fbpx
No Regrets Sounds of Summer

Por que KSHMR é um dos melhores produtores de EDM da atualidade

Passado como produtor-fantasma, amadurecimento, homenagem às origens, fã clube e inovação; saiba mais peculiaridades sobre um dos artistas de maior destaque do cenário.

Niles Hollowell-Dhar, mais conhecido como KSHMR, vem se destacando no cenário da EDM por suas inovadoras músicas, apresentações e projetos. Talvez você se lembre dele como um dos membros de The Cataracs, que lançou músicas como “Top of the World” e participou de “Like a G6”. O DJ, ao que parece, passou por uma grande transformação pessoal, evoluindo de um “party animal” para um cara espiritual. Em 2014, Niles lançou o projeto KSHMR, inspirado em suas origens indianas (daí vem o nome, “Kashimir”) e totalmente inovador.

Como produtor-fantasma, foi coautor e coprodutor em músicas como “Tsunami”, do DVBBS & Borgeous e “Stampede”, de DVBBS, Borgeous e Dimitri Vegas & Like Mike. Em 2015, já como KSHMR, entrou no Top 100 da DJ Mag, já em 23º lugar, pulando, no ano seguinte, para o 12º lugar (e ainda em 2016, também pela DJ Mag, ganhou o prêmio de melhor apresentação ao vivo). Só por aí já dá pra ver que o cara é fera, mas ainda assim eu quero te mostrar como, com apenas 28 anos, Niles é um dos maiores produtores da atualidade.

+ Contratos revelam que KSHMR é o produtor-fantasma de Borgeous

+ Artista conta seu passado como produtor-fantasma e agora lança carreira com o próprio nome

THE LION ACROSS THE FIELD

Seu primeiro disco surpreendeu a muitos, já que — a exemplo do que tivemos recentemente com o novo álbum de Ferry Corsten — ele também conta uma história. Repleto de reflexões, o EP traz a trama de uma criança corajosa (homenagem ao irmão), e que até sairá em livro (as letras das músicas podem ser lidas aqui).

HOMENAGEM ÀS ORIGENS

O nome “KSHMR” já diz por si só quão orgulhoso Niles é por ter descendência indiana, mas, como não bastasse, ele homenageia seus familiares, a Índia e a história dela. Clipes de músicas como “Jammu” e “Invisible Children” são carregados de emoção e reflexão. Em “Jammu”, o vídeo mostra uma história de crianças que crescem aprendendo a matar e dão sua vida em prol de causas terroristas, algo não tão incomum no sudoeste da Caxemira. Sobre “Invisible Children”, o produtor declarou: “Essa música se refere às crianças que vivem nas zonas pobres da Índia e a lugares do mundo onde a pobreza é tão descontrolada que as pessoas param de notar. Vamos torcer pela mudança: a paz”.

O artista tem um grande amor por sua família e faz questão de mostrar: no Sunburn, em janeiro, ele fez uma homenagem à sua avó falecida juntamente de seu avô no palco (você pode assistir a esse momento aqui). Niles também postou essa homenagem feita por sua família, em 28 de março:

(Senhora Jaya Dhar, hoje é Navreh — ano novo no Kashimir — e o seu aniversário. Que dia este costumava ser, e o que ele é agora. Você é amada e todos sentem sua falta. Aproveite sua felicidade celestial e continue a nos guiar. Nosso neto, Niles, está trilhando seu caminho no mundo da música e lhe homenageando a cada festival. Continue abençoando-o.)

FÃ CLUBE INDIANO

Paralelo às minhas pesquisas, entrei em contato com um fã clube do KSHMR. Eles são indianos, e, bom, nada mais justo do que o feedback do pessoal que mora no país homenageado, não é? Aqui está o que o TEAM.KSHMR me escreveu: “Para nós, KSHMR cria músicas que têm a habilidade incrível de fluir através do nosso corpo e alma. Niles é mais do que um produtor musical e DJ, ele é alguém que é capaz de tocar os corações e as almas de milhares de pessoas ao mesmo tempo. Sua música é delicada e complexa, mas mantém ouvintes cativados através de melodias impressionantes. Amamos KSHMR porque ele mudou nossa vida. É simples assim. Vimos e ouvimos tantos DJs/produtores, mas KSHMR foi e é diferente; porque quando a música é capaz de tocar uma alma, ela nunca será esquecida.

Ouvir Lion Across The Field é como ouvir uma história, e é isso a que KSHMR dá vida: histórias. “Invisible Chidren” foi criada para contar a saga das crianças em favelas indianas que parecem ser esquecidas para o mundo. A canção evoca emoção em qualquer um que toma o tempo para realmente ouvir e entender. KSHMR é a criação de músicas memoráveis e significativas, diferente do que todo mundo está lançando, o que permite que ele faça muito mais do que qualquer outra pessoa.”

AULAS

Assistir a aulas nunca foi tão bom quanto agora! O DJ vem lançando uma série de conteúdo online em que ensina a montar melodias, criar drops poderosos, encaixar vocais, orquestras e instrumentos étnicos, entre outros — tudo 100% gratuito. Recentemente, em 11 de maio, o KSHMR postou uma foto na sua página no Facebook e no Instagram informando que em breve haveria novas aulas, e perguntando aos produtores o que eles gostariam de aprender. Além disso, ele possui um blog de dicas de produção, o que desmonstra a sua enorme vontade de ajudar produtores de diferentes níveis.

INOVADOR A CADA SHOW

Depois do show incrível no último Tomorrowland, o KSHMR repetiu a dose no Ultra Music Festival 2017. Em vez do mainstage, optou pelo live stage para fazer algo surpreendente: colocar uma banda, tocando suas músicas numa acorde perfeito com os drops, além de dançarinas indianas. O palco, totalmente personalizado, teve direito a tudo: tambores, violino e, claro, a cítara, famoso instrumento típico da Índia. Foi simplesmente lindo!

WELCOME TO KSHMR

O DJ vem postando, em média, sets com 40 minutos das músicas que ele mais gosta, além de lançamentos e algumas unreleased tracks. Confira o último lançado, Welcome To Kshmr Vol.8:

Depois disso tudo, dá pra concluir que o KSHMR possui muita originalidade e humildade. Considerando os tempos de mesmice em que vivemos, suas músicas são ouro, pois são inovadoras e buscam sair do convencional. Nota-se que Niles está envolvido por amor à música. Para o futuro próximo, diversos lançamentos estão previstos, incluindo parcerias com nomes como Tiësto e Hardwell. Muitas coisas boas ainda estão por vir!

* Mércia da Hora é colaboradora eventual da Phouse.

LEIA TAMBÉM:

+ KSHMR lança mix “Welcome to KSHMR Vol. 8”; confira

+ KSHMR produz música com Hardwell

+ BUH! Conheça os 5 mais famosos ghost producers da música eletrônica

+ Editorial: É hora de rever nossa posição sobre o Top 100 da DJ Mag

+ Um convite ao boicote: nós precisamos parar de dar moral pro Top 100 da DJ Mag

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS