomes que alcançaram a TV brasileira através de suas produções — podemos citar outros três que fazem parte dessa história de forma memorável: Tiko’s Groove, Elekfantz e Johnny GlövezEles emplacaram hits em novelas da Globo — respectivamente, “I Don’t Know What to Do” em Insensato Coração, “Diggin’ On You” em A Regra do Jogo e “Don’t Wanna Touchdown”, em Babilônia (com direito a pontinha em episódio), e “In My Way” em Malhação.

Sim, ainda contamos nos dedos as participações dos expoentes da dance music tupiniquim no mainstream da cultura pop nacional, mas é possível observar que esse movimento vem se acentuando — um movimento que começou lá atrás, com expoentes como o DJ Meme, que fez os primeiros remixes brasileiros para as rádios nos anos 80, produziu grandes nomes como Lulu Santos e apareceu há cinco anos em rede nacional mandando o beat ao vivo pra acompanhar o “Rei” Roberto Carlos.

Atualização:

Além da aparição do Meme, fomos surpreendidos com um outro grande destaque pelo nosso leitor DJ Raffael Carvalho; DJ Patife, DJ Marky, DJ Mau Mau, Mad Zoo & Xrs no Fantástcio – TV Globo:

Logo, aquilo que parecia um ponto isolado vai pouco a pouco ganhando mais espaço, e não será nada estranho termos em breve Alok, Vintage Culture e outros nomes populares em programas como Faustão e Caldeirão do Huck. Tudo indica que teremos, cada vez mais, a EDM brasileira ocupando o horário nobre televisivo do país. LEIA TAMBÉM:

No Brasil, a EDM não morreu, ela apenas foi adaptada

Como a crise e as mudanças de mercado geraram um novo perfil de festivais no Brasil

“Música não é competição, é arte”; uma entrevista exclusiva com o duo Elekfantz

Johnny Glövez emplaca duas músicas em novelas e consolida momento de explosão profissional

“Sem solidez, sem profundidade, não há futuro”; uma entrevista com o lendário DJ Meme

Faça parte da maior plataforma de música eletrônica do Brasil! Curta nossa página no Facebookinscreva-se em nossa newsletter.

Deixe um comentário

No Comments Yet

Comments are closed