Pesquisadores buscam uma explicação para os arrepios que sentimos ao ouvir música

Pesquisadores buscam uma explicação para os arrepios que sentimos ao ouvir música

Sabe aquele arrepio que sentimos ao ouvir uma música? Ele está sendo estudado por pesquisadores. Seus objetivos são nos dar uma resposta para tal fenômeno e, se possível, estimulá-lo por meio de futuras canções.

De acordo com o site The Guardian, estudiosos americanos estão interessados em explorar essa reação em nossos organismos, e desde já reuniram 200 pessoas que sentiam e não sentiam esse prazer.

Para uma primeira análise, foram selecionados 20 voluntários, sendo 10 pessoas que disseram por meio de formulário já terem sentido a sensação de arrepio ao ouvir música e 10 que nunca tiveram a oportunidade de senti-la.

Com todos os voluntários portando playlists com faixas consideradas prazerosas para eles, incluindo canções de nomes como Coldplay, ‘Strawberry Swing’, e Nina Stemme e Richard Wagner, ‘Tristan und Isolde’, os testes foram feitos, e em um deles constatado que haviam diferenças nos cérebros dos que sentiam tais arrepios.

Conforme diz Matthew Sachs, orientador da pesquisa, nos voluntários que sentiam arrepios ao ouvir música foi encontrado mais fibras nervosas ativas no córtex cerebral auditivo –  região responsável pela medição de emoções – do que nas pessoas que não os sentiam.

Com isso, o pesquisador destaca que certamente possa haver fatores que expliquem melhor a razão dos arrepios nas pessoas ao ouvir música. Porém, no entanto, mais estudos precisam ser realizados para que se descubra quais fatores são esses e como trabalhá-los.