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Entrevista

Protagonista carioca, Leo Janeiro fala sobre RMC, Warung, D.O.C. e parcerias

Jonas Fachi

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Uma das mentes por trás de Rio Music Conference e Warung Records, Leo Janeiro conversou conosco durante sua tour pela Europa. No papo, ele revela as pretensões do RMC e de seu lançamento pela D.O.C., com remix de um dos produtores mais emblemáticos do cenário atual.

Pode-se dizer que Leo Janeiro transformou sua paixão pela house music em uma marca nacional. Protagonista da cena eletrônica na cidade que leva parte de seu sobrenome, o carioca conquistou residência em alguns dos principais clubs do país, como Warung e Beehive. Porém, uma de suas facetas mais prósperas se revela em sua dedicação as coisas que ultrapassam a pista de dança. Incansável, Leo tem promovido ao longo dos anos o que é feito no Brasil para o mundo através da sua habilidade legitimamente carioca para entender os bastidores da cena. Um dos responsáveis pelo Rio Music Conference e pela curadoria do Warung Records, o artista teve uma conversa descontraída conosco via Whatsapp, enquanto se mantém excursionando com apresentações em alguns dos eventos mais quentes do velho continente.

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Leo, como foram as primeiras datas aí na Europa? Ouvi falar que Barcelona está mais quente que o normal…

Está indo tudo dentro do esperado, correria e jetlag [risos]! Sim, Barcelona tem um clima bem quente nesta época; amanhece cedo e o sol vai muito tarde. Berlim também estava assim, mas por lá ainda tem o ventinho da noite… Sobre as gigs, todas foram muito bacanas, a festa junto com o Watergate foi muito especial, porque os dois clubes estão comemorando quinze anos. Legal que os dois têm filosofias parecidas, como dar suporte aos seus residentes. O mais importante é que essa parceria é bem positiva para ambos e tem muita coisa boa vindo!

Lembra o primeiro ano que esteve aí para se apresentar como artista? Tem sentido as mudanças do cenário?

Hum… 2011! Eu já toco há alguns anos e as coisas vêm mudando, até porque a música que era feita cinco anos atrás já está sendo feita de outra maneira. A forma de promover também sofreu muitas mudanças. Legal poder senti-las para melhor, e com o surgimento de novos talentos.

E o que dizer do Sónar? Quais artistas mais te impressionaram?

Eu vi alguns artistas no Sónar… O novo show do Justice é bacana, The Black Madonna legal… No OFF Sónar gostei de poder ver o Berhouz novamente, set muito bom. Os lives do Todd Terje, ScharzmannRodriguez Jr. no rooftop do hotel Diagonal com a vocalista Liset Alea, incrível… E o DJ set do [John] Talabot também foi ótimo!

Falando em Rodriguez, ouvi seu álbum Baobab, está maravilhoso. Nos bastidores se fala em um remix dele para você…

Sim, ele fez um remix para um EP meu que vai sair pela D.O.C. em outubro. Ele está muito bem mesmo.

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Como surgiu o convite, vocês já se conheciam?

Na verdade, o Rodriguez é um cara que eu já me dava muito bem, já conhecia ele por nós termos tocado algumas vezes juntos, e acabamos criando uma amizade. Ao mesmo tempo eu estava no estúdio com o Gui [Boratto] formatando esse EP, e tinha comentando que gostava muito dele. O Gui ainda não o conhecia pessoalmente, mas tinha admiração pelo trabalho… Eu até brincava que os dois tinham muitos pontos em comum, e então começou um namoro, de tentar chamar ele.

Tínhamos outros nomes também, mas eu acho que o Olivier [Rodriguez Jr.] é um cara que tem a ver com a gente, com a nossa maneira de pensar, e nós queríamos alguém que nós gostássemos do trabalho de verdade. No fim, acabou dando certo. Ele é uma pessoa muito, muito boa, não está tendo esse sucesso todo à toa. Fez um remix maravilhoso, a música se chama “Moodisco”. Agora estamos correndo para fazer o vinil, na sequência vamos ter o digital… Enfim, a estratégia é bem legal. Acho que tudo conspirou a favor.

Muito legal a história, mas tem outras coisas antes disso, certo?

Sim, antes desse tem algumas coisas. Agora em julho sai um EP meu pelo Warung Records junto com os meus brothers talentosos do Mumbaata e remix do HNQO, que está matador! Vou te falar que é um dos melhores remixes que ouvi nos últimos tempos. O Henrique [HNQO] é um cara que eu gosto muito, superconectado. Também tem um remix de um amigo aqui de Barcelona, o André Buljac. Ele é do núcleo da Fact aqui, e fez um remix muito bacana numa outra onda… É isso, estamos tentando fazer as coisas acontecerem.

Existe algum critério para escolha dos artistas para o W Rec?

Sim, primeiro a música tem de ser boa. O estilo acaba sendo o que trabalhamos no Warung: house, deep, disco, tech house, techno, progressive. Criatividade e qualidade também levamos em conta, é importante sempre nivelarmos por cima para termos um resultado bacana de feedbacks — até porque a label é um espelho musical do clube. O objetivo é estimular novos artistas e criar mais possibilidades e intercâmbio. O Albuquerque divide comigo esta função de A&R, então sempre é importante dividir as opiniões com o time do Warung.

Todos sabem da importância do RMC para a nossa cena se fortalecer. Existe a edição de Curitiba, mas olhando para toda a representatividade que existe em SC na música eletrônica nacional, nunca se pensou trazer novamente uma edição para o Estado?

Em 2012 houve em Floripa, 2011 Porto Alegre. Na verdade, o RMC tem dez anos, você imagina o quando já andamos por aí… É realmente uma boa pergunta, nós precisamos chegar em outros lugares importantes. O interior hoje, por exemplo, é um grande responsável por uma parte do mercado, tanto financeiro como artístico.

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Eu gostaria que em Balneário Camboriú acontecesse uma edição — incluindo a região do litoral norte e o Vale do Itajaí, que juntos formam algo bem grande. Quando rolam os vídeos, transmissão ao vivo, o pessoal daqui sempre assiste, superinteressados.

Sim, estamos investindo nisso. Sabemos que é possível chegar em mais pessoas com as transmissões. Sobre SC, é uma boa ideia. Nosso maior problema é investimento, sem isso é cada vez mais complicado. Nós fazemos em Curitiba, pois temos apoio. Com essa crise ficamos sem um patrocínio forte, mas eu acho que sempre é importante trazermos essa discussão. Mas você tem razão, completando dez anos vamos fazer muita coisa legal.

Pode falar mais disso?   

Nos dez anos do RMC, queremos fazer uma programação diferente do ponto de vista da curadoria. Vamos tentar fazer o melhor em 2018. Por conta de poder usar essa tecnologia, sabemos que é possível chegar em mais pessoas com as transmissões. A temporada de preparativos começa agora.

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O que podemos esperar ainda do Leo Janeiro para 2017?

Em agosto sai outro EP pela Not For Us. Vai se chamar Creator e tem uma parceria com o Keskem e um remix do meu grande brother e superprodutor Andre Salata.

Também estou fazendo uma compilação chamada Cocada, pela Get Physical Music, em parceria com o RMC, que vai sair no final do ano, início de dezembro. Ela vai ter basicamente artistas sul-americanos, na sua grande maioria do Brasil. Nós vamos poder abrir uma oportunidade para muitos artistas novos, e também já estabelecidos. A ideia é realmente conectar os produtores do Brasil com um selo gigante como a Get. Podemos criar de uma maneira legal, estou bem contente, porque o projeto tem como objetivo também ser uma plataforma para artistas divulgarem seu trabalho.

* Jonas Fachi é colunista na Phouse; leia mais de seus textos.

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DJ Marky leva sua festa Influences para novo espaço cultural em SP

Flávio Lerner

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Tokyo
Foto: Reprodução
Inaugurado em maio, o Tokyo ocupa um prédio de nove andares com diversas atividades

Nesta sexta-feira, 18, o lendário DJ Marky estreia um novo ambiente para sua já tradicional Influences, noite em que usa toda sua técnica nos decks para passear pelas músicas que moldaram seu caráter musical — da música brasileira, passando pela disco, soul, funk e jazz à house music e ao drum’n’bass, sobretudo em discos antigos e raros, que o DJ vem colecionando em países como Japão, Portugal, Austrália e Inglaterra.

No ano passado, quando o entrevistei, o Marky falou sobre o conceito da Influences: “É uma festa em que toco todos os estilos que foram essenciais na minha carreira. É mais do que uma noite, é uma aula. As pessoas têm que ir com a cabeça aberta. E direto recebo vários DJs, justamente porque é uma noite diferente, que falta no circuito, já que a maioria das noites é só o mesmo estilo de música”.

Em 2014, o DJ Marky mandou um set de influências no Boiler Room

A festa, que nasceu no Vegas e depois mudou para o Pan-Am, será hoje no Tokyo, espaço cultural e gastronômico inaugurado neste mês no centro da capital. Longe do conceito tradicional de casa noturna, o Tokyo ocupa um prédio inteiro de nove andares na Rua Major Sartório; os andares reúnem karokê, bar, restaurante, instalações e oficinais de economia criativa durante o dia. Na cobertura, uma pista de dança com vista para o Copan e o Edifício Itália — e é nela que Marky comandará a noite, a partir das 23h.

A ideia da Influences, que teve sua última edição realizada em março de 2017, é voltar a fixar uma periodicidade a cada um mês e meio, quando o artista está no Brasil. Apesar de as possibilidades serem boas, o Tokyo ainda não está confirmada como nova casa oficial da festa. Você pode conferir mais detalhes da noite de hoje na página do evento.

Vídeo promocional revela mais detalhes do funcionamento do Tokyo

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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Parceria entre Boiler Room e Ballantine’s retorna ao Brasil em novo projeto

Flávio Lerner

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Boiler Room São Paulo
Foto: Reprodução
Série “Hybrid Sounds” mescla artistas eletrônicos com nomes orgânicos 

Juntos há cinco anos, Boiler Room e a marca de uísque Ballantine’s já montaram projetos ousados e incríveis no cenário musical. A partir de 2016, a união foi ainda mais longe com o lançamento da série Stay True, que visitava diversos países com lineups cuidadosamente curados para celebrar a cultura de cada nacionalidade. Naquele ano, tivemos nada menos que o Boiler Room Stay True Brazil — o lendário Boiler Room de Recife, que fez história em nosso país. Em 2017, a parceria voltou rebatizada como True Music, trazendo nomes como Seth Troxler e Little Louie Vega a Salvador, junto a expoentes brazucas como Fatnotronic e Renato Ratier, e agora, em 2018, a Stay True traz seu novo projeto, Hybrid Sounds, para São Paulo.

A proposta da Hybrid Sounds é trazer lives inéditos e inesperados, colocando no mesmo palco artistas de música eletrônica com projetos acústicos, que provavelmente nunca se encontrariam em outra oportunidade. Em SP, isso será visto através do conceituado grupo do underground paulistano Teto Preto, que tocará em conjunto com a produtora berlinense rRoxymore. Expoente da Chicago house, Derrick Carter é o headliner do evento, enquanto a MC Linn da Quebrada e o cantor e compositor Tom Zé — um dos grandes nomes da música brasileira — completam o lineup.

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Em local ainda mantido em segredo, o Boiler Room True Music: Hybrids Sounds São Paulo rola no dia 23 de maio, uma quarta-feira, e terá transmissão ao vivo pela plataforma, como de praxe. O evento sucede as edições que rolaram em Moscou e em Beirut, no Líbano, e antecede a edição de Valência, na Espanha, que encerra o projeto. Ao final, um EP da série Hybrid Sounds será lançado, com faixas inéditas dos artistas que colaboraram em cada região (Teto Preto X rRoxymore em SP; Overmono X Solo Operator em Moscou; Dollkraut X Zeid & Maii em Beirut; e KiNK com um artista ainda não revelado, em Valência).

Para quem quer participar da festa, é necessário se inscrever no site e torcer para ganhar o convite por e-mail.

Flávio Lerner é editor da Phouse.

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Análise

O indie dance original respira com a volta do Friendly Fires

Flávio Lerner

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Friendly Fires
Foto: Reprodução
Depois de mais de seis anos sem lançamentos, o trio britânico que marcou os anos 2000 está de volta

Fundado em 2006, o trio britânico de dance-rock/indie danceFriendly Fires foi importantíssimo para uma guinada mais eletrônica e dançante à cena indie da década passada, que encontrava-se em sua era de ouro com a ascensão de bandas como The Killers, Franz Ferdinand, The Strokes e Bloc Party. Seu surgimento — somado à ascensão de grupos como Klaxons, Chromeo, Cut CopyMetronomy e o brasileiro Cansei de Ser Sexy — fez com que aquele cenário mais centrado nas guitarras passasse a ter um foco maior nos sintetizadores e nas batidas. O LCD Soundsystem não estava mais sozinho.

Comandando pelo carismático e rebolativo Ed Macfarlane — com suas dancinhas impagáveis ao vivo e nos videoclipes —, o Friendly Fires explodiu mesmo em 2008, com o primeiro e homônimo álbum, e desde então acumulou milhões de fãs no mundo inteiro. Nunca fizeram exatamente música eletrônica de pista, mas bebiam claramente de fontes como a house e o synth pop de grupos como New Order e Depeche Mode. E não só isso: a batida e a vibe ensolarada das músicas trazia muito da música brasileira. Singles como “Jump in the Pool” e “Kiss of Life” surgiram com fortes elementos de percussão de samba — e em 2008 e 2009, o grupo chegou a realizar apresentações em conjunto com uma escola de samba.

Em 2011, às vésperas do lançamento do segundo álbum, Pala, que se afastava ainda mais do indie rock, foram capa da conceituada revista inglesa NME, e tiveram a ousadia de dizer que preferiam escutar Justin Timberlake do que Morrissey — antigo líder do grupo The Smiths, que dominou a cena indie nos anos 80. Pra roqueiros britânicos que levam esse tipo de comparação muito a sério [o que, arrisco dizer, seja boa parte do público da revista], uma declaração do tipo soava como heresia.

O trio seguiu sua vida muito bem, obrigado. Pala também fez sucesso, e o FF seguiu apresentando-se em shows lotados no mundo inteiro nos próximos anos. Mas pararam de fazer música. Em 2014, deram um tempo de vez, e só foram voltar agora, quatro anos depois, com shows de retorno na Inglaterra realizados nas últimas semanas. E claro, novo single — o primeiro em mais de seis anos.

“Love Like Waves” foi lançada no último dia 05, e segue a linha do Friendly Fires que já estamos acostumados, sem grandes alterações na estrutura sonora. É uma canção boa e agradável, que resgata o saudosismo dos fãs e empolga pelas novas possibilidades, mas também não chega a ser dos melhores sons já feitos pelo trio.

Novos singles devem surgir nas próximas semanas, culminando, em breve, com o aguardadíssimo terceiro álbum. Se mantiver a qualidade dos LPs do passado, tem tudo para ser um dos grandes lançamentos de 2018.

Bóra relembrar outros grandes singles do grupo:

* Nota do Autor: Indie dance/nu disco, assim como progressive house e deep house, foi mais um dos estilos que caiu naquela salada de tags do Beatport, na década passada, e acabou passando a ser usado para se referir a uma sonoridade completamente diferente. Aqui, evidentemente, falo sobre o indie dance original, que vai de bandas como o Cut Copy a produtores como o Tensnake.

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