Música eletrônica orquestrada

Relembre (outros) grandes episódios de música eletrônica orquestrada

Nato Medrado será o próximo a realizar essa façanha ao lado do Soundscape

O ser humano é movido por ritmos. Música sempre fez parte da história da humanidade, desde os tempos pré-históricos. E quando o assunto é esse, geralmente não há barreiras — ou ao menos não deveria haver — que impeçam a nós, meros mortais, de explorarmos tudo o que ela pode oferecer.

Falando de música eletrônica, temos visto ultimamente alguns artistas protagonizarem momentos incríveis se unindo com orquestras sinfônicas — uma combinação inusitada, mas que tem dado muito certo.

Só pra falar de casos mais recentes, o deadmau5 já lançou um álbum orquestrado, o Above & Beyond lançou um filme e um disco no mesmo estilo, o KSHMR performou com instrumentistas de diversas partes do mundo, a última apresentação do Hardwell foi com a Metropole Orkest, e teve até orquestra com o Tomorrowland na semana passada.

Os leitores mais antigos da Phouse devem se lembrar deste artigo de 2015, em que Flávio Lerner elencou outros episódios célebres — como Pete Tong com a Heritage Orchestra, pela BBC Proms, a incrível Red Bull Technostalgia, comandada pelo DJ Marky em SP, e a orquestra irlandesa que fez um medley foda do Daft Punk.

+ RELEMBRE: Desafiamos você a assistir estes vídeos de dance music orquestrada sem ficar arrepiado

Agora, um brasileiro também irá apostar neste formato e a apresentação, para a alegria dos fãs, será gravada neste domingo (27), com previsão de ser disponibilizada em vídeo ainda no início de novembro. Estamos falando de Nato Medrado e Soundscape, que estão se preparando para que a combinação aconteça entre o artista e a Orquestra Municipal de Hortolândia, na Ponte da Esperança. O show ainda irá contar com um projeto de iluminação da Star Lighting, empresa referência no setor.

Enquanto o episódio orquestrado do Soundscape não chega, também me inspirei pra elencar outros encontros memoráveis de música eletrônica com orquestras, para quem ainda tem alguma dúvida, sentir como essa mistura dá muito certo.

Worakls e Fourvière’s Orchestra

Essa é uma das mais recentes apresentações compartilhadas no formato, de abril deste ano. O francês Worakls se uniu com a Fourvière’s Orchestra, no Château La Coste, uma espécie de museu a céu aberto que favoreceu ainda mais a belíssima atmosfera da gravação. Foi um set emblemático, expressivo e emocionante, transmitido pela Cercle.

Gui Boratto, Elekfantz & Camerata Florianópolis

Uma das maiores referências brasileiras, Gui Boratto uniu-se ao duo Elekfantz (que performa no formato live). Ambos compartilharam suas músicas e foram seguidos pela orquestra da capital catarinense, a Camerata. A gravação rolou no P12, um dos beach clubs mais conceituados da região. 

Christian Löffler & Ensemble

Outra apresentação com um tom bastante emocional, uma das características mais perceptíveis nas produções e nos sets do alemão Christian Löffler. A gravação aconteceu no início deste ano no Volksbühne, em Berlim, um dos teatros mais icônicos da cidade. 

João Carlos Martins & Anderson Noise in Concert – Heitor Villa Lobos “O Trenzinho do Caipira”

O pianista e maestro João Carlos Martins é reconhecido mundialmente, assim como Anderson Noise, DJ que já cultiva uma extensa história com a música eletrônica underground no Brasil. Juntos, eles já protagonizaram mais de uma dessas apresentações. O vídeo abaixo é de 2009, com a Orquestra Filarmônica Bachiana, composta por mais de 60 músicos; a música tocada no vídeo é “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa Lobos.

* Marllon Gauche é colaborador da Phouse.

+ CLIQUE AQUI para conferir mais episódios de música eletrônica orquestrada

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PHOUSE MUSIC
SPOTLIGHT