Polêmica David Guetta

TV dos EUA causa polêmica ao dizer que David Guetta trouxe a house ao país

Reportagem revoltou artistas e fãs de música eletrônica no mundo inteiro; Guetta respondeu

Na última sexta, 19, um programa da rede norte-americana deu um fora imenso em uma reportagem sobre o recém-lançado álbum de David Guetta, 7. O Nightline, da ABC News, colocou o DJ num patamar de pioneiro da house music nos Estados Unidos, com a chamada: “Como David Guetta ajudou a trazer a house music aos EUA e trilhou seu caminho ao topo”.

A falha é uma falta de responsabilidade das grandes, já que ignora que a house music nasceu justamente nos Estados Unidos, anos antes de David Guetta lançar sua carreira. Como não poderia deixar de ser, causou muita polêmica no meio da cena eletrônica global. E a internet, ela nunca perdoa.

Foto: Reprodução

Artistas como Honey Dijon, Junior Sanchez e Roger Sanchez compartilharam nas suas respectivas contas do Instagram uma montagem irônica com a capa do disco The House Music Anthem — um dos primeiros marcos da house, lançado em 1986 pela Trax Records —, trocando o nome do pioneiro Marshall Jefferson pelo nome de David Guetta. Ainda há um ironia mais sutil, com o nome da primeira faixa, “Move Your Body” (mexa seu corpo), substituído por “Move Your Finger” (mexa seu dedo), em uma alusão nada honrosa à fama da discotecagem recente de Guetta.

Os artistas ainda se manifestaram dizendo não ter nada contra o francês (Roger Sanchez fez questão de salientar que são bons amigos), mas pedindo que tanto o artista quanto a emissora se responsabilizassem em reparar o erro. Confira as publicações:

 
 
 

Depois da repercussão negativa, o canal trocou o título da reportagem para “David Guetta fala sobre seu álbum 7 e como chegou ao topo”. Para muitos foi o suficiente, mas boa parte da comunidade ainda implicou com outro ponto: na introdução da matéria, David é descrito como “godfather of electronic dance music”.

Se traduzirmos ao pé da letra, temos “padrinho da música eletrônica dançante”, o que também está longe de ser verdade. Por outro lado, é provável que a reportagem esteja se referindo ao gênero Electronic Dance Music (EDM), o qual o DJ parisiense ajudou, sim, a fundar. Entretanto, além de consertar o erro na chamada, a ABC não se manifestou publicamente sobre o rolo.

Quem se manifestou foi o próprio Guetta, que ontem (22) publicou em seu Instagram um comunicado para tentar colocar panos quentes na história toda. Com a foto da capa de outro disco histórico da house — Love Can’t Turn Around, de Farley “Jackmaster” Funk —, o músico mostrou todo seu respeito pelos pioneiros e pela história do gênero, afirmando que deve sua carreira a esse passado.

“Algumas pessoas amam uma controvérsia, mas eu prefiro a positividade. 
Eu me apaixonei pela house music quando adolescente, nos anos 80, ao ouvir pela primeira vez a house de Chicago na rádio em Paris. Foi a faixa “Love Can’t Turn Around”, de Farley “Jackmaster” Funk. Eu fiquei obcecado com o som. A música trazia uma mensagem de amor, ter a mente aberta e reunir pessoas, e isso me inspirou a começar minha primeira noite de house music em Paris, em 1988”, escreveu.

“Mais tarde, quando eu estava administrando um clube chamado Queen, eu convidei DJs como Frankie Knuckles, David Morales, DJ Pierre, Masters At Work, Danny Tenaglia, etc. Eu queria aprender com todos esses pioneiros, e eu também queria compartilhar aquele sentimento incrível com o meu povo. A house music nasceu de pessoas como Frankie Knuckles e Larry Levan. O legado do gênero e desses artistas é muito importante para mim. Essas pessoas, seguidas por outras, ajudaram a abrir o caminho para eu e outros artistas conseguirmos ter carreiras e fazer o que estamos fazendo hoje. Para mim, é tudo sobre amor e reunir gente para celebrar a vida”, concluiu.

  

LEIA TAMBÉM:

O legado de David Mancuso; como um homem e seu loft inventaram a cultura clubber

Esta reportagem de 1986 é outra pérola arqueológica da história da dance music

Escute um mix de Frankie Knuckles de 1992

Comemoramos o aniversário do eterno Frankie Knuckles com uma música lançada do além

Volte no tempo e reviva raves históricas

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS