shoes-in-the-air

Balançar o sapato no ar é a nova moda maluca dos festivais na Europa

Nos mais conhecidos festivais de música eletrônica, é comum vermos pessoas com fantasias coloridas, assoprando bolhas de sabão e se expressando de maneira bem livre — tal qual os “ravers” de antigamente —, e de quando em quando algumas modas mais excêntricas se espalham de maneira viral. Pode ser um sintetizador gigante da Roland para o público brincar, ou até mesmo um pequeno gesto.

+ Volte no tempo e reviva raves históricas

+ Uma réplica gigante do Roland TB-303 vem agitando festivais pelo mundo

Recentemente, a faixa do grupo Glass Animals, “Pork Soda” — que em sua letra fala que “abacaxis estão na minha cabeça” —, gerou uma onda de levar a fruta para a pista. Isso levou a produções de festivais optando por banir a presença de abacaxis em seus eventos, para evitar “objetos cortantes” em meio à multidão. Agora, no entanto, a nova moda é o “shoeing”, o ato tirar o calçado do pé e balançá-lo no ar, mais ou menos como quando as pessoas acendiam seus isqueiros durante músicas emocionantes (e hoje o fazem com as luzes dos celulares).

+ Como foi o primeiro Dekmantel em São Paulo

+ Antes de nova edição em 2018, Dekmantel retorna com showcases na América do Sul

Como e onde surgiu esse ritual dos sapatos ainda é incerto: segundo o EDM Tunes, a ideia vem de uma tradição australiana de se tomar cerveja direto de uma bota ou de um sapato, um gesto de celebração chamado de “shoey”. Daí uma adaptação para a apresentação dos DJs em festivais, onde o público os saúda e enaltece levantando seu calçado no ar. A coisa pegou embalo e já se viram cenas de “shoeing” durante a apresentação de Harvey Sutherland & The Bermuda Trio no País de Gales, durante o Gottwood Festival (veja abaixo); no aclamado festival Glastonbury, durante o set da Peggy Gou; e no Dekmantel, na Holanda, no show do Motor City Drum Ensemble (veja abaixo).

E aí, será que essa moda pega no Brasil?

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS