Revolution Day
DJs como Seth Troxler e Eats Everything vão tocar gratuitamente durante visita de Trump

Donald Trump acumula impopularidade no meio artístico também no Reino Unido. Trump vai visitar o país britânico em julho e um protesto “eletrônico” está tomando forma contra o republicano na Soho Radio, em Londres. Gideön, DJ e apresentador da rádio, trará grandes nomes da cena house/techno para tocarem contra os ideais nacionalistas do americano e do tratado do Brexit, que tirou o Reino Unido da União Europeia em 2016.

Chamado “Revolution Day”, o protesto deve ocupar a programação da rádio por 12 horas na sexta-feira, 13 de julho — dia da visita do presidente americano. Entre os nomes já confirmados no protesto estão Seth Troxler, Jackmaster, Eats Everything, Midland, Heidi, Prosumer, ArtworkLuke Solomon e A Guy Called Gerald, entre muitos outros. Todos vão tocar de graça.

Revolution Day
Foto: Reprodução

Membro da dupla Block 9 e apresentador do programa Soho Jams, Gideön (cujo nome de batismo é Gideon Berger) falou sobre o protesto para a DJ Mag e destacou a música como personagem essencial no processo de mudanças políticas. “A visita de Trump e o Brexit são tudo que representa a onda crescente de nacionalismo, ódio e sentimento de direita que precisam urgentemente ser resistidos. A última vez que isso aconteceu na Europa, seis milhões de judeus, gays, ciganos e ‘degenerados’ foram assassinados em câmaras de gás. O projeto europeu foi fundado por um motivo. Nunca se esqueça. A dance music é amor. E precisamos de um pouco disso agora.”

Entre os DJs que também comentaram sobre o ato, Seth Troxler ressaltou a urgência do envolvimento público: “A essência da arte é baseada em resistência. Estamos em um ponto de virada na história onde o fascismo está em ascensão, e somente através da conscientização global podemos lutar contra essa ascensão da direita”. O DJ não mediu palavras para justificar a sua posição contra o momento político: “Eu odeio o Donald [Trump] e o Brexit. Eles sequestraram o sistema político e, se não resistirmos, estamos todos fodidos”.

+ Uma banda marcial tocou Daft Punk na França, mas o Trump roubou a cena

Ainda na publicação da DJ Mag, o DJ Midland destacou que tocar de graça é o mínimo que poderia ser feito pelo ideal. “Eu realmente não me vejo como oferecendo meus serviços de graça, é uma chance de fazer barulho por algo em que acreditamos e nos opomos. É importante tentar mudar as mentes, e que melhor maneira de fazer isso do que através da música?”. Eats Everything e Jackmaster também deram suas razões para participar do programa — você pode conferir a matéria na íntegra aqui.

Resistência 

Esta é mais uma das manifestações políticas recentes na Europa que conta com personagens importantes da cena clubber. Há poucas semanas, publicamos matéria sobre a Rave Protesto na Geórgia, em defesa dos clubes Bassiani e Café Gallery, após sofrerem ataques da polícia. Logo depois, rolou uma grande manifestação em Berlim, em que o coletivo de clubes alemão Reclaim Club Culture participou com muita house e techno de um ato público contra a passeata do partido político nacionalista Alternative für Deutschland (AfD). A manifestação reuniu 20 mil pessoas.

LEIA TAMBÉM:

Como foi a grande manifestação política com participação da cena clubber de Berlim

Clubes de Berlim farão protesto contra partido político de direita

Receba novidades no e-mail

Receba o melhor da Phouse em seu email!

:::. ALEATÓRIAS / LEIA TAMBÉM

Terceiro dia: Tomorrowland revela um pouco mais do seu lineup estelar

De Afrojack a Yves V

EXCLUSIVO: Confira as atrações da noite de techno do Chilli MOB Cruise

Curada por Tessuto, a festa rola na primeira noite do palco alternativo do cruzeiro

“Chase The Sun” é a nova collab do Hardwell com o Dannic

Bons amigos, os produtores voltam a emplacar uma nova track juntos

Tomorrowland lança rádio para celebrar seus 15 anos

Rádio ficará disponível para fãs no mundo inteiro até o final de agosto

Warung Day Festival anuncia sua 6ª edição

17 atrações estão confirmadas até este momento

Green Valley inaugura Summer Music Festival neste sábado

Versão de verão do Winter Music Festival estreia com mais de 40 atrações

“Ring The Alarm” é a nova collab entre David Guetta e Nicky Romero

Pesada e breve

Dre Guazzelli entrevista Bruno Martini

Influência do pai, Disney, “Hear Me Now”, parcerias de peso e palinha no estúdio marcam esta edição

Above & Beyond no Laroc: saiba mais sobre o lineup de apoio

Dre Guazzelli, Nato Medrado, Pedräda e Rodrigo Vieira dividirão o palco com o trio britânico

Conheça Caiotr, o grande vencedor do 1º DJ Coach

Jovem catarinense narra sua experiência no concurso da AIMEC com a QG Agency