Similar ao Tomorrowland, mas mais acessível, Parookaville cresce ano a ano

Festival alemão vem aproveitando a alta demanda do irmão belga para bombar na Europa; ingressos para 2020 estão quase esgotados
* Edição e revisão: Flávio Lerner

Todos os anos, no mês de julho, um grande festival reúne alguns dos maiores nomes da música eletrônica mundial e agita o verão europeu. Maior e mais fascinante a cada edição, o rolê conta com transmissão ao vivo dos principais shows para aqueles que não conseguiram adquirir seus ingressos. Posteriormente, os sets ainda ficam disponíveis no YouTube.

Palcos enormes e bem trabalhados, decoração imersiva e um acampamento — que se torna uma verdadeira comunidade — são as marcas registradas da festa, que reúne pessoas de todos os cantos do mundo em uma cidadezinha interiorana para celebrar a união através da música.

É óbvio que estamos falando do… Parookaville? Pois é. Nos últimos anos o festival, está chamando a atenção dos amantes de música eletrônica por conta de suas semelhanças com o Tomorrowland.

Parookaville
Foto: Reprodução/Facebook

Assentado estrategicamente em Weeze, na Alemanha, ele está a apenas 160km (cerca de duas horas de carro) do rolê de Boom, na Bélgica. Além disso, as datas são propositalmente alinhadas com as do Tomorrowland, e qualquer olhar mais atento pode perceber a semelhança nas propostas e estratégias de comunicação.

Na sua primeira edição, em 2015, o Parrokaville durou três dias e atraiu 25 mil pessoas. Em 2019, com os mesmos três dias, foram 210 mil visitantes. E se você está pensando em conhecê-lo em 2020, é melhor correr. Em apenas um dia, foram vendidos 80% dos ingressos — ainda restam alguns pacotes, mas o sold out é quase certo. O rolê está agendado para os dias 17, 18 e 19 de julho, no Aeroporto de Niederrhein.

Parookaville
Foto: Reprodução/Facebook

Confira a evolução dos números a cada ano:

  • 2015 – 25.000 pessoas, 80 DJs, 7 palcos
  • 2016 – 50.000 pessoas, 150 DJs, 10 palcos
  • 2017 – 80.000 pessoas, 200 DJs, 10 palcos
  • 2018 – 80.000 pessoas, mais de 250 DJs , 10 palcos
  • 2019 – 210.000 pessoas, mais de 300 DJs, 11 palcos

Em 2019, o Parookaville contou um lineup de respeito com nomes como Alesso, Armin van Buuren, Dimitri Vegas & Like Mike, KSHMR, Lost Frequencies, Oliver Heldens, Paul van Dyk, Richie Hawtin, Steve Aoki, The Chainsmokers, Timmy Trumpet e W&W. Em anos anteriores, Hardwell, Axwell λ Ingrosso, Martin Garrix, Zedd e muitos outros gigantes também passaram por lá.

Mas seria ele um concorrente direto para o Tomorrowland? Não exatamente. Desde a sua criação, o festival belga não viu baixas significativas em relação a procura de ingressos, que é muito menor no rolê alemão. Além disso, ele ainda não se compara ao nível de produção cinematográfico do mais famoso festival de música eletrônica do mundo.

Então se trata de uma cópia mal feita? Também não. A proposta do Parookaville não é entregar o mesmo que o TML oferece, mas ser uma opção mais acessível, que proporcione experiências semelhantes para seus visitantes, por conta da maior facilidade de encontrar ingressos disponíveis, com preços mais baixos.

Foto: Reprodução/Facebook

De certa forma, dá para dizer que o Parookaville é um festival satélite, que depende do irmão belga. Seus organizadores viram que, apesar das proporções gigantescas (e cada vez maiores), o festival de Boom já não era mais capaz de atender a todo o público que estava atraindo.

Outro fato interessante é que o festival alemão acaba trazendo em seu lineup muitos artistas do Tomorrowland, que aproveitam a proximidade para um bate-volta. Obviamente, parte do público faz o mesmo. E com isso, o Parookaville cresce exponencialmente a cada ano. Vamos ficar de olho pra ver até onde ele consegue chegar.

Confira mais algumas fotos:

Matheus Mariano é colaborador da Phouse.

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.
ADVERTISEMENT

PHOUSE MUSIC
SPOTLIGHT