ODD

Prefeitura de São Paulo causa revolta ao interditar festa itinerante

Será inevitável que o painel sobre a cena underground de São Paulo, marcado para hoje à noite na DJ Ban, debata sobre o que ocorreu na madrugada deste domingo, na capital paulista. A ODD, uma das principais festas itinerantes da cultura clubber da cidade — e que terá o DJ Márcio Vermelho como seu representante no painel —, teve sua edição do dia 20 embargada pela prefeitura. A festa estava marcada para ocorrer em um galpão na Rua Palmarino Mônaco, no Brás, e foi cancelada na véspera.

+ DJ Ban transmite painel sobre a cena underground de São Paulo nesta noite

Entre os frequentadores e promotores dessa cena, o assunto não tem sido outro nesta segunda-feira. Em post no Facebook, o secretário Fabio Lepique alegou ter interditado a festa por falta de autorização e de segurança [veja abaixo]. Já o pessoal da ODD alega que estava com todos os documentos em dia, deixa entender que motivos escusos barraram a festa e já promete voltar no dia 10 de junho. “Um documento de interdição ao espaço foi apresentado no início do evento, fruto de uma denúncia, alegando alvará vencido e falta de itens de segurança”, diz comunicado na página da ODD [veja abaixo]. “O fiscal da prefeitura, após verificar a locação e toda a documentação, deixou o local afirmando que poderíamos seguir com a festa, mas foi enviado de volta uma hora depois com os seus superiores, que chegaram informando que fariam uso da força policial caso não encerrássemos as atividades.”

No boca a boca, correm os boatos de que donos de clubes estariam reunindo esforços para barrar as festas itinerantes. De fato, não são incomuns as reclamações, por parte de alguns desses donos, de que as festas independentes, ao contrário dos clubes, não pagam impostos ou ECAD. Também não é nada incomum ver o poder público lutando contra a cultura das pistas de dança. A tradição é histórica e internacional: só para ficar em casos recentes, tivemos o embargo do Ultra Brasil no ano passado, no Rio de Janeiro, o fechamento da Fabric, em Londres, e a tentativa de cancelar um show do Kraftwerk em Buenos Aires, simplesmente por ser uma apresentação fundamentada em sintetizadores.

Ainda assim, até o momento não se sabe com mais detalhes os motivos que levaram ao fechamento da ODD. Mais informações em breve.

LEIA TAMBÉM:

Quem ainda tem medo da música eletrônica?

Uma pataquada histórica ameaça cancelar o show do Kraftwerk na Argentina

Lúdico, subversivo e impactante: conheça o universo de Carlos Capslock

DANÇAR É UM ATO POLÍTICO — Assista a documentário sobre os coletivos de festas que estão revolucionando SP

SIGA A PHOUSE:
INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | SPOTIFY

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS