Red Bull Music Academy
Foto: Reprodução

A empresa de consultoria alemã Yadastar confirmou nesta quarta-feira que sua parceria com a Red Bull será descontinuada em 31 de outubro. Isso significa que a Red Bull Music Academy chegará ao final — ao menos da forma como a conhecemos —, já que o projeto era realizado através dessa parceria.

“Pelas duas últimas décadas, a Red Bull deu à Yadastar a oportunidade de construir em conjunto um programa cultural de alcance global. Você deve conhecer os frutos desse relacionamento sob o nome guarda-chuva de Red Bull Music Academy”, escreveu a empresa em um comunicado no Twitter.

“Agora, a Yadastar e a Red Bull decidiram de comum acordo em suspender essa parceria ao final de outubro de 2019. Tivemos o privilégio de trabalhar com algumas das pessoas mais brilhantes e talentosas do mundo todo, então queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos que tornaram essa jornada possível”, segue a nota. “O mundo está cheio de grandes ideias, e essa foi uma delas.”

Ao Resident Advisor, a Red Bull afirmou que continuará envolvida com projetos musicais, e deu a entender que planeja uma espécie de Red Bull Music Academy descentralizada. Confira as palavras da empresa na íntegra, em tradução da Phouse:

Depois de 20 anos apoiando artistas de todo o planeta com seu programa musical em um mundo de mudanças rápidas, a Red Bull seguirá mantendo o seu propósito de lançar mão de uma plataforma global para promover a criatividade — mas está mudando seus meios.

A Red Bull vai se distanciar de uma abordagem centralizada, movendo-se gradualmente da estrutura existente e implementando um novo setup que empoderará os países parceiros da marca e utilizará expertise local. A Red Bull seguirá explorando novas formas de promover artistas promissores de vanguarda, onde quer que eles estejam.

Ainda segundo o RA, não está claro quantos empregos serão perdidos, e a companhia não quis comentar sobre isso. Extensões online da RBMA, como a Red Bull Radio, também vão deixar de existir.

LEIA TAMBÉM:

Fundada em 1998, a Red Bull Music Academy tornou-se um dos programas mais conceituados de música no mundo, ao reunir anualmente, em diferentes metrópoles do globo, duas turmas de cerca de 30 alunos cada, cuidadosamente selecionados através de longos formulários de inscrição.

Os sortudos escolhidos pelo programa teriam direito a semanas de palestras e workshops com artistas inspiradores, além de visitas programadas a clubes, shows e museus, e um intercâmbio cultural e musical intenso promovido em sessões de estúdio.

Nomes como Nina Kraviz, Black Coffee, Mano Le Though, Flying Lotus, Hudson Mohawke, Aloe Blacc, Katy B., Palms Trax, TOKiMONSTA, Dorian Concept e os brasileiros Zopelar, Eli Iwasa, Carrot Green, Daniel Limaverde, Luisa Puterman, Érica Alves, Silva e Benjamin Sallum foram alunos da RBMA.

Por sua vez, artistas do calibre de Frankie Knuckles, Jeff Mills, Derrick May, Laurent Garnier, Giorgio Moroder, Moodymann, The Black Madonna, Fatima Al Qadiri, Kaytranada, Goldie, Robyn, Kindness, Björk, Brian Eno, Erykah Badu, Janelle Monáe, Iggy Pop e Ice-T foram alguns dos inúmeros tutores que deram sua contribuição no período — e boa parte dessas palestras está disponível no YouTube.

Em 2018, a academia celebrou seus 20 anos através de um programa em Berlim, no que foi sua última edição.

* Flávio Lerner é editor da Phouse.

Receba novidades no e-mail

Receba o melhor da Phouse em seu email!

:::. ALEATÓRIAS / LEIA TAMBÉM

Alphabeat vai apostar em novos artistas em junho; saiba como participar!

A&R da gravadora vai selecionar diversas músicas enviadas por e-mail para serem lançadas no próximo mês

KVSH fala sobre XXXperience BH e remix oficial pro rapper Xamã

Com lançamento recente, DJ “joga em casa” nesta edição mineira da XXXPERIENCE

BURN Residency Brasil abre inscrições para 2019

Nesta edição, o programa será apenas a nível nacional

Sonho realizado: jovem produtor lança pelo selo de Gui Boratto

Hiago Pauli lançou “Drone” nesta sexta-feira (24), via D.O.C. Records

Saiba mais sobre o Soundscape, o “Cercle brasileiro”

Similar à plataforma francesa, o projeto mostra DJs tocando em lindas paisagens no Brasil

Techno segue como o gênero mais vendido pelo Beatport

Pelo quarto ano consecutivo

XXXPERIENCE anuncia edição principal de 2019

Tema deste ano fecha a “trilogia Nonsense Journey”

Consistência e reconhecimento: Rods Novaes fala sobre a trajetória da Not For Us

Com mais de 220 lançamentos, gravadora brasileira está no mercado há oito anos

Ouça 10 sonzeiras lançadas na última sexta-feira

De Laidback Luke remixando Avicii ao novo single do Bhaskar

Desfalques do Swedish House Mafia na Coreia e em Vegas geram especulações

Novas tretas? Cancelamentos à frente? Um novo mistério ronda o trio sueco