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Por que você não pode perder o b2b de Sasha & John Digweed no Ultra Brasil

Jonas Fachi

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Eles estão de volta!! Sasha e John Digweed anunciam turnê global por onze países em parceria com o Ultra Music Festival, além de residência da marca em Ibiza durante o verão europeu. RESISTANCE pousará na ilha branca durante oito semanas na maior discoteca do mundo, Privilege. 

Em abril de 2016 postamos uma matéria comentando o retorno das duas lendas britânicas durante um show surpresa no Ministry Of Sound, clube mais tradicional de Londres e um palco que marcou suas carreiras. Na oportunidade, Sasha apareceu logo depois do início do até então anunciado longset de John, e para incredulidade dos presentes, eles começaram a tocar juntos se estendendo por mais de seis horas. Na manhã seguinte fotos e vídeos viralizaram nas redes sociais com lembranças dos mais de vinte anos de parceria entre os dois. Desde então tiveram datas pontuais em festivais como o The Social e recentemente no EDC México. No dia de ontem, finalmente uma tour oficial foi apresentada por países estrategicamente pensados e uma residência exclusiva em Ibiza fazendo parte do enorme ’RESISTANCE: World Tour da Sasha & John Digweed’. Os onze destinos este ano são: Miami, Seul, Cingapura, Croácia, Ibiza, Shanguai, Bali, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Lima. Vale lembrar que eles estarão ainda neste mês de março no Ultra Miami, que ocorre nos dias 24, 25 e 26.

 

20 ANOS DE PARCERIA

 Entre 1994 e 2005 Sasha e John Digweed lançaram nove compilações, esses trabalhos ajudaram a moldar o curso do que se entendia por música eletrônica cluber no mundo, discos como ’The Mix Collection (1994)’ e as duas trilogias ‘’Northen Exposure’’ UK mix e US mix durante o período venderam milhares de cópias, entraram no ranking dos mais ouvidos nos EUA e reino unido entre todos os gêneros, e os elevaram a status de ’Super Stars de Rock’’, culminando em 2005 no lançamento do DVD Delta Heavy, com bastidores de uma intensa tour de ônibus pelos EUA gravada dois anos antes, onde multidões se arrastavam para seus shows, sendo algo jamais visto entre artistas de música eletrônica até então.

Em 2002 venceram o ’Essential Mix Of The Year’’ com um set gravado no WMC Miami, esse mix foi o único vencedor até hoje entre dois DJs em Back to Back sem ser devidamente um projeto.

Após 2005 continuaram a se apresentar em grandes festivais, enquanto brilhavam também individualmente até que a curva natural de saturação atingisse seu ápice. Na época não houve nenhum anúncio, eles simplesmente não se apresentaram mais juntos e não dividiam line-ups. As especulações de uma possível desavença ganharam força, mas nada foi confirmado, e assim o tempo passou.

Nesses 6 anos todos se perguntavam se os dois ainda voltariam a dividir um palco algum dia, não era possível que uma amizade tão intensa e importante para dance music tivesse morrido, até que no final de 2015 surgiu uma foto deles jantando antes do Ultra em Tóquio, os rumores de uma possível volta tomaram conta até que finalmente ocorreu o show surpresa na MOS por convite de Digweed.

 

Em 25 de julho de 2017, RESISTANCE pousará em na ilha branca para a noite de abertura de uma residência de oito semanas na maior discoteca do mundo, Privilege.

Será realizada todas às terças-feiras até a festa de encerramento oficial em 12 de setembro.

Para a felicidade dos fãs brasileiros, que em sua grande maioria nunca tiveram a oportunidade de ver o backtoback que é considerado o mais importante de todos os tempos, haverá a chance aparentemente única no ano durante o Ultra Rio, que ocorre no feriado de 12, 13, 14 de outubro. Com o anúncio, eles são os primeiros nomes confirmados para o aguardado festival em nosso país, que começo!!

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DJ Marky leva sua festa Influences para novo espaço cultural em SP

Flávio Lerner

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Tokyo
Foto: Reprodução
Inaugurado em maio, o Tokyo ocupa um prédio de nove andares com diversas atividades

Nesta sexta-feira, 18, o lendário DJ Marky estreia um novo ambiente para sua já tradicional Influences, noite em que usa toda sua técnica nos decks para passear pelas músicas que moldaram seu caráter musical — da música brasileira, passando pela disco, soul, funk e jazz à house music e ao drum’n’bass, sobretudo em discos antigos e raros, que o DJ vem colecionando em países como Japão, Portugal, Austrália e Inglaterra.

No ano passado, quando o entrevistei, o Marky falou sobre o conceito da Influences: “É uma festa em que toco todos os estilos que foram essenciais na minha carreira. É mais do que uma noite, é uma aula. As pessoas têm que ir com a cabeça aberta. E direto recebo vários DJs, justamente porque é uma noite diferente, que falta no circuito, já que a maioria das noites é só o mesmo estilo de música”.

Em 2014, o DJ Marky mandou um set de influências no Boiler Room

A festa, que nasceu no Vegas e depois mudou para o Pan-Am, será hoje no Tokyo, espaço cultural e gastronômico inaugurado neste mês no centro da capital. Longe do conceito tradicional de casa noturna, o Tokyo ocupa um prédio inteiro de nove andares na Rua Major Sartório; os andares reúnem karokê, bar, restaurante, instalações e oficinais de economia criativa durante o dia. Na cobertura, uma pista de dança com vista para o Copan e o Edifício Itália — e é nela que Marky comandará a noite, a partir das 23h.

A ideia da Influences, que teve sua última edição realizada em março de 2017, é voltar a fixar uma periodicidade a cada um mês e meio, quando o artista está no Brasil. Apesar de as possibilidades serem boas, o Tokyo ainda não está confirmada como nova casa oficial da festa. Você pode conferir mais detalhes da noite de hoje na página do evento.

Vídeo promocional revela mais detalhes do funcionamento do Tokyo

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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Parceria entre Boiler Room e Ballantine’s retorna ao Brasil em novo projeto

Flávio Lerner

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Boiler Room São Paulo
Foto: Reprodução
Série “Hybrid Sounds” mescla artistas eletrônicos com nomes orgânicos 

Juntos há cinco anos, Boiler Room e a marca de uísque Ballantine’s já montaram projetos ousados e incríveis no cenário musical. A partir de 2016, a união foi ainda mais longe com o lançamento da série Stay True, que visitava diversos países com lineups cuidadosamente curados para celebrar a cultura de cada nacionalidade. Naquele ano, tivemos nada menos que o Boiler Room Stay True Brazil — o lendário Boiler Room de Recife, que fez história em nosso país. Em 2017, a parceria voltou rebatizada como True Music, trazendo nomes como Seth Troxler e Little Louie Vega a Salvador, junto a expoentes brazucas como Fatnotronic e Renato Ratier, e agora, em 2018, a Stay True traz seu novo projeto, Hybrid Sounds, para São Paulo.

A proposta da Hybrid Sounds é trazer lives inéditos e inesperados, colocando no mesmo palco artistas de música eletrônica com projetos acústicos, que provavelmente nunca se encontrariam em outra oportunidade. Em SP, isso será visto através do conceituado grupo do underground paulistano Teto Preto, que tocará em conjunto com a produtora berlinense rRoxymore. Expoente da Chicago house, Derrick Carter é o headliner do evento, enquanto a MC Linn da Quebrada e o cantor e compositor Tom Zé — um dos grandes nomes da música brasileira — completam o lineup.

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Em local ainda mantido em segredo, o Boiler Room True Music: Hybrids Sounds São Paulo rola no dia 23 de maio, uma quarta-feira, e terá transmissão ao vivo pela plataforma, como de praxe. O evento sucede as edições que rolaram em Moscou e em Beirut, no Líbano, e antecede a edição de Valência, na Espanha, que encerra o projeto. Ao final, um EP da série Hybrid Sounds será lançado, com faixas inéditas dos artistas que colaboraram em cada região (Teto Preto X rRoxymore em SP; Overmono X Solo Operator em Moscou; Dollkraut X Zeid & Maii em Beirut; e KiNK com um artista ainda não revelado, em Valência).

Para quem quer participar da festa, é necessário se inscrever no site e torcer para ganhar o convite por e-mail.

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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Análise

O indie dance original respira com a volta do Friendly Fires

Flávio Lerner

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Friendly Fires
Foto: Reprodução
Depois de mais de seis anos sem lançamentos, o trio britânico que marcou os anos 2000 está de volta

Fundado em 2006, o trio britânico de dance-rock/indie danceFriendly Fires foi importantíssimo para uma guinada mais eletrônica e dançante à cena indie da década passada, que encontrava-se em sua era de ouro com a ascensão de bandas como The Killers, Franz Ferdinand, The Strokes e Bloc Party. Seu surgimento — somado à ascensão de grupos como Klaxons, Chromeo, Cut CopyMetronomy e o brasileiro Cansei de Ser Sexy — fez com que aquele cenário mais centrado nas guitarras passasse a ter um foco maior nos sintetizadores e nas batidas. O LCD Soundsystem não estava mais sozinho.

Comandando pelo carismático e rebolativo Ed Macfarlane — com suas dancinhas impagáveis ao vivo e nos videoclipes —, o Friendly Fires explodiu mesmo em 2008, com o primeiro e homônimo álbum, e desde então acumulou milhões de fãs no mundo inteiro. Nunca fizeram exatamente música eletrônica de pista, mas bebiam claramente de fontes como a house e o synth pop de grupos como New Order e Depeche Mode. E não só isso: a batida e a vibe ensolarada das músicas trazia muito da música brasileira. Singles como “Jump in the Pool” e “Kiss of Life” surgiram com fortes elementos de percussão de samba — e em 2008 e 2009, o grupo chegou a realizar apresentações em conjunto com uma escola de samba.

Em 2011, às vésperas do lançamento do segundo álbum, Pala, que se afastava ainda mais do indie rock, foram capa da conceituada revista inglesa NME, e tiveram a ousadia de dizer que preferiam escutar Justin Timberlake do que Morrissey — antigo líder do grupo The Smiths, que dominou a cena indie nos anos 80. Pra roqueiros britânicos que levam esse tipo de comparação muito a sério [o que, arrisco dizer, seja boa parte do público da revista], uma declaração do tipo soava como heresia.

O trio seguiu sua vida muito bem, obrigado. Pala também fez sucesso, e o FF seguiu apresentando-se em shows lotados no mundo inteiro nos próximos anos. Mas pararam de fazer música. Em 2014, deram um tempo de vez, e só foram voltar agora, quatro anos depois, com shows de retorno na Inglaterra realizados nas últimas semanas. E claro, novo single — o primeiro em mais de seis anos.

“Love Like Waves” foi lançada no último dia 05, e segue a linha do Friendly Fires que já estamos acostumados, sem grandes alterações na estrutura sonora. É uma canção boa e agradável, que resgata o saudosismo dos fãs e empolga pelas novas possibilidades, mas também não chega a ser dos melhores sons já feitos pelo trio.

Novos singles devem surgir nas próximas semanas, culminando, em breve, com o aguardadíssimo terceiro álbum. Se mantiver a qualidade dos LPs do passado, tem tudo para ser um dos grandes lançamentos de 2018.

Bóra relembrar outros grandes singles do grupo:

* Nota do Autor: Indie dance/nu disco, assim como progressive house e deep house, foi mais um dos estilos que caiu naquela salada de tags do Beatport, na década passada, e acabou passando a ser usado para se referir a uma sonoridade completamente diferente. Aqui, evidentemente, falo sobre o indie dance original, que vai de bandas como o Cut Copy a produtores como o Tensnake.

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