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Review

Em apresentação no Brasil, Patrice Bäumel mostrou por que é um dos artistas mais completos da atualidade

Jonas Fachi

Publicado em

04/01/2018 - 19:33
Patrice Bäumel Warung
Tocando no Warung no final de dezembro, o DJ holandês surpreendeu em evento que ainda contava com nomes do calibre de Carl Craig e ANNA
Fotos por Gustavo Remor e Ebraim Martini

Em uma temporada de verão repleta de grandes artistas e retornos aguardados, o dia 26 de dezembro de 2017 ficou marcado no Warung Beach Club pela aposta em artistas que mesclam partes importantes da história e do futuro dentro da música eletrônica global. É preciso delinear onde cada um dos dois nomes que considero principais da noite se enquadram nessas características mencionadas.

Falar de história é falar de Carl Craig. A lenda de Detroit demorou para estrear na casa, porém agora já estava em sua terceira apresentação. Receber um artista com tanta bagagem e respeito no cenário mundial é sempre uma honra para qualquer club do mundo. Porém, Carl teria que dividir horário com outro nome no Garden, e às vezes só a história é incapaz de tomar as atenções de um público que não estava em grande quantidade.

Patrice Bäumel assumiria o Garden como a outra grande atração do evento após ter provavelmente o melhor ano de sua carreira. O respeitado residente do antigo club Trouw, de Amsterdã, e um dos produtores mais originais do momento era aguardado por muitos aqui no Sul — um retorno necessário e musicalmente muito bem alinhado com a identidade do Templo.

Para mim, era o artista mais cotado para se assistir no ano. Tinha ouvido muitas coisas boas sobre sua capacidade comandando uma pista, porém, só é possível saber tendo sua própria experiência. Os dois artistas começaram quase no mesmo tempo, e cada frequentador teve que escolher um lado para se entreter, provavelmente sabendo que a escolha seria para o resto da noite, visto a capacidade que cada um deles tem de construir grandes sets em pistas mundo afora.

Patrice Bäumel Warung

Porém, antes de tudo, tivemos ótimos artistas nacionais comandando as duas pistas, e é preciso mencioná-los. Com um set de nada menos que três horas e meia, os residentes não oficiais do Warung, Danee e Edu Schwartz debutaram um B2B que havia sido bastante comentado na semana da festa pelo público local. Quando comecei a ouvi-los, por volta das 23h, logo nas primeiras faixas observei que eles estavam em uma boa sintonia, cada um buscando se ajustar ao outro e levando suas ideias musicais de encontro.

Uma boa amostragem de música conceitual, com momentos sérios e outros dançantes, que deixou a pista muito bem ambientada para a continuação da noite. O melhor de tudo? São DJs que nasceram da cena que se desenvolveu a partir da influência do club no litoral e vale do itajaí.

Em seguida, a brasileira radicada em Barcelona ANNA assumiu o comando do Inside. Ela tem sido uma constante nas noites de techno do club, sendo sempre uma boa peça para fazer a transição até o artista principal. Deu start em seu conjunto com um vocal metálico e levemente robótico, que estava sobre uma camada obscura de sintetizadores. Quando o restante dos elementos entrou em ação, um baixo rápido e pesado, todos perceberam que era o cartão de visitas que ela imprimiria para as duas horas lhe designadas. Ah, a música se tratava de “Unfold”, de Wehbba — uma belo trabalho.

Patrice Bäumel Warung

Às 03h30, minha escolha, que só poderia ser uma, foi pelo nome que mais me chamou atenção em 2017. Patrice Bäumel já tinha feito outros dois shows no club muito elogiados, porém somente agora pude tirar a prova real. Seu set começou bem cadenciado e sério, com alguns toques tribais fazendo parte da cena. Confesso que nunca fui fã do Garden, porém é preciso dizer que ao longo do tempo o espaço criou sua própria alma — diferente de cima, é verdade, mas também capaz de ajudar a criar magia entre artista e público. Para isso acontecer, precisa passar fundamentalmente por quão à vontade o DJ se sente.

Quanto a isso, pode-se dizer que Patrice parecia em casa. Sua atitude concentrada em grande parte do set era intercalada com certos momentos em que ele deixava clara sua satisfação em jogar ali. A pista não estava lotada, era perfeita para todos. O soundsystem estava brilhando, e Bäumel aos poucos foi deixando toques progressivos ganharem espaço na apresentação. A partir do momento em que ele sentiu que tinha criado a atmosfera ideal — lembrando que precisou começar uma pista do zero —, pôde finalmente soltar suas armas para a noite. Uma delas, “Atacama”, obra produzida em parceria com Audiofly.

A partir das 04h, com ritmo já estabelecido, era visível a sintonia das pessoas em resposta ao seu trabalho muito bem elaborado, com mixagens longas e bem pensado. Todos vibravam a cada passagem mais emotiva. Em seguida, entra em ação um dos remixes do ano: “Sirens”. A faixa é uma aula de Bäumel no estúdio sobre como se deve aproveitar o potencial máximo de um vocal e colocá-lo dentro de um conjunto de elementos eletrônicos que fazem sentido. É daquelas musicas que você canta junto, e se arrepia com os sintetizadores que entram em cada break. Sua linha de baixo, rápida e bem firme, é capaz de te jogar para frente na pista. Que momento!

Continuando o trabalho, Patrice parecia que ainda não tinha mostrado tudo; ele continua girando seu set, buscando o momento ideal para mostrar algo especial. Se antes trouxe uma produção nova, agora tinha preparado para o último arremate antes do amanhecer: um clássico daqueles. “Mongoose” pertence ao hall das músicas atemporais, e que talvez não esteja entre as primeiras lembradas do seu criador, mas certamente é uma das mais singulares e originais que o artista já fez. Sasha, uma das grandes influencias de Bäumel, produziu essa maravilha em um dos melhores momentos de sua carreira, sendo lançada em 2007 por sua antiga label emFire. Eu simplesmente não sabia como reagir — sempre imaginei poder ouvi-la na pista, e finalmente estava acontecendo. Nunca apostaria antes do show que Bäumel seria o cara que iria jogá-la, porém quando aconteceu, ela soou algo totalmente alinhado com sua proposta sonora.

Patrice Bäumel Warung

Entramos no amanhecer com um clima nebuloso e de céu fechado, porém a atmosfera estava completamente preenchida com o sentimento das manhãs de verão. Por volta das 06h30, Patrice segura um pouco as energias e começa a preparar o fechamento. Suas últimas músicas foram mixadas de forma desconcertante, quando o DJ está em seu ápice técnico e munido de um público beirando a perfeição. Para o fechamento, escolhe o mesmo clássico que usou para fechar seu aclamado Essential Mix pela BBC Radio 1: Groove Armada em “History”, com o excelente remix de Still Going. Essa é daquelas que não nos esqueceremos tão cedo.

As impressões pós-show eram unânimes. Patrice Bäumel se coloca como um dos artistas mais completos da atualidade, abusando de excelência tanto quando se dispõe a produzir como quando está no comando de um dancefloor distante na América do Sul. No dia 26, o passado de Carl Craig estava assombrando o Inside com o fabuloso techno de Detroit, porém o futuro brilhante que o nome do Garden tem pavimentado parece ter deixado marcas mais vibrantes.

* Jonas Fachi é colunista na Phouse; leia mais de seus textos.

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Notícia

Marisco Festival tem programação diversa na próxima semana

Flávio Lerner

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Marisco Festival
Em 2017, o Marisco Festival rolou no Colégio do Jockey Club. Foto: Reprodução/Facebook
Terceira edição do festival mescla música, conversas e oportunidade para produtores

Organizado pela label Mareh Music, de Guga Roselli, o Marisco Festival traz uma programação bastante diversa para este ano, em São Paulo. A terceira edição do evento foi dividida em quatro datas: um show especial que rolou nessa última quarta [30], com banda em tributo ao lendário maestro brasileiro Lincoln Olivetti; dois dias da chamada “Talks”, que traz painéis, conversas e até juri para avaliar produtores brasileiros [dias 06 e 07]; e o festival em si, no dia 09, que traz Ed Motta como principal atração, além de DJs e produtores como Nuts, Selvagem, Edu Corelli e Roger Weekes e Ashley Beedle [Inglaterra].

Um dos destaques da Talks é uma grande oportunidade para novos talentos nacionais que produzem sons que casam com a proposta da Mareh — isto é, música eletrônica groovada e tropical, mais voltada à disco music, disco house, sons baleáricos e brasilidades. A mesa “New kids on the block” vai trazer dez músicas de produtores brasileiros para serem tocadas e julgadas ao vivo por três DJs experientes: Caio Taborda [Gop Tun], Mari Rossi [We Sounds] e Benjamin Ferreira [Stay Free].

+ Um mergulho na rica discoteca de Chaves e Chapolin

As faixas serão selecionadas mediante seleção prévia do DJ Camilo Rocha, um dos curadores do evento. Para participar, basta enviar até as 18h do dia 05 sua faixa em 320 kbps para o camilorocha68@gmail.com e ficar na torcida. Os dez escolhidos serão convidados a participar do evento — segundo o Camilo, quem não estiver em Sampa poderá assistir posteriormente à sessão em vídeo.

Além da mesa, haverá ainda inúmeros outros painéis com grandes expoentes da cena nacional, como Tessuto, Claudia Assef, L_cio, Carrot Green e Sonia Abreu.

Expoente do groove nacional, Marcos Valle foi atração em 2017. Foto: Reprodução/Site oficial

Confira a programação completa da Talks e do Festival:

Marisco Talks: Conversas e escutas sobre música

Local: Cobertura do Excelsior Hotel — Av. Ipiranga 770, Centro

QUARTA – 6 de junho

A cidade e a música 17h – 18h

Pena Schmidt, consultor de produção musical, Fabiana Batistela, diretora do SIM São Paulo, e Paulo Tessuto (DJ e fundador da festa Capslock) falam sobre desafios e oportunidades nas relações entre as cidades e a música que é vivenciada nelas.

Futuro do pretérito 18h15 – 19h15

Os produtores musicais L_cio e Carrot Green falam sobre os passos da criação do edit/remix, da recriação ao licenciamento, a partir de suas experiências nessa área.

Os discos mais raros do Brasil pt. 1 19h30 – 20h30

Os DJs Nuts e Paulão tocam e comentam raridades nacionais das suas coleções enquanto conversam com o público sobre música brasileira, colecionismo e garimpagem de discos. Mediação de Renata Simões.

Dancing queens: as mulheres da disco brasileira 20h45 – 21h45

Duas mulheres icônicas da disco music brasileira, a DJ Sonia Abreu e Vivian Costa Manso (Harmony Cats) falam sobre suas experiência como artistas femininas na indústria musical e na noite dos anos 70. Mediação de Claudia Assef.

QUINTA – 7 de junho

Disquecidos 16h – 17h

Há quatro anos a Vice Brasil vem contando as histórias por trás de discos que não estouraram em seus lançamentos, mas que se tornaram referências musicais, fetiches de colecionadores e raridades no mercado de vinis. O repórter Peu Araújo fala sobre os bastidores desses papos.

New kids on the block 17h15 – 18h15

Diante do público e um júri, novos produtores exibem faixas para julgamento ao vivo de três DJs com tarimba de anos de pista: Caio Taborda, Mari Rossi e Benjamin Ferreira.

REGRAS:

1) Cada produtor pode enviar apenas uma música

2) A música tem de ser em arquivo MP3 320 kbps. Para a seleção final, que será executada no evento, pediremos uma versão em WAV.

3) Preferimos que o estilo musical esteja coerente com a proposta do Marisco Festival, que fica no meio do caminho entre disco music, house e música brasileira.

4) Só serão aceitas músicas enviadas até 5 de junho às 18h.

5) Envie música ou link para camilorocha68@gmail.com

6) Os produtores selecionados serão avisados individualmente e convidados a ir ao evento.

Qual é a cara desse som? 18h30 – 19h30

Por que é importante construir uma identidade musical? E como se faz e não se faz isso? Venha ouvir as experiências e opiniões de três artistas sobre o tema: os DJs Max Underson, da Coletividade Namíbia e Capslock, Luanda Baldijão e Mauricio Fleury, do Bixiga 70.

Os discos mais raros do Brasil pt. 2 19h45 – 20h45

Augusto Olivani, da Selvagem, e Tata Ogan falam sobre pérolas da música brasileira da sua coleção, tocando discos e conversando com a plateia sobre coleção, pesquisa e recantos obscuros da música do país. Mediação de Guilherme Menegon.

Entrevista no palco – Ashley Beedle 21h00 – 22h00

Protagonista da música e pista britânica desde a acid house, participante de projetos históricos da house music como X-Press 2 e Black Science Orchestra, Beedle vai falar sobre história e carreira com Camilo Rocha. Uma oportunidade única de conhecer de perto os saberes e experiências de um dos mais celebrados veteranos da cena eletrônica.

Marisco Festival: Sábado, 09 de junho

Local: ainda a ser anunciado

Atrações:

Ed Motta (Baile do FlashBack)

Lincoln Olivetti BAND

Ashley Beedle

DJ Nuts

Selvagem

Edu Corelli 

Roger Weekes

Benjamin Ferreira

Vitor Kurc

DJ Paulão

Tata Ogan

Marcelo Dionisio

+ Mais nomes a serem anunciados

Os ingressos estão disponíveis via Event Brite. Mais informações podem ser encontradas no site oficial.

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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Entrevista

Grupo Laroc revela detalhes sobre novo clube underground

Flávio Lerner

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Laroc underground
Nova casa terá projeto arquitetônico semelhante ao Laroc. Foto: Divulgação
Nova casa ficará exatamente ao lado do Laroc Club, em Valinhos
* Atualizado em 28/05/2017, às 19h47

O Grupo Laroc anunciou recentemente que está abrindo uma nova casa noturna, totalmente voltada à música eletrônica underground. A partir daí, a Phouse entrou em contato com Mario Sergio de Albuquerque, sócio-diretor do Laroc Club, que, além de confirmar a inauguração do empreendimento para 2018, revelou à coluna mais detalhes sobre o novo espaço.

Quando e onde

Segundo Mario Sergio, já está definido: o clube abre entre outubro e novembro deste ano. A localização será literalmente ao lado do Laroc, no quilômetro 118 da Rodovia D. Pedro I, em Valinhos, SP. Logo, o complexo que já abriga o Laroc Club e a casa de shows Folk Valley ganhará um novo membro dentro de poucos meses.

“O novo club vem pra ser a terceira casa do grupo, dentro de um complexo que praticamente estamos criando de entretenimento na cidade de Valinhos. É exatamente ao lado do Laroc, numa área mais elevada, mais alta, com uma visão 360 das montanhas, bem mais verde, super bacana”, revela o business man. “É como se fosse uma segunda pista, mas não é. As conversas surgiram dessa maneira, mas decidimos que é outro clube, outro nome, outra identidade, outra história”, continua.

Por estar em fase final de desenvolvimento, o nome ainda não foi revelado.

“A nova casa vai prezar muito pela capacidade musical e liberdade para experimentações, com identidade forte no underground. Assim, deixamos o Laroc com o estigma do pop.”

Por quê

Criado há dois anos e meio, o Laroc costuma dar muito espaço a artistas da cena house/techno underground, abrindo noites completamente voltadas a esse nicho. Essas noites, porém, não costumam encher a casa, que tem capacidade para até seis mil pessoas. Assim, Mario Sergio explica que em um ambiente menor, diminuindo o tamanho e o custo operacional, fica muito mais viável seguir trazendo essas atrações — e também mais interessante do que a ideia inicial de abrir uma segunda pista. Segundo ele, a casa terá capacidade para cerca de duas mil pessoas.

“A gente sabe que tem umas cinco datas no ano que aceitam uma segunda pista e que têm público suficiente pra acomodar mais do que as seis mil pessoas. Mas a gente também entende que abrir uma pista apenas cinco vezes no ano seria algo ocioso, então não seria tão interessante, já que a ideia é aumentar o volume de operações. O Laroc abre hoje em 18 datas no ano, vai passar a abrir 14 — uma por mês mais duas durante o Carnaval —, e o club novo vem pra abrir mais 12 datas. Com isso, os dois clubes passam a ter 26 datas, o que nos dá mais oito eventos no ano, e com maior pluralidade de atrações. Praticamente, de quatro finais de semana de um mês, o grupo abre em três: Laroc, club novo e Folk”, explica.

“A nova casa vai prezar muito pela capacidade musical e liberdade para experimentações, com identidade forte no underground. Assim, deixamos o Laroc com o estigma de mais mainstream, mais comercial, mais pop. Esse é o principal motivo da abertura de um novo espaço: entender que a gente tem um público muito bom de techno/tech house, mas que o Laroc ainda é muito grande.”

Isso não significa, no entanto, que a sonoridade do Laroc será sempre a mesma. “Sempre bati na tecla de que o Laroc era um club multicultural que poderia atender qualquer tipo de evento, e isso continua existindo”, segue de Albuquerque. “Não é porque vamos ter um club menor que eu vou deixar de trazer artistas de techno pro Laroc. Se eu tiver um Carl Cox, um Solomun, vou fazer ali.”

Laroc underground

Complexo de entretenimento em Valinhos tem Folk Valley, Laroc e espaço mais à direita para o novo clube. Foto: Divulgação

Identidade

Mario Sergio revela que o novo espaço traz a mesma assinatura visual das outras duas casas do complexo em Valinhos, mas adaptada para traduzir seu próprio conceito. “Todas as casas do grupo têm as mesmas características. Elas são conceituadas a partir da tenda, que é nosso artigo principal. Tanto Laroc quanto Folk têm a mesma característica arquitetônica, e o clube novo vem na mesma linha, inclusive de layout e acabamentos”, revela.

“O público é exigente em todas as vertentes, não é porque é underground ou mainstream, e a gente manterá esse nível de excelência, de qualidade, no clube novo. Vamos agregar bastante em produção, que é um diferencial da nossa parte, porque os clubes do underground são mais minimalistas, não têm tanto esse nível de exigência. Então este é mais um motivo pra trazermos esse conceito novo pro underground, com características fortes do nosso grupo.”

O sócio-diretor também explicou como se divide a construção do projeto gráfico: “A concepção do Laroc, os projetos, desenhos, foi feita por nós, os sócios. Somente a parte de stage design, light design e video content foi produzida por um escritório holandês, o TWOFIFTYK, que provavelmente estará conosco nesse projeto também, desenvolvendo a parte interna da tenda, de palco e tudo o mais. A gente deve ter um pouco mais de pegada cenográfica na parte externa, brincando com o ambiente, e deixar a casa com características diferentes — mais luz, menos led, menos papel picado, mas ao mesmo tempo com bastante efeito visual.”

“Não é porque vamos ter um club menor que eu vou deixar de trazer artistas de techno pro Laroc. Se eu tiver um Carl Cox, um Solomun, vou fazer ali.”

O Laroc não corre riscos?

Em pouco tempo de existência, o Laroc vem sendo considerado por muitos — de artistas a frequentadores — como um dos melhores clubes do mundo. Perguntei ao Mario Sergio se, agora que o clube vai mais ou menos se dividir em dois, deixando a parte mais pop/comercial ao Laroc, ele não corre o risco de perder um pouco do seu charme e prestígio. O empresário foi acertivo:

“Não, muito pelo contrário. A gente ganha força como grupo agindo em bloco, a gente vê cases de sucesso pelo mundo como o próprio Hï Ibiza, que é um derivado do Ushuaïa — que é um pouco diferente, lá um é clube dia e o outro é noite… Nós manteremos o club novo também como sunset club, porque o ambiente segue tendo bastante a agregar, mantendo a história do pôr do sol como atrativo. Isso atrai mais fatores positivos e deixa o Laroc ainda mais exclusivo, porque diminui o número de aberturas: uma por mês dá pra ficar com saudade e querer ir de novo. Ao mesmo tempo, cria mais uma opção pra outra vertente musical, outro tipo de público, o que também será um diferencial nosso”.

A nova casa deve ter seu nome e mais detalhes revelados dentro dos próximos meses.

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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Notícia

DJ Marky leva sua festa Influences para novo espaço cultural em SP

Flávio Lerner

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Tokyo
Foto: Reprodução
Inaugurado em maio, o Tokyo ocupa um prédio de nove andares com diversas atividades

Nesta sexta-feira, 18, o lendário DJ Marky estreia um novo ambiente para sua já tradicional Influences, noite em que usa toda sua técnica nos decks para passear pelas músicas que moldaram seu caráter musical — da música brasileira, passando pela disco, soul, funk e jazz à house music e ao drum’n’bass, sobretudo em discos antigos e raros, que o DJ vem colecionando em países como Japão, Portugal, Austrália e Inglaterra.

No ano passado, quando o entrevistei, o Marky falou sobre o conceito da Influences: “É uma festa em que toco todos os estilos que foram essenciais na minha carreira. É mais do que uma noite, é uma aula. As pessoas têm que ir com a cabeça aberta. E direto recebo vários DJs, justamente porque é uma noite diferente, que falta no circuito, já que a maioria das noites é só o mesmo estilo de música”.

Em 2014, o DJ Marky mandou um set de influências no Boiler Room

A festa, que nasceu no Vegas e depois mudou para o Pan-Am, será hoje no Tokyo, espaço cultural e gastronômico inaugurado neste mês no centro da capital. Longe do conceito tradicional de casa noturna, o Tokyo ocupa um prédio inteiro de nove andares na Rua Major Sartório; os andares reúnem karokê, bar, restaurante, instalações e oficinais de economia criativa durante o dia. Na cobertura, uma pista de dança com vista para o Copan e o Edifício Itália — e é nela que Marky comandará a noite, a partir das 23h.

A ideia da Influences, que teve sua última edição realizada em março de 2017, é voltar a fixar uma periodicidade a cada um mês e meio, quando o artista está no Brasil. Apesar de as possibilidades serem boas, o Tokyo ainda não está confirmada como nova casa oficial da festa. Você pode conferir mais detalhes da noite de hoje na página do evento.

Vídeo promocional revela mais detalhes do funcionamento do Tokyo

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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