Reading

Reading Festival transformará cocô em energia renovável

Iniciativa do festival britânico visa gerar eletricidade para a cidade

Já pensou em pintar a porcelana sabendo que você vai estar ajudando a gerar energia para a cidade? Essa é a nova fedorenta proposta do britânico Reading Festival, que teve sua última edição nesse final de semana.

O trabalho será feito pela Thames Water, que pretende coletar cerca de 750 mil litros dos dejetos deixados nos banheiros químicos do rolê para extrair um gás do lodo produzido. Toda essa quantidade fornecerá eletricidade suficiente por um dia para duas casas — não é muito, mas já é alguma coisa.

A iniciativa vem na crescente onda de preocupação sustentável de grandes festivais na Europa. A Live Nation, por exemplo, anunciou a sua meta de plástico zero em todos os seus festivais até 2021.

McPolêmica

Apesar da iniciativa positiva citada acima, o Reading foi alvo de críticas devido a uma parceria com o McDonalds, que iria na contra-mão do conceito de sustentabilidade.

Enquanto muitos curtiam seus McNuggets de frango distribuídos de graça no festival, a ONG Humane League protestou contra a campanha. Eles alegaram maus tratos aos animais, impactos negativos no clima e afirmaram que a ação é “ambientalmente e eticamente um desastre”.

Vicky Bond, diretor da Human League, disse que “ao distribuir massas de frango gratuitas, estão contribuindo significativamente para o desperdício de alimentos”. “Em outros festivais, vimos caixas não consumidas abandonadas no chão. O festival acha que a vida é tão barata e que nosso planeta não vale a pena ser protegido? É essa a reputação que deseja criar para si mesma?”, finalizou o diretor.

“As galinhas das fazendas industriais do @McDonalds são criadas para crescer de maneira tão artificial que mal conseguem sustentar seu próprio peso, causando lesões nas pernas e imobilidade. Você pode acabar com isso e exigir melhorias #ForTheAnimals (pelos animais). Acesse http://ow.ly/HNI450vEDoz para saber mais.”

LEIA TAMBÉM:

SIGA A PHOUSE:
INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | SPOTIFY

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS